spoiler visualizarTarcine 10/01/2023
É uma coletânea de 16 contos de Machado de Assis. Abaixo segue um breve resumo de cada conto:
1) A Cartomante: Camilo não acredita em videntes, Rita sim. Diante de um convite estranho de Vilelo, Camilo vai na cartomante para se tranquilizar que nada acontecerá com ele e Rita, porém, a cartomante erra e ao chegar na casa de Vilelo, Rita está morta e Vilelo mata Camilo.
2) Entre Santos: Um padre vê luz na Igreja a noite e pensa que é ladrão. Ao entrar na Igreja silenciosamente, ouve conversas: eram santos colocando o papo em dia. Então, o padre acorda...
3) Uns Braços: Inácio tem 15 anos e gosta de D. Severina que, ao desconfiar disso, começa a tratá-lo de maneira indiferente, até ver que gosta de Inácio.
4) Um Homem Célebre: Pestana é um músico que tem o sonho de compor uma música eterna, tal qual como Chopin e Mozart, porém, ele apenas compõe polcas. Encantado pela cantoria de uma mulher, ele se casa com ela e, quando ela adoentada falece, Pestana se distancia da sua arte de fazer música, só voltando então, quando precisa de dinheiro. Assim vive Pestana até morrer: bem com os homens e mal consigo mesmo.
5) A Desejada das Gentes: Quintília é muito bonita e muitos rapazes a cortejam, mas ela não quer se casar e muitos não entendem o porquê. Ela fica amiga de um dos rapazes (o narrador que está contando a história para um amigo), que se apaixona por ela e a pede em casamento. Ela não aceita, pois prefere continuar com a amizade. Quintília fica muito doente e apenas quando está na beira da morte é que ela se casa com o amigo. O rapaz acredita que aquela moça tinha ao casamento uma aversão puramente física.
6) A Causa Secreta: Garcia cuida de um homem machucado e então, juntos, abrem uma clínica. Garcia se apaixona pela esposa do homem e este, só percebe isso quando vê Garcia beijar sua esposa já morta.
7) Trio em Lá Menor: Maria Regina possui interesse em dois homens: um, jovem e bonito; outro, velho, mas sábio aos seus olhos. Se combinasse os dois numa só criatura, seria o par perfeito. Acabou que não ficou com nem um e nem outro. Sua pena era oscilar por toda a eternidade entre dois astros incompletos, ao som desta velha sonata do absoluto: lá, lá, lá...
8) Adão e Eva: Conversas sobre Adão e Eva e sobre o que pode ter acontecido na história que não consta na Bíblia. Divagações/imaginação dos locutores.
9) O Enfermeiro: Procópio sabe que está à beira da morte e pede que nada seja divulgado antes de sua partida. Assim, ele faz uma espécie de confissão, pedindo perdão. Na história, ele conta que cuidava de um homem e que acaba matando-o. O conto mostra que o ser humano é cheio de sentimentos, sem ser necessariamente bom ou mau.
10) O Diplomático: Rangel gosta de Joaninha e nesse conto, mostra ele com ciúmes dela.
11) Mariana: Depois de 18 anos de separação, Evaristo vai atrás de Mariana, que diz só o amar, mesmo estando casada com Xavier. Xavier morre e Evaristo percebe que Mariana ama o marido.
12) Conto de Escola: De forma escondida, dois colegas fazem um negócio: em troca de uma moeda, um deve ensinar o outro. O professor descobre e pune as crianças.
13) Um Apólogo: Linha e Agulha ficam implicando uma com a outra para mostrar qual é a mais importante, até que o Alfinete diz que a Agulha é boba, pois fica abrindo o caminho pra outra gozar da vida , enquanto ela volta pra caixa de costura.
14) D. Paula: D. Paula tenta reconciliar a sobrinha com seu marido, que está desconfiado de uma traição com o filho do homem que D. Paula traía seu esposo.
15) Viver: Conversa entre Ashasverus e Prometeu. Ashasverus diz que uma nova humanidade surgirá e que haverá um elo entre humanidade e divindade e esse elo será Prometeu, o novo Hércules. É um sonho...
16) O Cônego ou Metafísica do Estilo: Conto que fala de como funciona a gramática de forma romantizada.