Luana0612 30/07/2024
Finalmente temos um rei!
Caras, que livro fantástico, que história maravilhosa! Tolkien colocou absolutamente todos os elementos que fazem uma série de livros ser inesquecível: a ação, o lado cômico, a tragédia e os personagens fantasticamente bem detalhados, assim como os demais pontos do livro que foram meticulosamente pensados.
Foi uma satisfação ter acompanhado essa história desde o início com "o Hobbit" e as aventuras de Bilbo até a convocação de Frodo para se livrar do Um Anel.
Existem muitas coisas que gostaria de pontuar, mas, infelizmente, me faltam linhas e espaço suficiente para colocar todos os detalhes.
Enfim, dedico a presente resenha para falar sobre a forma com a qual Tolkien nos mostra a importância da justiça, da solidariedade e das boas ações que pessoas puras de coração dão ao mundo. Pois Frodo, assim como Bilbo, foi capaz de se manter firme mesmo diante de todas as adversidades enquanto possuiu o anel, não se deixando levar pelo seu poder (exceto por algumas situações pontuais). Além disso, destaco o crescimento (em vários sentidos rs) de Merry e Pippim, que após um primeiro livro apagado, se demonstraram absurdamente fortes e responsáveis nos volumes seguintes. E, obviamente, não posso deixar de citar o personagem mais amado por mim: o querido mestre Sanwise, que se demonstrou forte, amado, dedicado e apaixonado por seu amigo e patrão Frodo. Que criatura fantástica!
Ademais, como foi maravilhoso ver o desenrolar da história do Aragon/Passolargo, que aos poucos foi se demonstrando o verdadeiro herdeiro do trono de Isildur.
O final é de certo modo meio melancólico, mas acredito que apesar de tudo, foi um final perfeito e aos moldes das histórias de J. R.R.Tolkien
Amei essa história do início ao fim e recomendo a leitura de olhos fechados!