O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino




Resenhas - O Encontro Marcado


270 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 17 | 18


Thami 02/05/2010

Iniciei o livro sem saber ao certo sobre o que se tratava, mas posso dizer que o não saber foi uma mão cheia para que eu me apaixonasse pela sua história. Me surpreendi e me interessei.
Queria saber mais e mais sobre quem era afinal Eduardo Marciano, um menininho mimado e que sempre ganhou destaque entre as pessoas, que sentia prazer em ser o centro das atenções, embora, aparentemente, não precisasse de muitos esforços para isso. Algo que continuou no decorrer dos anos, mesmo que aos poucos aparecessem algumas dificuldades ainda desconhecidas. Um personagem em busca constante sobre ele mesmo, e que estava sempre a recomeçar, sendo assim até no final do livro.
Uma história tão real baseada muitas vezes na vida do autor -, cheia de intimidades das quais por vezes me identifiquei e/ou admirei. Aquela vontade louca, após ler o livro, de comentar com alguém, de sentar com o escritor e falar sobre a obra, tirar alguns dúvidas do 'porque tal coisa tinha que ser assim?', mesmo sabendo que só tinha que ser assim, se não fosse assim não seria mais tão genial.
Fernando Sabino criou um personagem do qual me deu, por vezes, vontade de conhecer, vontade de aderir a suas idéias e uma leve nostalgia do que eu não conheci, infelizmente.

Devo dizer que o final do livro não me agradou tanto, mas criei uma teoria do porque, talvez eu só seja muito nova pra entender tal coisa, e que daqui a alguns anos, quando eu ler de novo, vou ver que é simplesmente perfeito. Tão perfeito quanto eu acho hoje que são os 2/3 iniciais do livro.
comentários(0)comente



E. Dantas 02/03/2010

ESTRANHO
Esta é a palvra que tenho para o "Encontro Marcado". Exatamente essa palavra: Estranho. Que aliás, é como me sinto agora, que acabei de le-lo faz cinco minutos.

Diferente da minha obra predileta ( não só de Sabino, mas da vida ), "O grande Mentecapto", Eduardo Marciano é real demais. Não existe em sua vida, o tom lúdico da vida de Viramundo, e isso, desculpem-me pela repetição, é estranho.

Estranho porque é uma vida contada em poucas páginas, mas com uma densidade e declínio avassaladores. Você jura que a vida do poeta seria diferente, muito diferente...

Eu ainda estou meio assustado, talvez eu devesse escrever essa resenha depois, mas achei que seria interessante compartilhar essa visão menina da obra.

Sou artista, como Eduardo Marciano, e espero com todas as forças, ser artista diferente de Eduardo Marciano.

Estranho e curioso.

Curioso e obrigatório.

Obrigatório e esquecível.

Esquecível e Estranho.

Beijos e inté!

comentários(0)comente

DeBee-SaN 10/04/2010minha estante
Concordo plenamente com você!


Ju 05/05/2010minha estante
Ju 05/05/2010minha estante

Acabei de ler O Encontro marcado e entrei pra colocá-lo como lido e classificá-lo. Vi que vc também tinha lido e resolvi ler o que vc escreveu. Precisava de alguém pra compartilhar esse turbilhão de sensações que foi ler esse livro. Nossa tive a mesma sensação, é um livro assustador, é visceral! E tô meio no ar ainda e como vc tive vontade de escrever minhas impressões logo que acabei de ler e nem dá pra publicar, mostraria na verdade pra poucas pessoas pelo que foi saindo no impluso da emoção... fiquei assustada como vc.É isso!





Camilo 21/02/2010

Apreciei muito a cadência que o Sabino conferiu ao romance, a menira como divaga sobre as aflições do protagonista Eduardo, que de tão precoce e preparado para a vida, termina por não viver sua história, e mesmo assim no final acaba encontrando certo bom humor para terminar razoalvelmente feliz com sua trajetória.

Me identifiquei muito com o hiato criativo de Eduardo, mas afinal "nada tão poético quanto discorrer sobre nossa falta de lirismo."

