Mariane Sena 02/01/2022
Mais uma vez estou sem palavras
(E ainda assim a resenha deve ficar enorme como de costume rs)
Que continuação impecável e maravilhosa J.R.R. Tolkien! Eu já tinha amado profundamente A Sociedade do Anel, mas As Duas Torres conseguem superar a experiência, esse foi definitivamente um dos melhores livros do meu ano.
Aqui a comitiva está divida e acompanhamos os núcleos em momentos distintos do livro, confesso que isso me fez morrer de saudade dos personagens faltantes nas duas partes, mas gostei muito das duas. Ler esse livro é um verdadeiro deleite, porque você já está mais habituado aos personagens, a escrita e a toda a ambientação, e assim aproveita bem mais o aprofundamento que o autor traz aqui.
Eu amei completamente o desenvolvimento dos personagens aqui, eles estreitando laços de amizade é uma das coisas que mais gosto no livro, como ele celebra a amizade e o companheirismo de forma leve, mas ainda assim profunda, ainda mais considerando a situação em que os personagens estão inseridos.
O mundo e a mitologia da Terra-Média continuam sendo formadas de forma MUITO bem escrita e apaixonante, Tolkien é tão natural em tudo que apresenta que você flui com as descrições que ele faz. Todo o contexto em Rohan, em Gondor, em Fangorn, são tão imersivos que eu nem saberia explicar, é mágico ler uma história assim.
Esse livro me levou do 8 ao 80 tantas vezes, fiquei triste em alguns momentos, enquanto em outros vibrei de felicidade, foi uma verdadeira aventura, caminhando por ai com Aragorn, Legolas, Gimli e nosso amado Cavaleiro Branco; Merry e Pippin também, quanta loucura passaram, mas como é bom ver mais deles; além de tudo, nosso Frodo e nosso Sam, quanta angústia com esses pequenos, porque logo eles tem que ir pra morrer ???
Amo tanto esses personagens que quero deixar registrado aqui mais uma vez que Legolas & Gimli, e Frodo & Sam, são as amizades do MILÊNIO!!
Pontuarei também sobre como as cenas desse livro são cinemáticas, em vários momentos de batalha foi como se eu pudesse ver uma cena de filme na minha mente, de tão bem escritas e imersivas, principalmente as deles cavalgando.
Esse final foi demais, (Sam você é tão tudo, eu te amo, entenda!!!), mas também levou parte do meu coração, já quero começar o próximo livro, porque viver nessa angústia não dá.
Será que o último livro consegue superar esse? Eu amei demais, demais mesmo, esse é completamente meu tipo de história. Uma fantasia épica, bem escrita, cheia de personagens incríveis e que ainda traz reflexões super legais através do caráter e papel desses personagens.
Quanta referência ou alusões biblicas não percebi ao longo da leitura, principalmente com alguns comportamentos do Frodo mais ao fim.
Essa história é realmente tudo o que dizem, não canso de mergulhar nela. :)