Carol 04/06/2023Releitura: tinha até me esquecido de momentos importantes!Essa é uma nova releitura que faço de As Duas Torres. Reli A Sociedade do Anel no ano passado. A ideia era reler todos na sequência, mas a vida acaba tendo outros planos.
Ao reler essa história, percebi que muitos detalhes importantes na história haviam sido esquecidos com o passar do tempo. Esse é um ótimo momento, porque parecia que estava lendo pela primeira vez novamente.
Nesse segundo volume vamos acompanhar Merry e Pippin, levados pelos orcs no fim do primeiro livro; a batalha de Rohan, incluindo o grande momento no Vale da Trombeta; encontramos os ents - que são algumas das melhores criações de Tolkien - e acompanhamos eles enfrentarem Saruman.
A partir da outra metade do livro, reencontramos Frodo e Sam a caminho de Mordor, com a esperança da destruição do anel. Ambos encontram Smeagol/Gollum e começam a usá-lo como guia. Embora Sam não confie nem um pouco nele, aceita a presença pelo bem da expedição. Frodo acaba criando uma certa empatia pelo ser, talvez por imaginar que poderia ser ele no futuro - já que ambos foram/estão sendo acabados pelo poder maligno do anel. Smeagol/Gollum irá se aproveitar disso para separar os amigos e seguir com seu próprio plano, principalmente depois de terem encontrado com homens de Gondor. Vamos encontrar brevemente com Faramir, irmão de Boromir, apresentando mais um ótimo personagem a ser desenvolvido no último volume.
Essa trilogia é um clássico e recomendo muito a leitura pelo menos uma vez na vida. A história melhora a cada volume.