O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2666 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Danilo546 30/09/2020

Livro importante para conhecer o Naturalismo e o que ele representou para a literatura nacional, mas dificilmente voltarei a ler. É repleto de ?saliências? e algumas são totalmente desnecessárias para a história, estão ali apenas para atrair a atenção de um público maior (exatamente como a maior parte dos filmes, séries e novelas de hoje).
comentários(0)comente



Jeff80 08/04/2024

Simplesmente Brasil
Sentimento de angústia ao terminar esse livro. Esse cortiço representa demais o que é o nosso país. A desesperança e a certeza da desgraça para o desgraçados que vem desde os tempos de colônia. Livro com muitos personagens interessantes, muitas histórias tristes, partes difíceis de digerir. Mas uma obra fantástica, crua e dura. Feliz por ter lido e adorado esse clássico nacional.
Max 09/04/2024minha estante
Eu também gostei muito, Jeff!


Jeff80 09/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Ainda tô digerindo...


Regis2020 11/04/2024minha estante
Esse é um livro que preciso muito reler, quando li não tinha o entendimento que tenho hoje e com certeza muita coisa passou batido.


Sandrinha 11/04/2024minha estante
Ótimo livro e resenha!


Jeff80 11/04/2024minha estante
Sério??? Obrigado, Sandrinha. Geralmente eu detesto minhas resenhas. Mas valeu!!!




Almurecfh 23/01/2022

Que depressão
Um romance naturalista obviamente angustiante que retrata a essência do Brasil em meados do século XX, com personagens de desdobramentos singulares, comparável ao cenário vigente de grupos sociais em estado de miséria. Levanta também uma questão há muito debatida: o homem é de fato um produto do meio ou já somos naturalmente ruins?

Tenho uma particular antipatia pelo livro que se deve ao fato de ser tema da minha pior redação de todos os tempos (Valeu sr. J.F.A., até hoje não sei o que tem de errado em relacionar ele com o Positivismo e Evolucionismo MAS TÁ BOM, ead é um saco de qualquer forma).
Por mais que tenha uma pegada chata é sempre bom conhecer e ler clássicos.
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Ariane 15/12/2022

Eu recomendo!
Romance do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. -Wikipedia-
Também fala sobre a alegria em meio a tanta labuta. Faz rir e chorar quase na mesma intensidade!
comentários(0)comente



Steff 15/08/2020

Conhecimento
De início, essa não foi uma leitura fácil, seja pela escrita ou pela quantidade de personagens para se fazer ligação, mas ao longo do livro a leitura foi fluindo.
O enredo se desenvolve inicialmente com a ambição de João Romão que constrói um cortiço por meio de ações desonestas, a partir disso a narrativa ganha novos personagens e conta com diversas tramas, além de mostrar o desenvolvimento do cortiço e do destino dos sujeitos.
É importante ter em mente que é uma obra naturalista, que compreende os personagens como produto do meio em que estão inseridos. Dessa forma é possível pensar sobre o desenvolvimento da narrativa e a compreensão social tecida na época em que foi escrita.
O livro é composto por elementos como rivalidade, questões econômicas, sociais, ambição, traição, amor, descoberta, esteriótipos e tantos outros que se tornam interessantes para pensar a organização da sociedade da época e para traçar semelhanças e consequências de uma organização social movida a valores que pernanecem enraizados de forma sutil ou escancarada na sociedade, e por esse motivo é necessário um olhar atento do leitor.
É uma obra que choca e revolta, mas é uma boa leitura, recomendo.
comentários(0)comente



vá p. 26/06/2023

Eu gosto do naturalismo, mesmo que ele acabe me chocando em algumas partes. O livro parece ter uma leitura longa, mas é só até pegar o jeito... oq demorou um pouco pra mim.
comentários(0)comente



Rick Shandler 23/07/2024

O cortiço - Aluísio Azevedo
A leitura de O cortiço é um marco de todo leitor brasileiro. Em algum momento somos apresentados a esta obra que dentro de todas suas facetas é única. O cortiço é uma aula de história, sociologia e, acima de tudo, de brasilidade, por isso não é de se estranhar este livro ser um dos mais frequentes em vestibulares Brasil afora. Entretanto, diferente de outros livros que são apresentados em sala de aula, o clássico de Aluísio Azevedo não enfrenta uma maior resistência dos jovens leitores tamanho o frescor do seu texto, o qual se assemelha muito as atuais novelas que assistimos na televisão. É um livro com tom de fofoca. Quem não gosta de uma fofoca?

João Romão, Bertoleza, Miranda, Estela, Firmo, Rita Baiana, Jerônimo, Pombinha. Todos personagens, nenhum protagonista. O próprio cortiço é o protagonista. Vemos ele nascer, crescer, queimar até as cinzas e renascer. Cada personagem, de sua forma, ajuda a compor o cortiço. Uma proliferação incontrolável de histórias, de vida. O cortiço é um ser vivo, Aluísio Azevedo o disseca. Assim como diferentes células, diferentes tecidos e diferente órgãos convivem e formam um organismo, diferentes personagens convivem e formam o cortiço. Há um senso de comunidade, um coleguismo, uma parceria, mas há também o conflito. Há algo de animal, selvagem e cru no cortiço. Ele é úmido, barulhento, agitado, vivo. O cortiço é moldado por seus moradores, mas também os molda. Uma via de duas mãos, uma perfeita simbiose. Um verdadeiro experimento naturalista.

Para além da abordagem naturalista de Aluísio de Azevedo, o cortiço também pincela diversos aspectos importantes para a constituição da sociedade da época, e por consequência da nossa sociedade atual. João Romão e seu vizinho Miranda, os rivais portugueses, ilustram os caminhos do poder. Os caminhos da ascensão social para a “elite”. Ganância, ambição, exploração, casamentos, títulos. Não surpreende nada ver ambos irem de arquirrivais para parentes. Aliás, essa guinada de João Romão para a família de Miranda traz consigo outro dos mais interessantes arcos do livro: a história de Bertoleza. O cortiço se passa num Rio de Janeiro ainda escravocrata. Bertoleza jamais deixou de ser escrava sob os olhos de João Romão. Jamais deixou de ser menos. Não só seu final trágico, mas toda sua trajetória no livro diz muito sobre como nós, como nação, lidamos com a abolição da escravidão. Por fim, temos a própria evolução do cortiço, remontando aquilo que foi a origem das nossas favelas. Vemos como se organizaram essas moradias. Vemos como as relações se estabeleceram, seja a relação entre os moradores, seja a relação dos moradores com João Romão, seja a relação do cortiço com a cidade, seja até mesmo a relação do cortiço com a própria polícia. É uma aula de história.

O cortiço é uma expressão de brasilidade. Uma experiência de leitura única e muito proveitosa. O puro suco de Brasil. Tem que ler.
Pilar 23/07/2024minha estante
Foi o primeiro livro que me fez chorar? Ainda em época de escola!


Rick Shandler 25/07/2024minha estante
Espero que tenha sido um choro bom!?




Juliana 13/07/2020

O cortiço
Estou fazendo uma releitura desse livro. O li a primeira vez no colégio e odiei. Minhas amigas adoraram, era o mais emocionante, visceral e vibrante da nossa lista de leituras. Mas eu odiei. Hoje consigo entender que o que eu não gosto nele e não é a narrativa, ou o livro em si que é muito bom. Afinal, os personagens e reviravoltas do livro te prendem e é uma leitura muito boa.
O que me incomoda é a história em si, da Rita e, principalmente, da Bertoleza. Minha professora do ensino médio disse que esse livro mostra a brasilidade corrompendo o português (trabalhador, honesto, justo). E de fato, tudo o que é brasileiro é tratado como imoral, como menor, sem valor e vil. E minha revolta nasce do fato de que eu vejo mais o português, fazendo o que faz de melhor, que é explorar, conspurcar e aviltar a gente simples, alegre e trabalhadora desse país com a sua ganância, desonestidade. Acabei de ler e ainda estou sob o calor da revolta com o fim de Bertoleza. Enfim, é uma leitura a qual é difícil se manter indiferente. Incomoda, o que não deixa de ser muito bom.
comentários(0)comente



Julia4477 29/07/2024

Lindo lindo
AMEI MTO, só confusão, 🤬 #$%!& , sapatão, 🤬 #$%!& , invejosos, mão de vaca, teorias do sec 19 determinismo e mds socorro bom de mais
comentários(0)comente



Pedro.Machado 01/06/2021

Brasil
Desonestidade, avareza, exclusão e alpinismo social, privilégio, prostituição, adultério: Brasil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ingrid72 10/08/2020

um livro que te garante boas risadas, fez com que eu me transportasse a um cortiço no século 19 e conhecesse a cada morador, participasse de seu cotidiano, etc.
comentários(0)comente



Letícia Fontenele 13/05/2021

Interessante
A leitura no início foi bastante confusa pra mim, tive vontade de deixar de lado, mas repensei e reli algumas resenhas para voltar a ter ânimo com a leitura e após a metade do livro eu me surpreendi muito. Por ser um livro antiguíssimo, a linguagem dele tem algumas expressões antigas da língua falada por aqui, mas é perfeitamente possível de entender. O que no começo era arrastado e confuso pra mim, ficou instigante. Comecei a associar os personagens direitinho a cada situação sem me perder com os nomes e até me acostumei com o estilo da escrita. Essa obra é caracterizada por ser uma obra naturalista, principalmente por conta de seus personagens que são descritos de forma animalesca. Acontecem coisas bem pesadas como abuso sexual, prostituição, adultério, assassinato... e isso é o que distancia a obra do romantismo exatamente como as obras realistas fazem. Apesar de eu saber que naquela época era considerado normal, as partes que mencionam a escrava Bertoleza me incomodaram muito por serem, na maioria, racistas. Infelizmente é um problema da época e não rebaixa o nível do livro em momento algum, apenas foi chato pra mim ler aquilo e ler as partes pesadas que eu já mencionei. O final me surpreendeu, me deixou um pouco em choque kkkk pretendo saber a opinião de outros sobre. Fiquei tão chocada que estou achando que não entendi direito o que aconteceu kkkk. Recomendo, é um bom clássico.
comentários(0)comente



2666 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR