O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Retorno do Rei


1538 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Biggie 24/07/2024

Sensacional!
A melhor saga que já li até hoje. O livro é muito bem escrito, a história é tão rica, bem ambientada e cheia de detalhes que impressiona qualquer leitor. 

Neste último livro continuaremos acompanhando as aventuras de Frodo e seus amigos e finalmente veremos como acaba a guerra do anel e quem será o vencedor.
comentários(0)comente



RibDesigner 14/09/2024

Não direi: não chorem, pois nem todas as lágrimas são más.
Terminei hoje o Retorno do Rei, último livro da trilogia de O Senhor dos Anéis, e me sinto obrigado de fazer um review. Essa obra do Tolkien, ou melhor, A OBRA do Tolkien, é a coisa mais única que eu já li na minha vida.

Eu sou um leitor jovem, de pouca experiência, mas de tudo que eu já li em todos os meus 20 anos de vida, é a coisa mais profunda, mais bela e ainda assim mais sutil que eu já li. Muito se fala sobre O Senhor dos Anéis e a Terra-média ter elementos cristãos, e o Tolkien sempre afirmou que, embora seja uma obra fundamentalmente católica, não intencionalmente durante a escrita e intencionalmente durante a revisão, ela não é uma alegoria bíblica.

Durante a jornada da Sociedade do Anel, é possível traçar muitos paralelos entre seus personagens à personagens em ensinamentos bíblicos. Frodo, Gandalf e Aragorn são três facetas de Cristo, como o sacerdote, o profeta e o rei. E isso foi uma das coisas que mais ficou evidente pra mim durante toda a obra.

A valorização do amor, da paz, da clemência, da justiça, são elementos muito marcantes dentro da obra. Existem frases muito impactantes, de diversos personagens, até de vilões.

Eu gostaria de citar algumas delas, mas eu não pretendo dar spoilers aqui, então eu vou deixar para uma próxima.

Mas é uma obra muito bela, profunda, e pode parecer densa, porque de fato é densa em alguns momentos, porque o Tolkien é muito detalhista, muito minucioso na descrição da jornada, das paisagens, dos locais desse mundo que ele criou.

A Terra-média é riquíssima, e não só em natureza, mas enquanto sociedade. Os povos, as genealogias, os reinos, as raças, as entidades, tudo tem um background riquíssimo, vasto de uma complexidade a nível acadêmico. Não são à toa o tanto de estudos, e TCCs, e doutorados, e livros comentando essa obra, porque é inigualável a construção de mundo que o Tolkien deu para esse universo. Tolkien era filólogo, especialista das línguas, o cara era um gênio, e jamais veremos um autor desse nível de novo, eu tenho certeza.

Alguns momentos podem parecer densos, lentos e cansativos. Eu sou um leitor lento. E meu ritmo de leitura tem piorado muito ultimamente. Mas eu tive tamanha realização de concluir essa obra, porque é como se tudo se justificasse. Há um desenvolvimento de personagem inigualável. São arcos de personagens incríveis que se completam. É realmente incrível e sem palavras o que o Tolkien fez aqui.

Me faltam palavras e inteligência para escrever uma análise à altura dessa obra. Não conseguiria ser breve e preciso.

Apenas leiam. É magnífico. É épico.
Hanna Hermione 14/09/2024minha estante
Que resenha meus amigos, que resenha!


guireader 14/09/2024minha estante
Que resenha incrível!! Nossa, não tinha percebido isso de ter analogias bíblicas, muito legal
Tô lendo esse tbm, tô amando




gabzsch 10/09/2021

A Queda do Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei.
"Três Anéis para os élficos reis sob o céu
Sete para os Anãos em recinto rochoso
Nove para os Homens que a morte escolheu
Um para o Senhor Sombrio no espaldar tenebroso
Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu
Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los
Um Anel que a todos traz, para na escuridão atá-los
Na Terra de Mordor, aonde a sombra desceu"

Primeiramente, falando sobre o Retorno do Rei:

Retorno do Rei é, na minha humilde opinião, o melhor livro da "trilogia". É fantástico ver todas essas guerras contra o Inimigo. O início é meio demorado, desenvolvendo melhor o terreno pra Batalha. Depois começando o ataque em Minas Tirith, os Rohirrim chegando quando o Rei Bruxo conversa com Gandalf... magnífico. Na segunda parte, voltamos nossa visão para Frodo e Sam, em sua jornada árdua e extremamente cansativa para chegar no Monte da Perdição e destruir o Um Anel; a comemoração após após destruição do Senhor Sombrio; A coroação do Rei Elessar; Eles encontrando Saruman e o Língua-de-cobra no caminho; a ida à Valfenda para o aniversário do Bilbo - e o Bilbo praticamente cagando para os relatos kkkk; voltando enfim para o Condado e vendo o desastre em que ele se encontra; e aquele final lindo, onde Frodo, Bilbo, Galadriel, Elrond e Gandalf partem para as Terras Imortais...

