RibDesigner 14/09/2024
Não direi: não chorem, pois nem todas as lágrimas são más.
Terminei hoje o Retorno do Rei, último livro da trilogia de O Senhor dos Anéis, e me sinto obrigado de fazer um review. Essa obra do Tolkien, ou melhor, A OBRA do Tolkien, é a coisa mais única que eu já li na minha vida.
Eu sou um leitor jovem, de pouca experiência, mas de tudo que eu já li em todos os meus 20 anos de vida, é a coisa mais profunda, mais bela e ainda assim mais sutil que eu já li. Muito se fala sobre O Senhor dos Anéis e a Terra-média ter elementos cristãos, e o Tolkien sempre afirmou que, embora seja uma obra fundamentalmente católica, não intencionalmente durante a escrita e intencionalmente durante a revisão, ela não é uma alegoria bíblica.
Durante a jornada da Sociedade do Anel, é possível traçar muitos paralelos entre seus personagens à personagens em ensinamentos bíblicos. Frodo, Gandalf e Aragorn são três facetas de Cristo, como o sacerdote, o profeta e o rei. E isso foi uma das coisas que mais ficou evidente pra mim durante toda a obra.
A valorização do amor, da paz, da clemência, da justiça, são elementos muito marcantes dentro da obra. Existem frases muito impactantes, de diversos personagens, até de vilões.
Eu gostaria de citar algumas delas, mas eu não pretendo dar spoilers aqui, então eu vou deixar para uma próxima.
Mas é uma obra muito bela, profunda, e pode parecer densa, porque de fato é densa em alguns momentos, porque o Tolkien é muito detalhista, muito minucioso na descrição da jornada, das paisagens, dos locais desse mundo que ele criou.
A Terra-média é riquíssima, e não só em natureza, mas enquanto sociedade. Os povos, as genealogias, os reinos, as raças, as entidades, tudo tem um background riquíssimo, vasto de uma complexidade a nível acadêmico. Não são à toa o tanto de estudos, e TCCs, e doutorados, e livros comentando essa obra, porque é inigualável a construção de mundo que o Tolkien deu para esse universo. Tolkien era filólogo, especialista das línguas, o cara era um gênio, e jamais veremos um autor desse nível de novo, eu tenho certeza.
Alguns momentos podem parecer densos, lentos e cansativos. Eu sou um leitor lento. E meu ritmo de leitura tem piorado muito ultimamente. Mas eu tive tamanha realização de concluir essa obra, porque é como se tudo se justificasse. Há um desenvolvimento de personagem inigualável. São arcos de personagens incríveis que se completam. É realmente incrível e sem palavras o que o Tolkien fez aqui.
Me faltam palavras e inteligência para escrever uma análise à altura dessa obra. Não conseguiria ser breve e preciso.
Apenas leiam. É magnífico. É épico.