Evy 21/08/2024ADOREI!!Ler esse livro foi como embarcar em uma montanha-russa de absurdos deliciosamente bem-humorados, onde tudo é possível: viagens temporais, encontros com aliens e personagens bizarros que parecem saídos de uma viagem ácida muito doida. A premissa de Bob, um sujeito comum cansado da rotina e disposto a largar tudo para construir uma máquina do tempo disfarçada de máquina de escrever, já é intrigante por si só, mas a execução desse plano maluco vai muito além do esperado.
Bob, ou melhor, Bernardo, é o tipo de personagem que a gente adora seguir: meio desajeitado, irônico, um tanto excêntrico, e profundamente cativante em sua busca por algo mais significativo na vida (será porquê a gente se espelha?). O que o separa de simplesmente jogar tudo para o alto e fazer uma viagem comum é a genialidade um tanto excêntrica que o leva a construir um aparato bizarro capaz de abrir portais no espaço-tempo. O resultado disso é um desfile de acontecimentos imprevisíveis, repletos de referências culturais e situações insanas — tudo com uma fatia de pizza do Restaurante do Waldir no meio.
Parece loucura? E é, mas essa é a graça. Desde o primeiro capítulo, fica impossível parar de ler e você se vê entrando e saindo de portais e universos doidos junto com os personagens e querendo chegar mais longe. A história tem um ritmo rápido e imprevisível, mas nunca perde o humor. As cenas são recheadas de trocadilhos, situações cômicas e diálogos inteligentes, que deixam a leitura leve e descontraída. Mesmo nos momentos mais tensos ou surrealistas, como quando Bob se encontra em outros planetas ou interage com personagens estranhos, há sempre uma pitada de absurdo que equilibra a tensão com o riso.
Outro ponto alto é o cuidado estético da obra. A edição da Pipoca e Nanquim é maravilhosa: capa dura com detalhes fosforescentes, um design criativo inspirado nas montagens de Terry Gilliam e Jack Kirby e ainda brilha no escuro!! Sim!! Além disso, você consegue ler a história partindo de qualquer capítulo e mesmo assim tudo faz sentido. Uma obra única!
Gastaria Tudo com Pizza me deixou com a sensação de que, às vezes, o absurdo da vida pode ser a melhor resposta para a monotonia. É um livro que mistura ficção científica, comédia e uma boa dose de nostalgia, tudo com muita originalidade. Para quem gosta de histórias inusitadas e não se importa em se perder um pouco entre portais e pizzas, essa é uma leitura obrigatória.
Super recomendo!!