Vanessa Vieira 06/09/2014
Aprendendo a Seduzir_Patricia Cabot
O livro Aprendendo a Seduzir, de Patricia Cabot, nos traz um romance de época inebriante e incrivelmente sensual, mesclando inocência com uma boa dose de conquista e paixão. Com personagens fortes e dinâmicos e uma história de amor muito bem argumentada e um tanto quanto irônica, é um dos melhores livros da autora dentre suas obras históricas.
A trama se passa na Londres de 1870, onde conhecemos Lady Caroline Linford, considerada por muitos uma garota de sorte. Isso porque ela está noiva de Hurst Slater, o renomado marquês de Winchilsea, um homem ao qual ela se afeiçoa bastante e que também admira como um herói por ter salvado a vida de seu irmão, Tommy. O que a jovem jamais poderia prever era que flagraria o futuro marido em um momento extremamente íntimo com outra mulher...
Caroline se pergunta como pode se casar com um homem a quem ela acreditava que a amava enquanto ele reserva seus melhores beijos para outra. O marquês de Winchilsea jamais a tocou ou beijou com tal intensidade como ela pode presenciar.
Como Caroline não pode cancelar o casamento em vista de várias regras e normas que regem a sociedade, ela toma uma atitude inesperada: deseja se tornar uma mulher atraente e sensual, que seja não só apenas uma dedicada esposa como também uma amante fervorosa na cama, fazendo com que assim seu marido não busque conforto nos braços de outra.
Usando como trunfo um certo segredo que pode beneficiar Braden Granville - conhecido por suas incríveis habilidades como amante e sedutor pelo solo inglês -, Caroline lhe convence a lhe dar aulas sobre como ela deve proceder para deixar um homem perdidamente apaixonado e inebriado com suas carícias. Porém, o feitiço vira contra o feiticeiro, e logo ardentes faíscas surgem entre o professor e sua aluna...
Aprendendo a Seduzir nos traz um romance de época de tirar o fôlego, não só pela sua construção - impecavelmente tecida - , quanto também pela espirituosidade de seu enredo e seus personagens marcantes. A história é inteligente e dotada de sarcasmo e sensualidade, ao mesmo tempo que consegue nos surpreender durante sua leitura. Narrado em terceira pessoa, de forma refinada e com alguns divertidos toques de ironia, é uma trama arrebatadora e incrivelmente gostosa.
Algumas moças, quando pegam seus futuros maridos em atos bem comprometedores com outra mulher fazem um verdadeiro escândalo, regado a lágrimas e rebuliço, mas esse não é o caso de Caroline Linford. Ela toma uma atitude bastante desafiadora e excêntrica: decide conquistar o seu noivo e assim atrair o seu afeto integralmente para si. Tal atitude é um tanto diferente quanto audaciosa, fazendo com que ela se torne uma personagem forte, destemida e acima de tudo, à frente de seu tempo. Suas descobertas são muito engraçadas, visto que ela é uma moça absolutamente ingênua e leiga na arte do amor e de seus prazeres, o que propicia uma verdadeira comédia durante a leitura. Ah, e a forte química que explode entre ela e seu professor, Braden, é algo realmente arrebatador e cativante.
"Caroline, com ambos os braços em torno de seu pescoço, com a respiração entrecortada, sentiu todo o corpo se enrijecer, como se ela fosse a corda de um instrumento que um musicista tivesse escolhido naquele momento para apertar. Seu coração batia tão forte, parecendo que ia explodir, e ela se pressionava contra o corpo de Braden o máximo que podia, deixando que ele a saqueasse."
Braden, por sua vez, é um homem que conquistou fortuna com muita luta através de sua empresa de armamentos e que desperta olhares não muito afetuosos da elite londrina. Conhecido por sua fama de conquistador e de amante inveterado, ele realmente é um galanteador e verdadeiro mestre na arte de seduzir. Ludibriado por Caroline através de um segredo que pode lhe ajudar extremamente, ele aceita sua proposta e a segue à risca, mostrando todo o prazer e sensualidade que rege um relacionamento amoroso. A jovem é diferente de todas as damas as quais ele teve em seus braços, mas sua inocência e sobretudo, seu jeito espevitado de ser, ressoam profundamente sobre ele.
"Quem imaginaria, ele refletia, que nessa jovem de inocente aparência houvesse essa profundidade de paixão, essa sensualidade que o haviam deixado maravilhado, a ele, Braden Granville, o Lothario de Londres."
Em síntese, Aprendendo a Seduzir nos traz um romance de época indefectível, com personagens extremamente bem construídos e um pano de fundo exuberante. Para quem aprecia esse gênero literário, é uma obra considerada indispensável na estante. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo, com certeza!
site: http://www.newsnessa.com/2014/09/resenha-aprendendo-seduzir-patricia.html