Agora, sobre o Senhor dos Anéis:

Senhor dos Anéis é sem dúvidas uma das, se não a maior obra literária de toda a história. Ver toda a evolução desde o começo até o final lindo, os personagens fantásticos, as trezentas informações sem sentido que Tolkien nos da (que enriquece as frases, sendo muito mais natural), a narrativa, tudo. Valeu cada segundo. Senhor dos Anéis é meu livro favorito, minha obra favorita. Acho que vai demorar muito pra algo o superar. Leiam Tolkien.
comentários(0)comente



Dri 26/01/2023

O fim
Terminei o último capítulo em prantos, me lembrei porque gosto tanto dessa história. É uma jornada sobre amizades, perdas e recomeços.
A sensação que me deixa é de aconchego, de fim do sofrimento.
comentários(0)comente



guireader 22/09/2024

"Não direi: não chorem; pois nem todas as lágrimas são más.?
"O retorno do rei" é o terceiro livro da trilogia do senhor dos anéis e conta a história exatamente após os acontecimentos de as duas torres, em que uma parte vemos a parte da sociedade que não foi pra Mordor se preparando para lutar em uma guerra, e na outra o Sam e o Frodo passando mais perrengues para destruir o anel.

Tive que correr pra fazer a resenha após terminar o livro, não me aguentei!
Sobre as considerações do livro, eu gostei muito! No começo eu sinceramente achei o ritmo muito bom! A primeira parte els tavam se preparando pra guerra e realmente aconteceu ela e foi tudo bem descritivo e me fez sentir imerso na guerra e ver o que realmente aconteceu como se eu estivesse participando dela, coisa que não se acontecesse facilmente. O ritmo estava muito bom por conta disso e não queria parar de ler nessa parte!
Mas sinto que na segunda parte do livro eu senti que o ritmo dele decaiu em relação a primeira parte. Eu tava muito ansioso pra saber o que tinha acontecido com o Sam e o Frodo depois do final de as duas torres e consegui saber, mas acho que até nisso senti falta dessa ação do início! Muitos monstros e criaturas poderiam ter ficado no caminho dos dois e dificultar mais ainda sua jornada. Não que não ficaram né, mas no sentido dê eles terem que enfrentarem eles e o ritmo continuar o mesmo.
"Ah, mas porque todo esse negócio com luta no último livro? Isso é frescura!"
Tenho que admitir que em final de saga de fantasia eu gosto de que seja tiro, porrada e bomba que nem em o último olimpiano, o último livro de Percy Jackson, e eu meio que uso ele como comparação para outros finais de sagas de fantasia KAKAKAKAK
Mas não é só por isso, é que o Tolkien deu aquele gostinho da guerra na primeira parte e eu fiquei com gosto de quero mais e me decepcionei um pouco por conta disso.

Sobre os personagens: achei eles bem desenvolvidos, teve um desenvolvimento legal deles até em comparação com o primeiro livro que achei um pouco raso nesse sentido. O Tolkien conseguiu aprofundar um pouco mais eles e as relações deles uns com os outros.
Mas nem todas as relações sinceramente. Tenho que ressaltar esse ponto que me deixou MUITO agoniado, que foi o súbito esquecimento do sentimento que a Éowyn tinha pelo Aragorn. A mulher AMAVA ele e de uma hora pra outra, num piscar de olhos ela esquece o homem e se apaixona pelo cara que gostava dela. Só como???? Se o Tolkien tivesse aprofundado um pouco mais eu até aceitava, mas isso é simplesmente INACEITÁVEL!!!
Queria não falar sobre isso mas vou ter que falar.
Eu não sei se realmente foi a intenção do Tolkien, mas eu senti como se tivesse nas entrelinhas um negócio em relação ao Sam e ao Frodo, a relação deles é bem única, não sei dizer se foi realmente isso ou não.

