guireader 28/08/2024
Tolkien, você não tinha esse direito!! ? ?
"As duas torres" é um livro que faz parte da trilogia do senhor dos anéis e prossegue a história do primeiro livro em que a sociedade do anel se separou depois das intrigas que aconteceram no primeiro livro e Frodo e Sam partiram para Mordor sem avisar para ninguém. Esse livro é dividido em duas partes, a primeira que conta como estão Pippin, Merry, Gimli e Legolas, a parte da sociedade que ficou para trás e vamos ver o que vão fazer depois dessa cisão e as aventuras que eles vão viver, e a outra parte, acompanhamos a jornada do Frodo e do Sam e os perigos que eles correm na missão de ir para Mordor e destruir o Um Anel.
Ok, agora o que falar sobre o livro??? Eu sinceramente gostei muito mais desse do que o primeiro livro, ele é mais dinâmico, tem muitas descrições sim, do Tolkien descrevendo as árvores, céus, terras, estradas e etc, como é comum dele, mas não achei tão enrolado como no livro anterior a esse. O primeiro livro acho que recorria mais a essa descrição de ambientes em boa parte dele e acho que isso deixava a leitura meio cansativa e o Tolkien em maior parte do livro fazia isso ao invés de contar a história e de sua mitologia que sinceramente é muito boa. Só no final do livro que senti que começou a realmente acontecer as coisas. Mas já esse aqui foi diferente, desde o início dele senti que as coisas realmente estavam fluindo, que estava tendo acontecimentos realmente e não só descrição desnecessária de cenário. O Tolkien se aproveitou mais de sua extensa mitologia nesse e suas diversas criaturas, que são muito interessantes, os povos e etc, que tem muita história para contar. Ainda a volta de um personagem incrível que eu não esperava que retornaria, achei que não tinha mais vez para ele, mas isso foi algo muito bom, assim como a guerra que aconteceu no final da primeira parte, que ajudou o livro a andar.
Falei um pouco sobre a primeira parte e vou falar sobre a segunda parte que na minha opinião foi muito melhor do que a primeira. No início, eu tava achando ela bem mais ou menos, mas aí apareceu um personagem que estava esperando desde o final do livro anterior para aparecer e gostei disso e fez a história ficar um pouco mais "agitada". As descrições dessa parte são incríveis, algo bem mais sinistro, já que eles estão em direção a Mordor e tem que sobreviver a isso e seguir o seu caminho. As descrições ajudaram o livro a ficar bem imersivo, principalmente com essas descrições, né fez conseguir praticamente me imaginar no livro como se estivesse ali e consegui visualizar tudo direitinho com as descrições bem detalhadas do Tolkien. Quando achava que não poderia ficar melhor, nos últimos capítulos o livro começou a tomar um rumo um pouco diferente do que imaginei e fiquei surpreso por conta disso, as ações de um personagem levou a isso, e sinceramente já esperava que isso fosse acontecer, não confiei nele em nem um minuto e fiz certo. Isso deu uma agitada no livro e me fez mais uma vez me sentir dentro do livro e achei isso muito bom!!! E agora sobre o título da resenha, um personagem que não vou dizer quem é para não estragar a experiência, achei que tinha morrido e no final descobri que o Tolkien tinha tirado uma com minha cara!!! Fiquei com cara de palhaço, porque tinha chorado horrores com a suposta morte, aí no final descubro que era só pegadinha!!
Enfim, é um livro muito bom, conseguiu superar sociedade do anel sim, que achei um pouco arrastado, mas já esse aqui eu achei bem mais fluído e mais dinâmico, acho que dá até pra ler mais rápido pois em algumas partes até dá pra ficar preso, que não consegui isso no primeiro livro sinceramente. Recomendo sim, mas é necessário paciência, pois não é uma leitura tão fácil, já que é bastante densa e tem uma linguagem rebuscada.