spoiler visualizarDine 29/06/2014
#A história é narrada por um garoto de 15 anos. Seu nome é Georg Roed. Seu pai faleceu há 11 anos e ele agora mora com sua mãe, o padrasto Jorgen (investigador de polícia) e sua irmã por parte de pai, Miriam que tem um ano e meio de idade.
#Ao chegar da escola, encontra a família reunida, juntamente com sua avó (professora de canto) e seu avô (trabalhava no Instituto de Meteorologia). Eles explicam que encontraram uma carta de seu pai, escondida em um carrinho de bebê, guardada no sótão. E essa carta estava direciona a ele.
#A carta foi escrita por seu pai Jan Olav, quando ele descobre que lhe resta pouco tempo de vida. Ele promete lhe contar uma história eletrizante, contar a história da Garota das Laranjas. Pergunta sobre o telescópio Hubble, que foi lançado a órbita da Terra em 1990, ano em que adoeceu.
#Seu pai conta como conheceu a garota das laranjas. Na época ele tinha dezenove anos e era estudante de medicina.
Começa a narrar as vezes em que ele encontrara a Garota das Laranjas: em um bonde, em uma lanchonete, em uma catedral na noite de natal. Os encontros eram sempre rápidos, com muita emoção, mas poucas palavras. #Nessa noite de natal, a garota informa que ele precisará esperá-la por seis meses, se aguentar esse período de separação, poderão se ver nos próximos seis meses, todos os dias. Mas ela não explica porquê.
#Em meados de abril ele recebe um cartão postal da Garota das Laranjas. Não aguenta esperar, e vai a cidade em que o cartão foi postado, Sevilha. Lá ele encontra A Garota das Laranjas e, nesse mesmo dia, lembra-se que já a conhecera antes. Seu nome é Veronika, foram vizinhos até os setes anos, e sempre brincaram juntos. Porém, Veronika e seus pais se mudam, e o casal nunca mais tornara a se reencontrar.
#Conversaram a noite inteira, e constataram que ambos tentaram se reencontrar, após o dia no bonde. Não só ele, mas ela também buscou por ele. Ficaram juntos por dois dias, até que ele precisou retornar para a sua cidade.
#Para que tantas laranjas? Para pintá-las!
#Após concluir o curso de pintura, ela retorna para a cidade. Eles se reencontram, namoram, se casam, compram uma casa e tem o filho.
#E sentimos a maior angústia do livro. Tentar entender qual o sentido de nossa existência na Terra. O que é o tempo? Por que ter de abandonar a vida quando se está vivendo o momento de maior felicidade? Viver vale a pena, mesmo em meio a tanto sofrimento? O milagre da vida, esse conto de fadas.