Agora outra reclamação sobre o """""""vilão""""""""" dessa trilogia, se ele realmente pode ser chamado de vilão. Até porque o cara não aparece UMA VEZ SEQUER, no máximo aparece o olho dele lá observando o Frodo e MAIS NADA.
Não sei cara, mas pra mim vilão é realmente vilão quando ele tenta impedir o protagonista de alcançar seu objetivo, que ele mesmo vai atrás dele pra não deixar que aquele objetivo seja alcançado.
"Ah, mas ele mandou o exército dele, muitos Nazguls e mais sei lá o que pra fica no caminho do Frodo e no Sam."
Ah, me poupe! Se ele é realmente um vilão tem que fazer as coisas ele mesmo.
Usar aqui como exemplo o Cronos de Percy Jackson. O cara tinha um exercício ENORME a disposição dele, mas preferiu ele mesmo ir a frente de batalha pra tentar impedir o Percy, sendo que o exército dele talvez ainda conseguisse alguma coisa com semideuses e tudo o mais.
Então porque o Sauron não fez isso??? Senti falta dessa atitude dele pra realmente ser um vilão digno.

Enfim, o livro é ótimo, apesar de muitas ressalvas que tive em relação a ele e não me subiram a cabeça e acho que faltou um pouco de desenvolvimento do Tolkien nessas áreas aí, se ele quisesse desenvolver isso, eu acho que o livro ficaria fenomenal!
É isso, acho que vale a pena ler a trilogia até, mas realmente requer um pouco de paciência pra fazer a leitura por causa do texto super descritivo do Tolkien, até demorei um pouco mais pra ler os livros dessa trilogia em relação a outros livros, provavelmente por conta desse detalhe.
Recomendo a leitura!
maluurzvs 22/09/2024minha estante
arrasou na resenha amg


maluurzvs 22/09/2024minha estante
a comparação do sauron com cronos KKAKAKAKAKAKDKFJ


guireader 22/09/2024minha estante
@malurznd valeu amg!!


guireader 22/09/2024minha estante
@malurznd amou KAKAKAKKAKAKA


Davi 22/09/2024minha estante
deu vontade de ler


guireader 22/09/2024minha estante
@Davi é bom amg, recomendo




Camila.Alves 13/03/2022

Poderia ser melhor (?)
Eu li toda a saga do Senhor dos Anéis com muito vigor e vontade, passei até pela tortura que é o comecinho do volume 1, pra enfim chegar no esperado final. E realmente, eu cheguei. O que acontece é que eu cheguei no final, e vi que ainda tinha mais 6 capítulos pela frente, depois que todas as partes principais da história já acontecem. O que eu não gostei, foi que o Tolkien delongou muito o final do livro, quando a história principal já tinha acabado, e ele ficou enchendo linguiça por mais 6 capítulos, tanto que a história muda totalmente o foco. Se ele tivesse feito um epílogo, por exemplo, já seria melhor que toda essa enrolação, mas o Tolkien não é famoso por facilitar a vida dos leitores kkklk
Confesso que não li todos os apêndices, e eles não são obrigatórios de qualquer forma, mas até que tem um conteúdo bem legal
Enfim, a história é boa, mas achei que o desfecho podia ser mais épico e menos enrolado
Duane.Eckermann 13/03/2022minha estante
Vc descreveu exatamente o q eu senti lendo este livro .. eu travei no final e não consigo ir pra frente de jeito nenhum.. parece q nada mais acontece!!




M@g@ 31/07/2024

Muito melhor que o filme
A emoção do livro está em outro patamar, muito superior, não desmerecendo o filme, que é lindo e fez um verdadeiro milagre considerando a dificuldade de se passar do papel para o livro.
É de longe o livro mais emocionante dos 3 livros, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Luiz.Henrique 20/10/2020

Excelente;:)
O Retorno do Rei é um grande fechamento desta história. A leitura do apêndice final e mais difícil, mas acredito que é opcional.
comentários(0)comente



Giuriatti 23/05/2022

Fechamento perfeito
Aqui termina a história da sociedade do anel, após longas batalhas e intensos momentos, posso dizer que me vi inserido nesse universo denso e maravilhoso que Tolkien deixou de legado. Com uma atenção aos detalhes inimaginável, a leitura torna-se bem pesada para quem é iniciante, quando comprei a trilogia esperei até o momento ideal para uma leitura mais proveitosa. E foi uma das experiências mais marcantes e envolventes que tive.
Sou uma pessoa que ama mundos fantásticos e consigo visualizar tudo que leio, o que acaba sendo ótimo quando se tem uma história tão rica em detalhes (principalmente geográficos).
A trama é magnífica, o desenrolar é incrível e o fechamento é intenso e repleto de novidades em comparação aos filmes.
A sessão de apêndices é um verdadeiro recheio de conteúdo para aqueles amantes da história a cerca dos anéis de poder (com certeza vai ser útil em consultas futuras a respeito da nova série baseada nas obras de Tolkien).
Deixo aqui minha indicação de leitura, com certeza vale cada palavra lida!
Aline 25/05/2022minha estante
???