Adorei o livro.
comentários(0)comente



impardesign 07/02/2010

O Encontro Marcado
Um dos principais livros do escritor mineiro Fernando Sabino, "O Encontro Marcado" é um romance que retrata a juventude de Eduardo Marciano e de seus amigos na cidade de Belo Horizonte nos anos 40. Muito da história do protagonista são fatos reais da vida do escritor. Este romance é narrado na terceira pessoa e conta a história de Eduardo Marciano, filho único, mimado, que fazia de tudo para chamar a atenção e testar os limites. Eduardo era um garoto precoce que se destacou cedo por seu talento na escrita. Na escola era péssimo aluno, questionador e rebelde que acabou se formando aos trancos e barrancos. Quando Eduardo decide se tornar um escritor, seu pai o apresenta a Toledo, um amigo seu que era escritor e acaba virando o seu ídolo. Toledo ajuda-o fornecendo-lhe livros dos grandes escritores. Eduardo inscreveu-se em uma maratona intelectual e venceu em segundo lugar, foi para o Rio de Janeiro e lá ficou até gastar todo o dinheiro, não tendo mais recursos inscreveu-se em um concurso de contos, ganhando um dinheiro. Ele levava a vida assim, sempre achando que na última hora alguma solução se apresentaria para seus problemas, mas é lógico que a vida mostrou-lhe o contrário. O suicídio de um amigo seu, Jadir abalou-o muito. Quando termina o colégio despede-se de seus amigos, Mauro e Eugênio marcando um encontro para dali a quinze anos. Apesar de todas as tentativas, Eduardo não consegue escrever o tão sonhado romance e vai levando uma vida de boemia, regrada a bebida e mulheres. Começa a trabalhar para um jornal, ganhando assim algum dinheiro. Quando conhece Antonieta, uma pessoa totalmente diferente dele se apaixona e acaba casando-se, mas na sua cabeça sua vida não havia mudado e continua vivendo na farra, deixando Antonieta sempre sozinha. Antonieta é uma mulher centrada que procura o equilíbrio no casamento, tentando ajudar Eduardo, que apesar de tudo tem um temperamento depressivo. Até que um dia, Antonieta desiste e resolve cuidar da própria vida, deixando-o. Somente quando foi ao encontro marcado com seus amigos e estes não apareceram, é que Eduardo percebe o vazio de sua vida e começa a procurar sua identidade. Este romance relata toda a angústia, insatisfação e inquietação do ser humano.

http://pt.shvoong.com/books/novel/1686520-encontro-marcado/
comentários(0)comente



RenataNF 05/02/2010

Sem dúvida foi o melhor livro que já li, e o estou relendo.
comentários(0)comente



natuffa 17/01/2010

Leitura cansativa.
Tentei ler este livro quando o ganhei do colégio, mas não consegui. A história não conseguiu prender minha atenção e fiquei entediada.
Vou tentar lê-lo de novo... De repente tenho mais paciência!
comentários(0)comente



Ladyce 02/01/2010

Um livro de perguntas
Muitas das questões existencialistas e religiosas colocadas neste romance já deixaram de preocupar o escritor contemporâneo. Principalmente o escritor da real geração de pós-guerra, ou seja aquele que teve sua formação depois de 1945. No entanto, as perguntas sem respostas que agonizam o personagem Eudardo Marciano, continuam a existir talvez menos angustiantes depois da reforma do Vaticano II de 1963. O Encontro Marcado começa como um livro de formação de um escritor, com dezenas de referências e discussões literárias que ilustram as preocupações de um intelectual da época. Não que estas perguntas não estejam presentes ainda hoje. Mas elas não aparecem mais na literatura de pós-guerra, ou na literatura contemporânea. Lê-se menos, discute-se menos. A procura do sentido da vida, tomou outro rumo, menos católico, mais eclético, com uma variedade muito maior de respostas aceitáveis, dentro de parâmetros mais globalizantes, ou seja, outras religiosidades e respostas místicas populam o cotidiano brasileiro. No entanto, O Encontro Marcado é um livro excelente, que mantem um ritmo acelerante e que tenta responder às perguntas angustiantes de todos os seres humanos.

comentários(0)comente



Norskan 31/12/2009

Linda história.
É uma mistura de romance com MUITA literatura brasileira.
No começo é muito empolgante, a sua infância e tal, depois fica meio "cansativo". Mais depois, hum... muita emoção, amor, intrigas, decepções. e no final até chorei.

É um encontro marcado com a sua vida. Leiam!
comentários(0)comente



Victor 09/12/2009

Eu, eu mesmo e Eduardo
Cuidado quando for ler! Você corre o risco de ser fisgado com mais rapidez do que pensa e acaba imerso na personagem de Eduardo, com seus erros, acertos, confissões e buscas.

Afinal de contas, quem não tem um pouco de Eduardo Marciano em si? Quem marcou um encontro há tanto tempo e ainda assim o outro/outra ainda não chegou? Sequer deu notícias... Resta a espera por algo que talvez não virá. Mas essa espera não é inerte, porém cheia de descobertas sobre si e sobre o mundo, que, embora não sejam conclusivas ou às vezes importantes, são ainda material daquilo que o ser humano é feito.

A mensagem mais reconfortante e inspiradora do livro é a de continuar vivendo, não importando as dores, dúvidas. Veja Eduardo! O grande Eduardo! Tinha dúvidas sobre sua carreira, seu amor, seus amigos, sua sexualidade, sua religião, sobre si mesmo! Mas veja o seu fim? Seria Eduardo o próprio Sabino? Seria Eduardo eu mesmo?

Seria você?

