Mateus 30/07/2024
As duas torres, luz e trevas.
Esse é o segundo livro da trilogia do anel que à todos governa, é uma continuação direta dos acontecimentos do final do livro da sociedade do anel, então aqui encontramos Frodo e Sam rumando até as montanhas da perdição para tentar destruir o anel de Sauron, mas eles são perseguidos por forças maléficas, os pequenos hobbits resistem como podem, com astucia e sorte.
No outro arco veremos Pippin e Merry com novas aventuras, as árvores se tornam suas amigas, seus grandes protetores e conselheiros. Iremos acompanhar Aragorn, Legolas e o anão mais estressado de toda terra média Gimli, eles encontrarão grande guerreiros e poderosos aliados, o glorioso povo de Rohan, o rei Théoden, o corajoso cavaleiro Éomer, e a apaixonante guerreira Éowyn.
Gandalf irá lavar suas roupas cinzentas com alvejante vanish e retornará totalmente puro e limpo de máculas, um grande aliado da luta contra o maléfico e ardiloso Saruman que serve aos desejos do inominável.
Somos apresentados também ao povo de Gondor, mas isso é parte final do livro, Faramir aparece na história, cita sobre o Denethor II que está regendo Gondor, acredito que isso será aprofundado no terceiro e último livro.
Esse livro foi bem arrastado, em partes eu estava desanimado da leitura, principalmente após as primeiras 100 páginas, um ponto alto foi o aparecimento dos Rohirrim, citados de forma tão imponente que fica impossível não se sentir animado com as falas do grande Éomer. Sei que esse é o livro da continuação, então tende a decair um pouco antes do clímax no próximo livro, por isso as quatro estrelas.