Menino de Engenho

Menino de Engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego




Resenhas - Menino de Engenho


317 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Rodrigo 24/06/2022

Menino?
Com uma linguagem bem regionalista, o autor nos apresenta o Menino de Engenho, de sua primeira infância sofrida pela dor da perda e a chegada a casa do avô, até a sua ida a escola, com todas as nuances que esses 8 anos transformaram em sua vida.
comentários(0)comente



Caroline 16/07/2022

Leitura prazerosa, que prende a atenção desde o início.
"Menino de Engenho" de José Lins do Rego, publicado pela @globaleditora , é a primeira obra em ordem cronológica de uma série de livros conhecidos como "Ciclo da Cana-de-açúcar", originalmente publicados no Brasil durante as décadas de 1930 e 1940.

"ERA UM MENINO TRISTE. Gostava de saltar com os meus primos e fazer tudo o que eles faziam. Metia-me com os moleques por toda parte. Mas, no fundo, era um menino triste. Às vezes dava para pensar c?migo mesmo, e solitário andava por debaixo das árvores da horta, ouvindo sozinho a cantoria dos pássaros."

A linguagem é lírica e também dramática, repleta de crítica social, com personagens característicos. O narrador-personagem é Carlinhos, que nos transmite cenas e acontecimentos de sua vida e de seu entorno, partindo de Recife, Pernambuco, logo após a trágica morte de sua mãe quando ele tinha apenas 4 anos, e seguindo rumo ao engenho de seu avô na Paraíba. Lá, fora acolhido pela irmã de sua mãe, que o mimava como a um filho, ao mesmo tempo em que era maltratado pela sinhá, cunhada do seu avô, a quem a todos judiava. Cresceu junto dos primos e dos moleques da região, mas por ser neto do senhor de Engenho, tinha aqui e ali um tratamento melhor.

O regionalismo está presente do início ao fim da livro, trazendo a fascinação das crianças e o temor dos adultos aos cangaceiros, os costumes e tradições (como tomar banho de rio e brincar de pião), além das cheias do rio e a devastação que trazem.

A obra fala de muitas maneiras sobre perda. A perda da mãe, do pai, do seu lar, da inocência, da liberdade, a perda dos bens materiais para os alagamentos, e a perda humana e animal para as doenças. Ao longo das páginas, percebemos também a mudança na paisagem.


Faz tempo que nutria a vontade de ler essa obra (e as demais do ciclo). É uma leitura prazerosa, que prende a atenção desde o início. Apesar de ter sido publicado em 1932, essa nova edição da Global possui uma linguagem atualizada (dentro da nova gramática), há alguns termos típicos da época e região que não são tão conhecidos, mas basta pesquisar (considero isso ótimo, poder aprender novas palavras).

#globaleditora #joselinsdorego #meninodeengenho
comentários(0)comente



isadorable 17/07/2022

Menino de Engenho
A narrativa conta em primeira pessoa a história de Carlos, um menino que perdeu a mãe muito cedo e foi mandado para os cuidados do seu avô, mostrando também o cotidiano do engenho em que passou a viver. Lá o garoto entra em contato com uma realidade muito diferente da que vivia até então, não demora muito para que se adapte a vida no engenho, sentia-se livre para se aventurar. Porém tal liberdade lhe custou a infância, repleta de situações que vivenciou de forma precoce.
O enredo não me agradou muito, foram raros os momentos em que me fixei na história, talvez tenha sido a linguagem utilizada que acabou me levando a ler de forma superficial. No entanto, o livro aborda questões sociais importantes que refletem o cenário atual e devem ser colocadas em reflexão e questionamento.
comentários(0)comente



Didi 23/07/2022

Legal!
Livro que narra a fase tenra de nossas vidas sob o olhar de uma criança do sexo masculino que possui impressões bem maduras pra idade. Um pouco dramático em alguns momentos, mostra com um toque de poesia e lirismo a vida no campo, o Brasil rural no ano de 1930 no nordeste brasileiro. Leitura gostosa e fluida.
comentários(0)comente



Mirelle26 10/08/2022

Segunda leitura
Li esse livro já faz uns anos, porém tenho uma interpretação diferente depois dessa recente leitura.

