Craotchky 24/05/2017Verissimo, Clarissa, eu, e um adeus"Curiosa coisa é a Guerra: nunca vi as caras de meus inimigos."
Devo admitir que Guerra é um assunto que não me cativa, não desperta meu interesse, muito embora eu saiba da importância histórica delas e suas várias consequências. Não é um tema que consiga me cativar, me provocar um interesse sincero. Por isso, foi uma grata surpresa eu gostar da primeira parte do livro em que Vasco narra sua experiência na guerra civil espanhola.
O livro tem duas partes bem distintas: na primeira parte Vasco Bruno está lutando na guerra civil espanhola, pouco antes da segunda Grande Guerra. Incrível como Verissimo, que até onde sei nunca tomou parte em nenhuma guerra, descreve as barbáries das batalhas. A segunda parte se passará em Porto Alegre, com o retorno de Vasco para o Brasil. Está segunda parte é muito parecida com Um Lugar Ao Sol, na verdade dá para dizer que é uma continuação.
Saga também reúne personagens de todos os outros romances de Erico publicados antes dele. Destes, ainda não li somente Caminhos Cruzados. O próprio Erico tece críticas ao livro no prefácio, alegando não o ter escrito por inspiração e sim por já estar, naquele momento, há algum tempo sem lançar um romance. Então um ex-combatente lhe ofereceu seu diário de guerra para que o escritor o aproveitasse em algum romance. E foi o que aconteceu.
Verissimo achava Saga seu pior livro:
"Mas não serão de natureza apenas política os erros e deformações deste romance. Literária e artisticamente muitas são também as restrições que faço a Saga."
Há excelentes diálogos, assim como em outros livros do autor. E quando falo da qualidade das conversações não é apenas um elogio estético; quero salientar sobretudo os assuntos tratados nessas palestras. Filosofia (constante presença de conceitos platônicos), sociologia, existencialismo, humanismo, política... E claro que isso só será motivo de louvor se o leitor tiver afinidade com esses temas, e eu tenho.
E Clarissa, ah Clarissa. Clarissa é um pedaço especial na minha vida de leitor. Conheci Clarissa no livro que leva seu nome: foi amor à primeira vista. Logo reencontrei-a numa Música Ao Longe. Após este segundo encontro, procurei marcar o próximo em Um Lugar Ao Sol. Saga é nosso último encontro, nosso último capítulo, nossa despedida, o fim de um ciclo, nosso momento final.
Como é difícil dizer adeus.