*Mais do que recomendado.
Jhennifer 27/09/2011minha estante
O livro é realmente fascinante!
E sim, é muito fácil ser fisgado pela história de Eduardo...
E sim, Sabino já confessou em diversas entrevistas, que o livro é, em diversas passagens, uma autobiografia...
E, novamente, sim! Todos nós temos um pouco (ou muito) de Eduardo Marciano...


Amanda Miranda 27/06/2012minha estante
Já estou com saudades dos personagens.


Valecia 17/10/2012minha estante
Voc~e viaja... sai de um mundo e entrar no mundo de Eduardo... No encotro Marcado!


Nathy 19/10/2012minha estante
Maravilhoso e inesquecível esse livro! Li junto com um amigo na sétima série, hoje ão estudamos juntos já há dois anos, mas desde que lemos temos um encontro marcado! *-*


Nanda 20/01/2013minha estante
Adorei o livro!!É um dos meus favoritos. Acho que no fim das contas trata de algo que todos buscam ,que é se encontrar.


Karinny 03/04/2013minha estante
Realmente o livro é fantástico.


karina 13/09/2013minha estante
Fernando sabino é demais. o Eduardo é um cara comum que quando a gente lembra desta historia parece que são lembranças de algum conhecido... muito bom


Venus in Furs 29/07/2014minha estante
Este livro marcou minha adolescência.
Quando eu cursei a oitava série do ensino fundamental em 2007, eu tinha treze anos. E diferente dos meus colegas que gostavam de passar a hora do intervalo passeando, namorando e tal, eu ia para a biblioteca do colégio e ficava lá lendo até o fim do intervalo. E foi na biblioteca do colégio que descobri O Encontro Marcado, foi lá que comecei e terminei de ler esta história fantástica.
Sete anos se passaram e não consigo esquecer Eduardo Marciano, vivi com ele todos os seus tropeços, suas desventuras, seus amores e desamores, é como se eu tivesse presenciado todo o desenrolar da trama.
Porque os melhores livros são estes, os que te deixam amigo dos personagens e quando acabam te deixam com saudades, como se você tivesse se despedido de um amigo muito querido.


Lelouch_ph 20/01/2022minha estante
Tô lendo agora, tá indo de 0 a 100 muito rápido mas tô amando.


Vittorio.Freitas 21/09/2022minha estante
Porra já tô acabando o livro que tiro


Guilherme 01/04/2023minha estante
Mano, que livro sensacional!


Lelouch_ph 02/04/2023minha estante
Voltando aqui só pra dizer que eu me apaixonei pela escrita de Sabino mesmo.




Renata Abreu 05/12/2009

Não percam tempo
Cansativo e sem graça nenhuma. De todos que eu já li esse me deu mais tédio.
comentários(0)comente



Brisa 05/11/2009

eu tenho um encontro marcado comigo, não sei quando e não sei onde. assim vou vivendo.

eduardo marciano mora cá dentro, nas suas brincadeiras de infância, nas suas dúvidas, com seus medos, puxando angústia, chorando sem saber porque, procurando uma agulha perdida no fundo de algum oceano. lindo demais. acabei de ler o livro e ainda estou arrebatada. uma experiência estética das grandes. literatura é realmente arte...
comentários(0)comente



Dalba 23/10/2009

O encontro que virou desencontro
O Encontro marcado, de Fernando Sabino ( editora Record, 1996) é praticamente um "Clássico", famoso e divulgado. Não sei se devido ao contexto em que foi escrito, mas a estória segue uma narrativa que insere vários personagens ao longo do texto, alguns até sem certas ligações ou necessidades de existirem, como o velho Germano, totalmente louco, sem contribuição para o desenrolar dos fatos...
Outros personagens, como Misael, aparece no final da narrativa, como que tentando mostrar o lado humano, bom do protagonista Eduardo.
Não gostei da estória. O fato de se colocar um título tão sugestivo contraria o desenvolvimento e os fatos da estória, pois o encontro acaba sendo um desencontro, e neste caso, apenas do personagem principal, Eduardo.
comentários(0)comente

Victor 08/12/2009minha estante
Mas o encontro existe para o Eduardo. E só. O título, muito pelo contrário, foi muito bem escolhido.



O livro era pra ser a narração da vida de alguém (talvez do próprio Sabino), então nada mais lógico de haver personagens que são lembradas, mas sem se saber o porquê. Isso acontece com todo mundo.




Danielle 23/10/2009

A eterna busca...
Este livro ao meu entender,trata-se de uma busca de sí,entre crises,bebidas,o personagem queria mesmo era se encontrar...
Interessante este livro,muito filosófico,muito bom!
comentários(0)comente



Dani 10/10/2009

livro da infância...
Romance muito bom.
Lembro que na época, ao terminar a leitura, combinei com uma amiga de encontrá-la na nossa escola após 10 anos.
Ps: não fomos no encontro. Aliás... nem lembro a data do tal encontro e acho que a minha amiga também não. Bem... isso já tem muito tempo...
comentários(0)comente



270 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 17 | 18


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR