erbook 31/05/2024
O encontro consigo
?O Encontro Marcado? é uma obra que se destaca na literatura brasileira, não apenas pela maestria narrativa de Fernando Sabino, mas também pela profundidade com que explora as inquietações humanas. O texto é praticamente constituído por meio de diálogos, com os quais ingressamos no seio das angústias de Eduardo Marciano, desde a juventude em Minas Gerais até a maturidade no Rio de Janeiro. Na primeira parte do romance (a procura), num momento de introspecção e questionamento sobre a vastidão do universo, Eduardo assume a crença pessoal em Deus. Após esse ponto de partida, Eduardo segue a vida espontaneamente, aprontando e brincando com os amigos na flor da juventude no interior de Minas Gerais, sonhando em ser escritor.
Eduardo conhece Antonieta, que passa as férias de vez em quando na casa de uma tia no interior mineiro. Antonieta é filha de ministro de Estado e pertence à alta sociedade carioca. Superando as diferenças, Eduardo se casa com Antonieta e vai morar no Rio de Janeiro, onde reforça o sentimento de se tornar escritor e escrever um grande romance. Entretanto, após o sogro arrumar emprego numa repartição pública, Eduardo faz novos amigos e vive na boemia carioca.
Neste romance de formação, podemos observar o tecido social da geração brasileira que vivenciou a Segunda Guerra Mundial, com um foco particular nas nuances culturais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As desventuras da juventude de Eduardo são um espelho das transformações sociais e dos desafios enfrentados por seus contemporâneos, refletindo uma época de incertezas e mudanças.
?O Encontro Marcado? culmina na busca de Eduardo por redenção. Após um percurso marcado por angústia, tédio e dúvidas existenciais, ele se dá a oportunidade de se redimir num possível encontro transformador consigo, quando reencontra um amigo que se tornou religioso e reside num mosteiro. ?De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro?.
Recomendo bastante a leitura desta obra, escrita numa linguagem simples e direta.
Por fim, parabenizo a editora por esta belíssima edição, de 2023, comemorativa do centenário do nascimento de Fernando Sabino. A edição, de capa dura, contém ótima diagramação e conta com excelentes textos de apoio (prefácio e posfácio) além de carta escrita por Clarice Lispector ao autor, comentando sua experiência durante a leitura de ?O encontro marcado?.