Lau Pinheiro 02/06/2024
6° da unicamp (omg! já estou quase no fim
Gostaria de enfatizar que tanto minha avaliação do livro quanto essa resenha estão incompletas pois li somente os contos que a unicamp solicitou, e aqui vai o resuminho de cada conto para me ajudar posteriormente...
diálogo: descreve um processo de comunicação, que ironicamente não há comunicação. enfatiza a função fática.
além do ponto: achei esse um conto fantástico. narra a passagem de um personagem de um local até a casa de um outro personagem, mas junto com ela todas as idealizações que ele carrega. o nome do conto faz referência a uma passagem do livro que ele diz ter esquecido como se anda, de forma que ele passou do "ponto".
terça-feira gorda: em um cenário de carnaval, dois homens são atacados por serem quem são. conto que traz uma frustração.
pera, uva ou maça?: confesso que não havia compreendido a metáfora principal do conto, que é da ameixa ser associada ao prazer e à melancolia, mas havia feito ligação com o fato da ditadura principal, até porque a própria descrição da ameixa me lembrou NA MESMA HORA a música "cálice" do chico buarque.
o dia que júpiter encontrou saturno: conto mais abstrato da minha vida. mas narra a história de um menino e uma menina que se encontraram em uma festa, em que eles apesar de se declararem limpos, tem a conversa mais louca que eu já li, e falam principalmente sobre astros. o conto faz alusão a morte de john lennon, o que meio que me pegou pq não era algo que eu esperava... e acho um tema sombrio.
aqueles dois: história de aparente mediocridade, das outros funcionários, e repressão, submetida aos protagonistas. conto com final feliz :) gostei de como foi sutil a aproximação dos dois, e como eles não se deixaram abalar ou desistiram de ser quem eles são.