Lelê 20/01/2021Seria Júlia nossa Jane Austen brasileira?A Falência é um romance realista/naturalista que se passa no Brasil republica. Narrando a história de uma tradicional e perfeita família rica brasileira, ao menos aos olhos da sociedade, enquanto a autora nos apresenta um panorama bem diferente e recheado de críticas e sarcasmo, a moda Jane Austen porém menos discretas e elegantes, em relação a tradicional família brasileira.
Com uma história bem curta, conhecemos os oito integrantes principais dessa família e alguns adjacentes de maior relevância, de forma bem completa, com seu caráter, ambições, medos e paixões. As personagens femininas tem muita espaço e se desenvolvem e amaduressem ao longo da narrativa de forma bem única. Como vemos na protagonista Camila (que teria sido nossa Madame Bovary caso aquela tivesse sido escrita pelas mãos de uma mulher), uma personagem tão controversa e fútil que tem uma jornada de redenção muito mais esperançosa que as desastrosas personagens femininas que a antecederam na literatura. Enquanto com os personagens masculinos acontece o oposto e aos poucos eles vão se degradando mais, e a eles são associados praticamente todos os valores negativos tratados na obra.
O livro é permeado de críticas e temas polêmicos para a época, como: adultério, independência feminina, machismo, rascismo, fanatismo religioso, ganância, entre outros. Mas de todos o mais relevante na história toda é a condição feminina naquela sociedade patriarcal e as expectativas impostas as mulheres. Ao final da narrativa temos uma grande surpresa em relação ao desfecho dessas mulheres, que provavelmente inaugurou pensamentos bem a frente de seu tempo.