Luverissimo 30/06/2024
Éh.... Todos somos Caétes - diz o leitor em tom pessimista.
Confesso que as primeiras 40 páginas foram terríveis, porque eu não estava entendendo para onde iria aquela história, quais eram as motivações, o "pra quê?". Enfim, depois de insistir um pouquinho finalmente me situei mais com os personagens e pude ter um olhar mais social quanto aos acontecimentos. O empolgante desse livro, é como Graciliano consegue criar personagens profundos usando uma narrativa de 1° pessoa.
Eu diria que foi uma leitura bem arrastada no começo, (quase desisti kkkkk), mas que de alguma forma decolou e prendeu a atenção, porém teve um final muito e muito de acordo com a realidade: falamos de mais, invejamos muito, e quando é pra fazer não fazemos. Em comparação a outros sucessos, principalmente com Vidas Secas, esse livro acaba sendo bem simples e linear, vale a pena ter paciência, afinal esse foi o primeiro livro dele. Leitura interessante, muito boa para conhecer mais do estilo do autor!
*(persevere kkkk, e não aumente suas expectativas, ah e é normal sair dessa leitura mais pessimista do que o normal, é o Graciliano....)