Polliana 14/01/2021menino de engenhoMenino de engenho
Autor: José Lins do Rego
Publicado em 1932
Menino de engenho é o livro de estreia do autor paraibano José Lins do rego, também é a obra inaugural do ciclo da cana-de-açúcar, narra a história do menino Carlinhos, que após ver a mãe ser assassinada pelo seu pai, é levado pelo tio Juca para morar com seu avô materno, o respeitado José Paulino, um rico dono de engenho, sua tia Maria se encarrega de seus cuidados.
Pelos olhos de Carlinhos acompanhamos a realidade do nordeste brasileiro, como a figura dos donos de engenhos era respeitada, assim como os cangaceiros, ao mesmo tempo acompanhamos a vida dos escravos pós-abolição, e como o regime de escravidão ainda se perpetuava; a condição da mulher também é relatada, tudo de forma sutil.
No engenho Santa Rosa, Carlinhos cresce ao lado dos primos e os filhos dos empregados, desfrutando da liberdade proporcionada pelo interior, a narrativa traça um panorama da situação social e política dos engenhos, a situação de servidão, e, depois a decadência com a chegada das usinas. Mesmo com vários temas incômodos como preconceito racial, trabalho infantil, fome, doenças, vícios, libertinagem e sexualização da mulher negra, a narrativa é leve, permeada pela solidão da orfandade.
Meu primeiro contato com a narrativa do autor, me encantei, ele consegue falar de temas incômodos de uma forma poética, impregnada de lirismo, uma grata descoberta, recomendo demais essa leitura, uma narrativa coloquial e riquíssima.
Li por indicação de @paradaliteraria.je, inclusive ele tem um blog muito bem organizado com várias resenhas, confiram.
Menino de engenho é um romance regionalista, da segunda fase do modernismo brasileiro.
#tourliterario #teindicoliteratura #vamosler #meninodeengenho #literaturanacional
1 d
site:
https://www.instagram.com/p/CJ9QYTgjy_z/?utm_source=ig_web_copy_link