Cinara... 31/08/2021

" É um mau vento o que não sopra coisa boa para ninguém, como sempre digo. E Tudo está bem quando acaba Melhor!"

A tristeza de saber que nunca vou morar em Valfenda ou no Condado é real!
Incrível! Tolkien é bem descritivo sim! Mas vale a pena cada detalhe só assim conseguimos visualizar cada pedacinho de lugares incríveis que nunca iremos visitar além de nossas imaginações... ???
comentários(0)comente



Allan 12/03/2022

Já quero voltar para esse universo!
Cheguei ao fim dessa saga inacreditável! E como valeu a pena, são simplesmente os três livros mais importantes para a formação do cenário gigantesco de fantasia que temos hoje.

O Retorno do Rei resolve a história da série de maneira bem ágil, a narrativa em si vai até mais ou menos 60% do livro. Após isso temos apêndices que para os fãs do universo são extremamente interessantes.

Fica a sensação de nostalgia mesmo tendo acabado de terminar de ler, certamente são livros que vou ler novamente no futuro. Agora vou reassistir os filmes!

PS - Tem uma informação sobre o Gimli e o Legolas nos apêndices que é a coisa mais linda desse mundo, me emocionei.
comentários(0)comente



casteloale 13/09/2021

Melhor releitura!
Aqui no terceiro livro e último da trilogia, acompanhamos o desfecho da guerra do anel e o avanço dos pequenos, Frodo e Sam, até às montanhas da perdição, com o objetivo de destruir o Um Anel.

Além das mesmas emoções que tive quando li a primeira vez, percebi detalhes novos e coisas que antes não faziam tanto sentido, acho que aproveitei bem mais essa leitura e surtei mais também.

Enfim, adorei relembrar toda a história da bravura do povo da terra média que não desistiu e lutou até o fim.
Murilo 13/09/2021minha estante
Melhor trilogia do mundooooo


casteloale 14/09/2021minha estante
Simm! Amo muito ??




Dai 26/04/2021

Eu chorei demais com esse livro
A parte final da saga do Um Anel, as batalhas épicas tão bem descritas pelo professor que parece que estamos dentro da história. Personagens muito bem construídos, de modo particular as personagens femininas, a exemplo de Éowyn. É a segunda vez que leio a triologia e não consigo não me arrepiar com a Batalha nos Campos de Pelennor, em especial a passagem sobre a derrota do Rei Bruxo. A comparação de Théoden com Oromê, toda a descrição, é incrível.
A forma como é retratada a influência do Um em Frodo é outro capítulo a parte, bem como a fidelidade e o caráter de San, que acabam sendo fundamentais para o desenrolar da trama.
E o que falar de Aragorn? Que personagem! A forma como ele assume o papel ao qual estava designado, iniciando uma Nova Era é simplesmente perfeita.
Enfim, é possível sentir literalmente todos os tipos de emoções ao ler este livro. E não posso deixar de enaltecer os Apêndices, fundamentais para conhecermos um pouco mais do Universo de Tolkien, bem como o que aconteceu aos personagens após o fim da terceira Era.
DedaMagic3 26/04/2021minha estante
Uma resenha cheia de amor pra combinar com o maravilhoso livro! ??


Dai 07/05/2021minha estante
É mesmo um livro maravilhoso!




Layla.Ribeiro 22/06/2021

Sobre esta última parte: Foi o livro que mais gostei da saga, consegui engatar melhor na história e aproveitar, Tolkien foi um gênio, um mestre da para perceber o porquê que tem uma legião de fãs e inspira muitos escritores.Bom sobre a o Senhor dos Anéis (os três livros) foi sofrido para mim, pela narrativa lenta e detalhada, eu tinha muita curiosidade de conhecer essa obra, por isso não desisti, mas aconselho se você tentar, veja os filmes primeiros, se não tiver paciência pra mais de 4h de cada filme ou se não gostar do gênero de Alta Fantasia, recomendo não ler esses livros. Se tiver só curiosidade de conhecer Tolkien, leia apenas o Hobbit.
comentários(0)comente



Rick 30/07/2020

encerrou a historia de modo completo. epílogo e final muito bem fechados.
comentários(0)comente



1538 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR