The Great Bazaar and Other Stories

The Great Bazaar and Other Stories Peter V. Brett



Resenhas - The Great Bazaar and Other Stories


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Vagner46 22/04/2015

Desbravando The Great Bazaar and Other Stories
E aqui estou eu novamente para contar a minha opinião sobre The Great Bazaar and Other Stories, outro livro do Peter V. Brett que se passa no mesmo universo da série principal.

Situado entre os capítulos 16 e 17 de O Protegido, The Great Bazaar já nos introduz a Arlen como mensageiro e atualmente em Krasia, a Lança do Deserto. Sempre quis saber mais sobre o local, e esse conto sanou um pouco a minha curiosidade a respeito dos krasianos e como eles se comportam.

Em busca de riquezas, Arlen vaga pelo deserto atrás de Baha kad'Everam, um vilarejo krasiano conhecido pelos seus artesãos e as peças de cerâmica que produziam, cujo valor é inigualável. Há mais de 20 anos não há notícias do que acontece no local, que jaz abandonado e sem a presença de humanos, como constatado após uma expedição realizada por krasianos há muito tempo.

Todo mundo sabe que pra trabalhar com cerâmica tem que ter barro e argila, e como isso existe em excesso no local também dá pra imaginar que existe o que mais? Isso mesmo, demônios do barro/da argila!! E nada melhor que um ambiente propício como esse para se camuflarem e realizarem emboscadas contra os viajantes mais desavisados, como é o caso do nosso Arlen...

Voltando um pouco a Krasia, temos um capítulo com o ponto de vista de Abban, o khaffit que Arlen negocia suas mercadorias e o recebe sempre com um humor diferenciado e lábia inigualável.

Nessa parte fica mais evidente o modo que as pessoas em Krasia são tratadas, sendo que os guerreiros possuem um lugar destinado ao Céu e quem não tem capacidade de segurar uma lança e lutar é desprezado imensamente, mesmo que alguns desses "párias" virem bons mercadores no futuro. E as mulheres, então, são praticamente tratadas como ninguém. Algo como acontece atualmente nos países muçulmanos, diga-se de passagem. Isso é assunto polêmico para outra hora.

Krasia é uma cidade com hábitos e costumes totalmente diferentes de todo o resto da Thesa, seja pelo modo como tratam os seus habitantes e reverenciam os seus sacerdotes, seja pelo modo como combatem os terraítas à noite em seus labirintos feitos especialmente para isso.

E a bebida que Abban apresenta a Arlen? O tal couzi é uma "mistura de canela com grão fermentado destilado", muito forte e com um gosto horrível nos primeiros goles. Muitos guerreiros a bebem antes das batalhas, buscando a coragem que possa lhes faltar. Será que Arlen gostou? :v

Mas o momento mais importante do livro não é esse. Quando Arlen e Abban estão discutindo sobre suas mercadorias, o guri do Riacho de Tibbet pede algo que poucos têm acesso: um mapa das ruínas do Sol de Anoch, a cidade perdida onde o Salvador teria dado seus primeiros passos e comandado toda a humanidade contra os terraítas. Um local que não é encontrado há séculos e pode esconder relíquias de valor inestimável, assim como proteções que ninguém mais se recorda.

PULO RÁPIDO PARA O CAPÍTULO 17 DO LIVRO 1: todos sabem que essas ruínas dão uma mexida total na vida de Arlen, e gostei muito de saber como Arlen consegue o mapa de sua localização.

The Great Bazaar and Other Stories também traz trechos cortados de O Protegido por pedido do responsável pela edição ou por vontade do próprio Peter V. Brett mesmo. Um desses trechos é o que Peter desejava que fosse o prólogo da obra principal, mas o editor pediu para cortar por ter uma narrativa diferente do restante da obra. O outro é um capítulo com Leesha indo ajudar uma ex-amiga a recuperar-se de ferimentos, o qual mostra como ela cresceu mentalmente e parece estar preparada para o que o destino lhe reserva.

Temos também acesso a um dicionário krasiano de termos e a um grimório de proteções ao final, sendo que esse possui imagens de proteções ainda não vistas no 1º livro e que podem ser melhor compreendidas por quem já tiver lido os volumes restantes. Muitos me recomendaram ler esse livro curto só depois do livro 3, mas acho que consegui aproveitá-lo de uma maneira satisfatória.

Resumindo, The Great Bazaar and Other Stories é uma leitura interessantíssima e deve ser desbravada por todos os fãs da série e quem mais desejar. Recomendo!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-great-bazaar-and-other-stories.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR