Ferdinando Gomes 01/11/2020
MEU DEUS QUE LIVRO É ESSE? Um bombardeio atrás de outro, boom atrás de boom.
O que você faria se descobrisse que será assassinado na sexta feira?
o que você faria se tivesse uma premonição do qual você não faz parte mas precisa impedir?
o que você faria se descobrisse que o serial killer mais procurado da américa está escondido na sua casa e a policia não acredita em você, e ainda por cima quer prendê-lo?
E qual seria sua reação se descobrisse que está preso em uma teia de maldições hereditárias mas não pode ver?
Pegou tudo? pois é a partir dai que o livro começa, bem alucinante mesmo.
Personagens muito bem desenvolvidos e situações que não nos deixa respirar.
O livro tem uma métrica alinhada em 19 capítulos, sendo que o final do 10 promove uma MEGA-HIPER divisor de aguas na história. Inclusive a coragem do autor é de chocar qualquer um, as menções e afirmações feitas pela temática espiritual do enredo são muito, mas muito fortes, do nível que te faz repensar muitos posicionamentos.
Uma grande inovação são os plots coadjuvantes rodando ao mesmo tempo que o do protagonista Jack. A forma como os personagens se unem é muito criativa.
As maldições hereditárias surgem como uma possível explicação da quantidade global de assassinos em série oriundas dos Estados Unidos.
Quando Jack se concentra em capturar o assassino vivo, não resta duvidas que aquilo que aconteceria no último capitulo, aqui acontece no começo, e o escritor faz isso mesmo. A repórter Marisa é mega divertida (A Cena do telefone vai ficar eternizada kkkkkk, foi agoniante ver ela fazer aquilo sem medo nenhum kkkkkkk) a questão das cartas falsas foi bem amarrada porque a reviravolta envolvendo a origem e o precursor delas é fantástica e tipo, ''Tá na nossa cara o tempo todo e a gente não vê''! Embora o roteiro deixe claro que a Amara é menos importante que Marisa, o plot dela é tão bom quanto, pq a MAIOR REVIRAVOLTA da primeira parte é designado a ela com todo o emaranhado envolvendo a policia, a gravides, a perseguição na biblioteca (oh virada inesperada...) e finalmente a ''bomba' envolvendo o marido dela.
Pessoalmente achei que a história dela perderia força após esse ''terremoto'', mas o autor só tava enganando a gente!!!! Oh capitulo 13????? Que foi aquilo!!!! Tanto o arco da Marisa como da Amara explodiram nesse ponto.
Percebemos essa característica do autor em fazer os acontecimentos coadjuvantes eclodirem de uma vez só em momentos inesperados como nos cap 6, 13, 15 e 18.
Os personagem se juntam mas não ficam íntimos, estão ligados por isso em comum e não para compartilharem seus dramas pessoais... E isso é algo que me chamou atenção, porque flui naturalmente sem forçação de barra, conforme a história avança Jack se aproxima com maior afetividade mas ai é tarde demais...
Também vale apena mencionar as salpicadas do FBI e o do departamento de policia pois dão um gosto a mais a história.
Quando os capítulos finais se aproximam a mão do autor pesa e pesa muito, sem dó nem piedade, mais do que eu estava preparado...
Vamos tratar do final, alguém esperava aquele plot twist duplo/triplo/?????
Ficou tudo bem amarrado, é um mérito de Gustavo Negreiros conseguir costurar tantas conclusões para não deixar nenhuma pergunta sem resposta (Viu Ruth Ware, vê se aprende).
Unir assassino em série, maldições hereditárias, premonições e espiritualidade foi uma jogada ousada que surpreendeu pelas maestrias e articulações do roteiro, simpatia dos personagens, brilhantismo do protagonismo, ganchos altamente criativos, do tipo que vc diz: ''eu jamais pensaria nisso'' e o livro ainda tem espaço pra criar muitos diálogos cômicos... Num cena você está apavorado, na outra está rindo... A sensação é viciante e te desafia a tentar descobrir por conta própria quem é o assassino de New York. (Mas não dá, o autor é mais forte.)
Embarcar nesse livro é uma viagem sem volta, você será inundando, sério, com certeza Perfeito Estranho deve ser aclamado e muito premiado, nunca vi na vida nada assim antes, então sim, estou chocado até agora com o final e com este livro.