A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder




Resenhas - A Garota das Laranjas


279 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Ibercson 27/04/2020

Top!
A narrativa te prende e você vê uma boa "amarração " na trama. Gostei!
comentários(0)comente



Andreza 21/07/2020

Dolorido
Dói pensar na morte, na possibilidade de impacto na vida de tantas pessoas, inclusive na sua. Esse livro me fez questionar ainda mais um ponto que me recuso a entender: a volatilidade das pessoas.
comentários(0)comente



Josec91 23/01/2024

Não tem como...
E acabamos o livro com o choro engasgado, e varias reflexões sobre a existência, é isso. Livro lindo
comentários(0)comente



Rodrigo1001 31/05/2018

Tocante, leve e singelo (Sem Spoilers)
Retirei "A Garota das Laranjas” da estante algumas horas depois de concluir a leitura de “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera. Precisava de algo leve, jovial e despretensioso.

A intenção, confesso, era ler umas 15 ou 20 páginas no máximo, somente para me ambientar na história e poder retomar a leitura no dia seguinte.

Então, qual foi a minha surpresa ao engatar na leitura de tal forma que só consegui parar agora, depois de ter lido o livro inteiro em uma paulada só?!

Sim, A Garota das Laranjas possui esse encanto.

Não vou escrever uma longa resenha ou falar sobre detalhes inúteis. Este é um livro que tem que ser lido com todo o coração e alma (e com um certo suprimento de Kleenex para os mais sentimentais).

Escrito de uma forma despojada e simples, com questões filosóficas que estão muito longe de serem maçantes ou difíceis de compreender, talvez este seja o romance mais tocante do norueguês Jostein Gaarder. Seguindo a linha de literatura juvenil, o livro é um sopro de ar fresco que revigora todas as idades. Talvez bata mais forte para leitoras do que para leitores e é provavelmente mais visceral para pessoas que tenham filhos, mas, no fim das contas, dialoga com todas as idades e todos os gêneros.

E sobre o que ele fala? É uma longa carta que um homem doente, sabendo que está prestes a morrer, escreve para seu jovem filho. É uma carta cheia de amor, dor, sofrimento, nostalgia, lembranças e arrependimentos. É uma história de uma vida passada amando, esperando e compreendendo o mundo. É uma história de alguém que aprendeu a viver sozinho e a viver com aqueles a quem ama. É a história de um cara que sabe que não estará lá para o filho. É a história de um homem que, à espera da morte, fala sobre a vida.

Tentar explicar por que esse livro teve um impacto tão grande em mim seria complicado e lidaria com problemas muito pessoais, mas espero que você o pegue e leia.

E, principalmente, reflita muito sobre a mensagem que transmite.

Pela leveza, pela fluidez e por ter acendido uma chama no peito, leva 5 estrelas de 5 estrelas.

Passagem interessante:

“Uma vez ou outra na vida, a gente precisa suportar a saudade” (pg 77)
comentários(0)comente



Belle 05/07/2023

Não me cativou
É apenas um livro sobre um romance simples, não quer dizer que seja ruim mas não foi bom também. Não foi fluido, não me trouxe nenhuma emoção, foi bem ?não fede nem cheira?
comentários(0)comente



Kikibel 15/08/2020

A Garota das Laranjas é um lembrete em cor neon do amor que vem de um tempo antes do nosso e da maravilha que é viver o agora, porque podemos não ter tantos amanhãs quanto gostaríamos.

Há mais de uma época de perspectivas narrativas e o encontro passado x presente intensifica o laço afetivo dos narradores e, sinceramente, a construção desse laço, que ocorre durante todo o livro, é linda de se observar. Entre as palavras que consigo pensar, a que mais imagino que caiba ao livro é "saudade".
comentários(0)comente



Natália 15/03/2022

Esse livro me curou da depressão
Ironias à parte com o título da resenha, por uma tarde de domingo chuvosa enquanto lia esse livro eu tive milhões de sentimentos misturados. Ao mesmo tempo que me emocionei com a narrativa e me envolvi muito com o personagem principal e seu pai, esse livro me ofereceu uma nova forma de ver o mundo.

Há tempos eu não tinha uma leitura tão cativante, emocionante, filosófica e ao mesmo tempo leve. É um livro que definitivamente todos tem que ler pelo menos uma vez na vida!
comentários(0)comente



readsbyisa 02/07/2023

A Garota das Laranjas
Livro ótimo, com uma história fofa e sensível, sobre uma paixão ?.
Li esse livro pq o colégio pediu, mas nunca tinha ouvido falar nele e confesso q me impressionei!
Livro curtinho, mas vale muito a pena ler e q pode tirar algumas lágrimas de você ?????.
comentários(0)comente



Evy 01/07/2019

Cartas, cartas...
Acho que Jostein Gaarder era um apaixonado por cartas! A maioria dos livros que li dele, os personagens usam de cartas para se comunicar e acho isso apaixonante. Não sou muito fã de livros escritos em primeira pessoa, ou pelo menos não era. Acho que ultimamente li alguns desses e tenho gostado bastante. A gente muda, não é mesmo? Mas as cartas de Gaarder sempre me cativaram e nesse livro não foi diferente.

Nesta história, um pai que já se foi há onze anos, volta a se comunicar com seu filho, hoje com 15 anos, através de uma carta que deixou escondida no seu carrinho de bebê. Através dessa carta, o pai compartilha com o filho uma história muito bonita sobre A Garota das Laranjas e você se vê envolvido e desesperado pra descobrir porque ela carregava um saco de papel cheio de laranjas, porque eles se encontravam raramente e furtivamente e porque quando se conversam de verdade, ela pede pra que ele a aguarde por 6 meses.

Todos esses acontecimentos envoltos da magia dos pensamentos reflexivos e indagativos que toda obra de Jostein Gaarder tem. A Filosofia está ali entre as linhas, entre as palavras, e entre os seus próprios pensamentos que acompanhando a narrativa também começam a flutuar até o mundo das ideias!! Recomendo, como todo livro de Gaarder. Uma leitura super rápida e fluida e que marca o coração e faz pensar.
comentários(0)comente



Mimi 02/06/2021

Suavemente tocante
Li este livro há alguns anos por pedido de um professor de literatura. Desde a primeira página fiquei encantada pelo livro e por meio dele me apaixonei também pela leitura, que viria a se tornar um hábito e uma das minhas maiores paixões. Com uma escrita simples mas carregada de significado, reflexões filosóficas e relações interpessoais descritas de uma forma que faz o leitor se sentir parte da história, ?A Garota das Laranjas? é o livro que mudou a minha vida. Possui uma das mais lindas frases de fechamento que li até hoje. Todos deveriam lê-lo ao menos uma vez
comentários(0)comente



Aline 14/06/2022

Um dos meus romances favoritos
É uma característica do Jostein Gardeer nos fazer ver o mundo através dos olhos dele.
Ambientado na Europa o livro te faz viajar junto com os personagens e visualizar a época.
Fala de forma simples sobre questões muito profundas como Amor e Luto.
Simplesmente uma das melhores leituras !!


-
Aline Costa
comentários(0)comente



Bê09 29/09/2012

E então, um dia: " Nós somos felizes."
"Nas últimas semanas, eu me fiz essa pergunta várias vezes. Teria optado pela uma vida na Terra se soubesse que seria arrancado tão subitamente daqui, talvez no momento mais feliz da minha existência? Ou será que teria agradecido e rejeitado de pronto esse jogo absurdo de "dá e toma"? Por que a gente vem uma única vez a este mundo. É entregue a está grande aventura."

Delicadamente sensível, é uma das mais extraordinárias obras do norueguês Jostein Gaarder, narrado pelos personagens Jan Olav e Georg, pai e filho que não tiveram a oportunidade de se conhecerem bem por causa da morte "prematura" de Jan Olav pai de Georg quando ele ainda era uma pequena criança, por uma doença devastadora, porém depois de anos quando Georg é um jovem, encontra-se ao acaso uma longa carta direcionada a ele que seu pai escreveu antes de morrer, e então a garota das laranjas ganha vida aos olhos do filho.
Quem seria essa misteriosa garota que carregava um saco de laranjas?
Uma leitura leve, e agradável, que nos ensina de uma maneira apaixonante que escolhas, momentos, são coisas tão frágeis e únicos, que um milésimo de segundo antes ou depois poderia torna tudo tão diferente, que a vida é extraordinariamente bela, que a incerteza do que vem depois é pior que a certeza da morte.
Gaarder é sem duvida meu escritor favorito, o jeito encantador e leve com que ele escrever é maravilhosamente apaixonante, ele nos faz sentir vivo! É encantador, sendo A Garota das Laranjas meu livro preferido dele, que tem um significado todo essencial para mim, afinal eu já encontrei a minha garota das laranjas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



najuuuu. 03/07/2022

risada + depressão
o livro é muito bom, tipo muito mesmo, algumas partes eu fiquei meio aaa socorro nao acaba isso, eu li meio me arrastando e nem raciocinei direito a situação, mas entendi a história e a mensagem que o autor quis passar. li por causa de um trabalho da escola, mas assim eu gostei, pelo menos tiveram bom gosto pra livro ?? acho que muita gente precisa dessa mensagem, te da meio q uma acordada pra vida e faz também vc entrar em crise existencial e madrugar pensando na existência humana, talvez vc fique birutinha no meio, eu só dei um jeito de ler tudo hoje pq eu tava atrasada pra inciar a leitura, pelo menos consegui!! mas recomendo bastante, engraçado e fofinho, mas triste, faz vc pensar bastante e mexe bastante, pelo menos comigo eu senti isso
comentários(0)comente



ancamo 23/09/2011

Mais um livro de Jostein Gaarder. E mais uma preciosidade. Singelo e tocante conta a história de um garoto que recebe uma carta de seu pai morto a mais de dez anos. Como parece ser de prache (só li O Mundo de Sofia) o autor usa duas narrativas paralelas para sua trama. A vida atual e as lembranças que o garoto tem do pai e a carta propriamente dita. Num clima de contos de fadas o pai narra como conheceu a garota das laranjas. De como a procurou e especulou sobre o que ela fazia com um pacote de laranjas. Nada mais simples. Nada mais emocionante. E quando descobrimos sua identidade, parece que o mundo um novo mundo se abre Não sei me expressei bem pois é difícil descrever essa cena. Só sei que estava chorando de emoção com sua simplicidade depois de tantas páginas em busca dela. E de como pequenas histórias de vida podem se transformas em aventuras tão cheias de magia. Se o livro tem um ponto fraco é o seu final, um tanto morno, mas que não tira o brilho da narrativa bem conduzida de Gaarder.
Pri 24/09/2011minha estante
Chorei muuuitooo, se eu ler de novo com toda certeza choro de novo auhauhahuahuauhauh sou uma choronaaaa sem salvação xD




279 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |