Thiago 18/03/2021Sabido das coisasEsse livro cabe na gaveta dos chamados "Romances de formação". Na verdade ele é do tamanho da gaveta. Sem tirar nem por, precisa de um fitilho para ser tirado lá de dentro. Trata-se de literatura. Mas não é somente isso. Como disse no título, Sabino sabe das coisas, e parece que colocou nesse livro tudo o que pensa da vida. Seu humor, suas alegrias, suas dificuldades, suas frustrações, a dor.
Como ele bem diz: "essa é a grande verdade: perdemos sempre"; ao passo que: "De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.
E assim Sabino faz reflexões profundas sobre a vida. Com uma história razoável, mas que serve bem ao propósito do livro, de um personagem perdido em busca de um norte. A jornada. O aprendizado. Um protagonista que, ao final, se vê como realmente é: apenas um personagem que serve a um propósito maior, e que só o autor, seu criador, conhece.
OBS: Sem dúvida um livro para ser relido futuramente. Nunca dantes retirei tantas citações de um livro como deste.