Apesar de algumas partes serem mais arrastadas, por ser em primeira pessoa deixa muito claro sobre o que se passa na cabeça de Carlinhos, que na minha opinião é onde o leitor se conecta mais tornando o livro mais interessante.
comentários(0)comente



joão 20/08/2022

Menino perdido, menino de engenho.
a forma que o autor escreve é muito boa, o livro trata de relatos de um garoto que perdeu sua mãe e foi morar no interior, viver uma vida totalmente diferente do habitual. mas pro final do livro, a história se perdeu muito, a parte da falta de inocência do garoto e suas prosmicuidade precoce me assustou muito, e é retratado como algo super normal, mas não vou julgar o livro por isso, porque eu nem sei do contexto da época.
comentários(0)comente



Gabby.Jorge 20/08/2022

Uma leitura bem tranquila
Menino de engenho era uma leitura que eu devia a mim mesma desde os 15 anos. Iniciei, mas não sei por qual motivo abandonei a leitura no início. Talvez a época de agora seja melhor. É uma leitura tranquila, sem muitas dificuldades. Tem sim uma palavras regionais, mas nada do outro mundo. E na versão que li, tem um glossário.
comentários(0)comente



Wagner47 01/09/2022

Uma obra de cronista bulindo de realidade
Carlinhos narra o cotidiano e peripécias vividas no engenho, aventuras que uma criança vive em sua inocência até que ela seja perdida. E mesmo sendo um livro de pequenos e rápidos casos, Zé Lins não esquece de aprofundar a respeito do protagonista.

O livro que começa de uma maneira muito forte, a partir de um acontecimentos trágico. E mesmo com um ar cabisbaixo inicialmente, me percebi sorrindo várias vezes no decorrer do livro.

Acho a escrita por si só sensacional, com alto toque de regionalismo dos engenhos e do ambiente rural em si.

Conhecemos, mesmo que brevemente, personagens importantes para o crescimento de Seu Carlinho até o início da adolescência. Conflitos, costumes, culinária e comportamentos dos mais variados tipos que enriquecem ainda mais o ambiente.

É uma obra que me atingiu com uma felicidade imensa ao concluí-la, mesmo passando por momentos difíceis (e preocupantes com sua "doença") vividos pelo protagonista.
comentários(0)comente



Annali.Rocha 02/09/2022

????????????????
????????????????????????????????????
????????????????
????????????????
????????????????????????????????????
????????????????
comentários(0)comente



Diego 07/09/2022

Uma história bem contada
Um livro bom de se ler. Conta as relações na sociedade de produção açucareira pernambucana no início do século XX do ponto de vista de uma criança, até sua pré-adolescência (pelos nossos padrões de hoje).
Sugiro que, nesta edição, o prefácio só seja lido após a obra, para que possa ser feito um contraponto entre a escrita do autor e a interpretação feita pelo prefaciador com base em recortes bem específicos que, montados, dão um direcionamento bastante específico é que não me pareceu ter todo esse peso na obra propriamente dita.
comentários(0)comente



Deby 06/10/2022

1,5/5
Não tenho muito o que dizer, odeio livros dessa época do Brasil pq todos tem cenas tenebrosa da vida aqui, me da náusea só de lembrar o que acontece. Escola vc me paga por me fazer ler isso
comentários(0)comente



jesscso 07/10/2022

Menino de engenho
Leitura arrastada. Entendo e reconheço como clássico da literatura, mas foi uma experiência massante. Salvo alguns contos especificos que me prenderam a atenção.
comentários(0)comente



Mila 12/10/2022

O menino de engenho
Literatura nordestina da época da cana de açucar, relata a história do próprio autor. Periodo já pós abolição narra os dilemas vividos por Carlinhos, sua vivência no engenho e sua iniciação sexual precoce, a vida de um menino criado sem o pai e a mãe e que vai morar com o avô na fazenda do engenho, tudo é muito novo pra ele de muitas descorbertas e aprendizados.
comentários(0)comente



Beatriz 16/11/2022

"Menino perdido. Menino de engenho"
Carlinhos narra no livro tudo que essa frase significa, com as várias fases da infância crescendo na fazenda de engenho do avô, com suas aventuras, perdas e alegrias. E num todo o livro me cativou, prendeu minha atenção, não sei porque mas fiquei feliz em ler...
comentários(0)comente



317 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR