A origem dos outros

A origem dos outros Toni Morrison




Resenhas - A origem dos outros


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Christiane.Sérgio 09/10/2024

Toni Morrison é sempre surpreendente.

Estes ensaios que foram retirados de palestras é esclarecedor e impressionante.

O que mais me deixou apavorada foram os relatos do fazendeiro Thomas Thistlewood, que registrava estupros como se fosse uma contabilidade corriqueira.

O que mais me afetou foi sobre Margaret Garner e a sua ação para que os filhos não passasem pelas mesmas dores da escravidão.

Os ensinamentos adquiridos são incalculáveis e os questionamentos que nos faz refletir...vai permear por minha mente para o resto da minha vida, pois sei que não terei como responder a esta pergunta: "Como devia ser a vida dos moradores negros que viviam num mundo cercado de hostilidade e ameaças de morte?"

Enfim, leitura indispensável.
comentários(0)comente



Carlos.Junior 05/08/2024

10/10
"A origem dos outros" por Toni Morrison é um compilado escrito de palestras realizadas na Universidade de Harvard pela autora. A bordando os temas presentes em sua aventuras literárias, como racismo, machismo, preconceito de classe e direito de imigrantes. Sua forma arquitetônica de construção do discurso permite o leitor absorver da melhor forma possível as dinâmicas e ideias apresentadas durante o passar das páginas.
Seus 6 ensaios trazem um saber construído através de um estudo forte e profundo odas das estratégias que o status quo usa pormeio de uma ação jurídica para a manutenção do estado de poder eurocentrico.
Morrison aponta as incongruências históricas permanentes no estado de cirento americano, citándo exemplos del como o Estado fere os direitos de pessoas afro-americanas sem realizar qualquer mea-culpa ou disponibilidade de reparo durante toda sua existência histórica e política.
Suas 152 páginas se movem rapidamente entre os significantes apresentados. A ideia do "Outro" é suplementado pelas dinâmicas sócias que abordam o "estrangeiro", o ser de fora que se apresenta dentro a uma ordem já considerada natural e permanente. Visto muita vezes como o latino, o negro, a mulher ou até mesmo o próprio "branco X" em um espaço de "branco Y". A cada página lida eu me sentia mais ignorante do que, aparentemente eu já sabia, Toni é crânio demais nas relações antropológicas-culturais
Leitura curta, mas sensacional e de ótima indicação, principalmente para psicólogos e advogados.
comentários(0)comente



Stefanny Barreto 05/08/2024

Ótimo ótimo ?
Toni Morrison é sempre impecável em tudo que escreve. Este é o segundo livro dela que leio e gosto bastante de sua escrita.
???
comentários(0)comente



Silvio26 18/07/2024

Literalmente, esse livro me deu arrepios com suas histórias. Estarrecedor e esclarecedor. Nós vira do avesso.
comentários(0)comente



Paulinha 12/06/2024

Muito interessante
Livro curto e muito interessante sobre a origem do racismo.
São palestras que ela deu, deve ser incrível assistir uma palestra dela.
Fiquei triste por não ter lido todas as obras dela que foram citadas.
Vale demais a leitura
comentários(0)comente



Mare25 28/04/2024

Livro curto e lindo, baseia-se em seis ensaios sobre racismo e literatura oriundos de palestras que TM expôs na Universidade de Harvard, em 2016. Ela discorre acerca de "Outremização", isto é, conversão de um sujeito em outro.
Nesses discursos clássicos e universais nos familiarizamos com a autora crítica à busca de respostas às questões políticas e históricas de como o negro é tratado na literatura.
Favoritei, superindico essa rápida e necessária leitura! ?
comentários(0)comente



mariaaacan 14/04/2024

toni marrison analisa autores para entender melhor o papel da narrativa no estabelecimento dos padrões de concepção racial. além disso, discute questões históricas, políticas e literárias sobre o racismo e a radicalização da identidade.
uma parte muito forte que me chamou atenção:
"(...) encontrei-a com um bebê de poucos meses no colo, e observei que a criança tinha um grande [hematoma] na testa (...) segundo ela, quando os policiais e caçadores de escravos chegaram à casa em que estavam escondidos, ela pegou uma pá e bateu na cabeça de dois de seus filhos, em seguida pegou uma faca e degolou a terceira, e tentou matar a outra (...) e preferia muito matá-los depressa e assim acabar com seu sofrimento a vê-los serem levados de volta à escravidão e assassinados aos poucos".
comentários(0)comente



cristophxavier 11/01/2024

Sobre racismo e literatura
O livro é baseado em discursos proferidos pela a autora.
Leitura aprazível que insta-nos a finda-la de uma "sentada".
comentários(0)comente



Rosangela Max 28/08/2023

Embate racial na literatura.
É uma série de palestras que a autora ministrou na Universidade de Harvard, voltada para o tema racial. Achei todas interessantíssimas, principalmente porque ela faz esta análise usando a literatura como exemplo, como obras do Faulkner, Ernest Hemingway, obras de sua própria autoria, etc. Pelo fato de livros serem usados nos textos, contém alguns spoilers.
Chamar e tratar como ?estrangeiro? todo aquele que, de alguma forma, não se encaixa no padrão estipulado pela sociedade, negando e rejeitando a individualidade de cada um, mostra como somos medíocres em termos de evolução social, para não falar na evolução do espiritual.
Os conteúdos da autora são referência quando se trata de discutir temas raciais e ela nunca decepciona.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Mama 29/12/2022

Leitura leve e importante
Toni Morrison em suas palestras traz uma discussão muito pertinente que é como o negro é retratado pela literatura. Ela mostra quanto preconceito a escrita carrega. Muito bom!
comentários(0)comente



Rebeca257 30/06/2022

queria já ter lido todos os livros dela que foram citados nesse ensaio pra poder aproveitar ainda mais, mas foi ótimo vale a pena a leitura
comentários(0)comente



brunapcorreia 08/01/2022

O livro abrange reflexões da autora sobre racismo e política, versando, principalmente, sobre suas obras, o que não teve muito sentido para mim porque eu ainda não li a maioria.
Jejeca 08/01/2022minha estante
Kkkk




Jan 11/12/2021

Nesta obra, Morrison traz as relações entre sociedade, raça e gênero, apontando as raízes mais profundas do preconceito racial nos Estados Unidos. Excelente obra para entender o posicionamento de uma das maiores escritoras afroamericanas.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 03/12/2021

A origem dos outros
Se o racismo é assimilado a partir de exemplos cotidianos, a literatura mostra-se uma arma fundamental para combatê-lo. Pensando nisso, Toni Morrison analisaautores como Harriet Beecher Stowe, Ernest Hemingway e William Faukner para entender melhor o papel da narrativa no estabelecimento dos padrões de concepção racial. Baseado na série de palestras que a ganhadora do prêmio Nobel ministrou na Universidade Harvard em 2016, A origem dos outros discute questões históricas, políticas e literárias sobre o racismo e a radicalização da identidade. Um livro de atualidade extraordinária, no qual os temas que estamos acostumados a ver banalizados e desencorajados no debate público são abordados pela escritora americana com extrema elegância.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535932850
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR