O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino




Resenhas - O Encontro Marcado


270 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Pedro4272 18/11/2024

Bom livro, mas não o melhor Sabino
O livro conta a história de Eduardo, desde sua infância até a vida adulta, passando pelos dramas de cada idade.
Ele é um personagem cheio de peculiaridades e frustrações, que muitas vezes são relacionaveis com as nossas na vida real.

Gostei do livro, mas pela experiência que já tive com outros do autor, acho que prefiro seu estilo nas crônicas.
comentários(0)comente



Valena.Monteiro 16/11/2024

.
Cada vez que conheço mais os escritores brasileiros, cada vez mais valorizo a literatura nacional.
Fernando Sabino, primeiro livro que leio de tal autor. Nem sei como me expressar em relação a obra, somente digo que é belíssima. Um desenvolvimento maravilhoso. Acompanhamos a vida de Eduardo, de criança até adulto. Lemos sobre seus sonhos, desejos, frustrações...
Percebemos ao longo da leitura como Eduardo vai deixando para trás aquele tal sonho, sempre deixando pra depois realizá-lo. Ele cresce, puxa angústia, amadurece, toma decisões por simples pressão da vida e somente depois as responsabilidades caí nos seus ombros.
Isso é lindo, triste, angustiante porque é simplesmente a vida, e a vida precisa ser pensada e refletida para vivermos de maneira digna.

"Seguiram para casa de Eduardo, ficaram na varanda. Não conversavam: a ideia da morte os fazia mais velhos"
comentários(0)comente



allenylson.ferreir 28/10/2024

A vida de eduardo marciano poderia muito bem ser a minha vida, tirando o fato de que não sou mineiro. sua busca por sentido e respostas o torna um homem sem saber quem é e o desespero consiste nisso aí mesmo. como afirmar o ser se não se tem certeza do que se é? debatido em tentativas vãs, cabe a eduardo marciano marcar o seu próprio encontro para daí poder dar algum significado a essa existência tão absurda.
comentários(0)comente



raviiiiii 23/09/2024

Uma jornada
Esse é um livro que não sei se consigo dar uma nota (aliás, pra que dar uma nota?) , por que o impacto dele na minha vida foi e é espantosamente grande, apesar de haver momentos que me desagradaram um pouco. Em questão do impacto, frequentemente, durante esse mais de um mês que demorei para ler um livro de 280 páginas, me encontrei comparando situações de minha vida (não todas! pelo amor) com a de Eduardo, assim como de outros personagens, que também têm suas complexidades (apesar do foco da narrativa ser Eduardo).
Recomendo seriamente a leitura da carta que introduz o livro, escrita por Hélio Pellegrino. Para mim, ela resume o tema do livro: "Acontece, entretanto, que nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio".
comentários(0)comente



Luiza 19/09/2024

Releitura, porém com gostinho de lido pela primeira vez.
Livro lido pela primeira vez aos 12/13 anos para a escola, porém eu não tinha maturidade o suficiente para entender 50% da história, dos sentimentos e emoções de Eduardo e da vida no geral. Coloquei como meta essa releitura, pois sempre olhava para ele na minha estante e não conseguia lembrar de nada que estava escrito ali. Estou muito satisfeita com essa decisão, pois foi uma leitura esclarecedora, de certa forma. Muito triste, cruel, dolorosa, mas também real e comum, como se a vida de todo mundo fosse muito parecida na essência, afinal, todos nós erramos (e muito), nos sentimos perdidos e às vezes pensamos demais. Apesar de ter me irritado durante a maior parte da narrativa, Eduardo é apenas uma pessoa tentando seguir em frente.

"Você nunca mais teve aquelas coisas não? - perguntava Antonieta, preocupada.
- Não: às vezes sinto uma ameaça, mas já tenho minhas defesas. O segredo é ir para a frente e não para trás: é uma espécie de lodaçal em que a gente mete o pé. Se parar para tentar arrancar o pé, acaba deixando o outro e se afundando a cada novo esforço, compreende? Atolando-se no lodo até a boca, sabe como é?".
comentários(0)comente



paula1735 19/09/2024

"Sei apenas que estou vivo. Nada mais sei."
Que soco no estômago, quanta dor, quanto desespero, quantos erros...
nunca fiquei tão imersa em uma história como fiquei nesse livro.
toda a vida de um homem, que arrancava a pele do rosto quando criança e na vida adulta lutou com todas as garras pra permanecer vivendo.
esse livro é muito brutal, é muito doloroso, de verdade.

é o grito de toda uma geração, é o encontro de toda uma geração, em todas duas dores, desesperos e erros

*o livro não é apenas feito de brutalidade e tristezas, possui muita beleza em vários aspectos, destaca muito a importância da amizade, da literatura e da beleza do cotidiano. que livro poderoso
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dunkstl 09/09/2024

Marciano e sua vida
Nunca antes em minha vida estive diante de uma obra tão pessoal quanto a de Sabino e sua prosa. O encontro marcado veio diretamente de um coração, que sente a vida, mas controla a caneta na hora de expressá-la, mostra ao mundo a realidade, suas desilusões, sua tristeza, seus triunfos, tudo que a vida um dia já fora na percepção precipitada de alguém ou até mesmo em uma percepção geral, quem sabe?
Só sei de algo, o encontro marcado é belíssimo, talvez seja uma das obras que mais tenha me afetado diretamente, acredito que muito deste sentimento veio do estilo de escrita jornalística, que surpreende pela simplicidade crua, mas não vaga, nem um pouco vaga.
Uma experiência pessoal tanto ao autor quanto ao leitor.
comentários(0)comente



Maria22510 02/09/2024

Ele faria da queda um passo de dança
É aqueles livros monótonos que conta uma história comum sem grandes surpresas, mas que lhe pregam peças e lhe deixam intrigada com certas situações e ensinamentos que é uma verdade que dá na sua cara!
comentários(0)comente



Monique 16/08/2024

O Encontro Marcado
Eduardo Marciano foi um menino precoce, filho único, aprendeu a ler sozinho e sempre carregou consigo o desejo de ser escritor.
Acompanhamos a sua vida desde a infância, a transição para a adolescência, a primeira paixão, a descoberta da sexualidade, a fragilidade da vida diante da morte de um amigo, a descoberta da amizade e dos elos formados entre eles e um questionamento feito por um padre, na época do ginásio, que o incomodará por toda a vida: Você acredita em Deus?
Na fase adulta, vivemos com ele o encontro do amor, o casamento, a perda de um filho, a infidelidade, o divórcio. Vemos a sua entrega ao vício, adquirido ainda na adolescência, que o leva muitas vezes à fuga da realidade.
Em meio a tantos encontros e desencontros, conquistas e perdas, Eduardo Marciano segue no seu mergulho interno, na busca do encontro consigo mesmo e da resposta àquela pergunta do padre, que por tantos anos o acompanhou...
A reflexão sobre a vida do Eduardo me levou a perceber como que a busca por nós mesmos, o encontro marcado do "eu comigo" e um encontro verdadeiro com Deus é sempre o mais difícil, no entanto o mais necessário e importante da nossa vida.
Essa foi a minha conclusão sobre a leitura, recomendo demais e espero que você tenha um encontro especial com você mesmo... e com Deus! ?
comentários(0)comente



Teti 14/08/2024

Sempre é tarde.
Meu deus, será a vida essa sucessão de encontros, reecontros e desencontros? com o outro, consigo, com a morte, com Deus, com a nostalgia de quem queria ser e de quem foi. com pressa, precoce, gritando literatura num barzinho na pampulha. deixando-se escapar o eu pelas frestas, estou me acabando. pureza? o que sempre permanece é a angústia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz3345 11/07/2024

Trajetórias de uma história
Ao longo da obra, há a descrição da jornada pela qual Eduardo vivenciou ao longo de sua infância, adolescência e vida adulta. Acompanhamos as angústias, dúvidas, decisões, pensamentos e emoções do protagonista. Há diversos trechos em que Eduardo contrapõem ideias diante da perspectiva moral e imoral pensando no modo como deve agir. Por vezes, analisa e repensa a situação em que vive, se está mesmo satisfeito com o momento pelo qual está atravessando. Uma leitura fluída e muito interessante.
comentários(0)comente



Leonardo Bezerra 22/06/2024

Tudo aqui é muito sensível e doloroso de ser lido se você se identificar de alguma forma com o protagonista. A história é muito bem escrita - fazia tempo que não lia nada de Fernando Sabino - e o desfecho um pouco agridoce não é suficiente para me fazer desgostar menos da história. Leria várias vezes até enjoar - se fosse meu hábito.
comentários(0)comente



Denilson60 19/06/2024

Em Encontro Marcado, acompanhamos boa parte da vida do personagem Eduardo, desde sua infância até a meia-idade. É uma experiência enriquecedora fazer companhia ao personagem em sua busca de realização pessoal, uma jornada marcada por fracassos, descontentamento, encontros e desencontros, nostalgia e um contínuo sentimento de vazio e falta de sentido na vida que ele tenta, ao longo da história, preencher de várias formas. Como o autor mesmo sintetiza em determinada parte: "Eduardo não sabia o que queria, e vida afora se faria cada vez mais infeliz, agindo como se soubesse"

Eduardo é um personagem multifacetado e complexo que ora causa raiva no leitor, ora causa pena, ora causa empatia, etc, e esses altos e baixos que o tornam tão realista e humano.

É um obra que sabe dosar muito bem momentos bem-humorados e outros mais sérios, reflexivos e até tristes. Faz-nos, a todo instante, parar e pensar em como estamos conduzindo nossa própria vida. Será que ela está seguindo o rumo que gostaríamos? Pois um dia, quando percebermos que a resposta era não, talvez seja tarde, restando apenas arrependimentos.

Grande livro! Recomendo!
comentários(0)comente



270 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR