Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4268 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


anafbranco 03/01/2022

comecei em 2021 e terminei em 2022 - mas é tao atual (?) que poderia ler em qualquer ano!! mt bom mesmo
JoAo366 03/01/2022minha estante
É um livro necessário para a vida. Ele abre os olhos.


juli 03/01/2022minha estante
talvez seja minha próxima leitura, mto animada!




Aline 25/03/2021

Admirável Mundo Novo
Um clássico, e com razão! Mesmo escrito a anos atrás é extremamente atual, falando de temas muito relevantes, como:

*Arte e filosofia: dialoga muito com a filosofia existencialista (liberdade e responsabilidade do homem). Possui muitas referências a Shakespeare!

* Marcas de um governo totalitário

* Processo Bokanovsky- princípio da produção em série aplicado na biologia. Homens e mulheres padronizados. Quanto mais pessoas iguais mais estável e previsível a comunidade.

* Hipnopedia: A liberdade de escolher o que desejamos, de falar o que pensamos quando tudo isso já foi previamente sugerido.

* Sexualização na infância já abordado naquela época. Realmente visionário!

* Família e qualquer relacionamento intenso e prolongado é desencorajado por trazer conflitos e tristezas. ? Mas cada um pertence a todos?.

* Não é permitido estar triste ou sofrer, portanto os sentimentos intensos são proibidos. Pessoas rasas, fúteis e consumistas.

*Tira-se as regras e satisfaça todos os desejos para que haja equilíbrio, nenhum tipo de loucura ou euforia.

* Não se pode ficar sozinho, isso levaria a reflexão e autoconhecimento.

* Ser feliz ou livre? Vida perfeita ou vida humana? A verdade é que ser humano é ser ?um parafuso redondo num buraco quadrado?.

* Encher a vida de distrações para que não haja tempo para pensar ou ler (coisas gratuitas).
Leonardo88 25/03/2021minha estante
Muito bom o livro mesmo ! Sempre um sistema a nós dominar!
Parabéns pela resenha


Leonardo88 25/03/2021minha estante
Nos*


Josana.Baltazar 25/03/2021minha estante
Não gostei do livro, mas amei a resenha




mat 14/10/2020

U(dis)topia
Admirável Mundo Novo

Autor: Aldous Huxley ??

Nota: ???? (4/5)

Esse livro acompanha uma sociedade em torno de 600 anos no futuro, é uma utopia (ironia), onde todos tem seus papéis e castas, com cada indivíduo sendo feliz na sua posição pré-determinada, isso devido ao seu condicionamento comportamental. Já quando não estão contentes, utilizam uma droga chamada "soma". Nesse contexto há o personagem Bernardo que se sente deslocado a essa sociedade que nega o afeto e intimidade, é frívola e futil, então, a partir disso, ele viaja para uma reserva de selvagens (que se comportam como nós atualmente), e conhece Linda e seu filho John, e então as falhas desse Admirável Mundo Novo começam se manifestar de modo acentuado.

É um livro um pouco arrastado nas primeiras 50 páginas, mas depois entra em modo frenético, é uma forte crítica ao pensamento liberal (não só na economia,  mas também nos costumes), e tem um final amargo como toda boa distopia.
Jhonatan.Gabriel 17/10/2020minha estante
Preciso começar a fazer resenhas, mandou bem nessa aí!


Jhonatan.Gabriel 17/10/2020minha estante
Atualmente são tantos os segmentos sociais que se torna muito simplista dividir apenas em liberais e conservadores.

Não é uma crítica apenas aos liberais (econômicos ou de costumes); até porque há um Estado totalitário controlando absolutamente tudo, então eu não consigo enxergar nada de liberal econômico aí, e sim, precisamente uma crítica ao aumento de atribuições que damos ao Estado, e aos costumes que estão sendo cada mais difundidos (assim como você citou).




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Antonny.Fillype 21/04/2021

Admirável mundo novo, ou seria louco?
Essa obra é diferente de qualquer outra distopia, pois trás a proposta de uma sociedade que possui valores invertidos, onde a monogamia é considerado algo estranho e obsceno, onde as crianças são fabricadas pela fertilização in vitro e jamais por relações sexuais, os conceitos de familia compostos de pai e mãe são ultrapassados e incomodos quando citados, onde as crianças e adolescentes são ensinados pela hipnopedia (aprendizado durante o sono, através de repetições de informações), seus valores, modos de pensar e muitas outras coisas. Em admirável mundo novo a sociedade é dividida em castas, contudo isso não se torna um problema nem para as classes mais baixas, pois todos aprenderam a se sentir bem e estar felizes com o que fazem e aceitarem sua casta seja ela inferior ou superior. A felicidade é algo que faz parte da vida deles como oxigênio, estão sempre felizes e mesmo quando algo fora do padrão acontece, eles tem uma droga chamada de "soma" que faz com que eles voltem a normalidade e se sintam bem. Nessa sociedade a morte pra eles não é um motivo pra se entristecer, eles também não tem acesso a poesia ou nada do tipo, pois pra eles os livros antigos não podem ser entendidos. Vale ressaltar um pequeno detalhe, sobre a fabricação de crianças, como a biologia nessa sociedade é bastante avançada, eles conseguem produzir gemêos em massa, todos com o mesmo rosto e os mesmos aspectos fisícos. A casta nessa sociedade é definida pela quantidade de oxigênio injetada no feto, quanto mais oxigênio mais alta a casta e vice versa. Eles cultuam sempre a beleza e a saúde, as doenças são sempre evitadas e aparência muito bem cuidada, tanto que quando aparece uma personagem gorda eles ficam impressionados com seu estado. Eles dividem o tempo em antes e depois de Ford, aquele da produção em massa. A história é toda centrada nas diferenças do primitivo e moderno, eles chamam os que vivem um estilo de vida diferente dos deles de "selvagem". Pra eles conceito de Deus foi completamente deixado de lado, pois por mais que ele exista, eles vivem numa sociedade perfeita, onde não há dor e nem sofrimento. Tudo que é feito pelo governo é voltado pra fabricação e pro consumo, se não favorece esses dois é considerado inviável.
A história vai girar em torno do personagem Bernard Marx que faz parte de uma casta superior, contudo durante sua gestação houveram alguns problemas que faz com que ele tenha certos conceitos diferentes e sinta-se excluido dos demais e ele sempre é julgado pela sociedade por esse defeito genético. Um certo dia, Bernard decide leva Lenina outra garota também de casta superior para passear numa reserva primitiva onde vivem "os selvagens", pessoas que vivem estilo de vida de diferente do deles, com a monogamia, o conceito de família baseado em pai e mãe, que vivem com a poesia, a literatura e tudo a que eles repreendem. Então nesta reserva Bernard se depara com Linda, uma mulher que havia nascido na civilização igual ele, contudo foi excluida por ter um filho e acabou ficando nessa reserva e logo em seguida ele conhece o filho dela John que foi criado como um "selvagem". Bernard decide levar os dois para a civilização e lá acontecem inúmeros imprevistos, John começa a ser estudado, pois ele e Linda são considerados aberrações perante aquela sociedade perfeita e John com seu senso critíco passar a ser uma ameaça para a estabilidade social ali presente. Eles tinham como lema da socieade "comunidade, identidade e estabilidade".
Agora um pouco da minha opinião sobre, no começo estava algo bastante cansativo, pois foi uma grande explicação de como a sociedade funcionava, sempre falando muito da biologia avançada, mas depois melhorou, e foi fluindo bastante, principalmente na parte da viagem de Bernard para a reserva primitiva, acho que esse foi o ponto onde a história começou a caminhar mais e foi nesse ritmo que considero bom até o final. O final foi algo bem enigmático, as interpretações que podem ser feitas são diversas, mesmo não tendo me tocado tanto, senti um pouco do que ele quis passar no fim, eu recomendo essa obra pra quem quer entender um pouco mais de distopias e gosta de finais que pedem uma interpretação mais profunda da mensagem central da obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cami 04/12/2021

Me senti muito burra, demorei quase um mês pra entender o que eu tava lendo.
A trama é tão chata que eu não tinha vontade nenhuma de prosseguir com a leitura, mas eu perseverei e terminei.
O meu problema não foi a escrita, não achei difícil nem nada, achei até que é muito boa, o negócio é que a história é muito chata e intediante.
Nas primeiras 150 páginas é basicamente uma explicação de como o universo funciona, como é a sociedade e como ela se porta, enfim o autor usou 50% do livro só pra explicar como tudo funcionava, foi literalmente uma aula e foi uma das ruins.
Nas próximas 100 páginas tem uma historinha até que interessante, são apresentados alguns personagens e o cotidiano deles, mostra um pouco dos pensamentos deles, tem um plotzinho bem bom, mas que é super previsível. Odiei os personagens, acho que é por isso que eu caguei tanto pra essa parte da história, se o povo fosse melhorzinho eu até teria gostado, mas são todos chatos, eu só queria que eles se fudess3m, não aguentava mais ficar na cabeça daqueles insuportáveis.
Nas últimas 50 páginas o autor já ta fechando a história e caminhando pro final, rola ali um plot legal e a finalização da história, eu realmente gostei dessa parte, foi a parte que me fez dar essa nota pro livro, achei o final interessante, tirei ótimas reflexões dessa parte, o livro todo num geral traz boas reflexões, mas essa parte em especial foi a mais inteligente.
Queria muito fazer um resuminho legal de como a sociedade funciona e da premissa inicial, mas ficaria muito confuso, então deixa pra lá.
Enfim passei muita raiva lendo, mas acima de tudo foi o livro que mais entediou em toda a minha vida de leitora, é no máximo uma história razoável.
Carolina.Gomes 04/12/2021minha estante
Q pena! Acho essa uma das melhores distopias.




Luly @projetocabeceira 24/01/2021

Transgressor e visionário
?Pane no sistema, alguém me desconfigurou?. Imaginar uma sociedade onde tudo é bonito, todos são felizes, não há discordância, nem tristeza, ninguém envelhece, parece incrível. Mas o preço a se pagar é muito alto: perda de valores, fim da família, dos relacionamentos, pessoas criadas em laboratório, condicionadas através de estímulos desde crianças as condições que o governo desejava, entre outras coisas que tornam a vida sem sentido e robótica. Mas quando HUXLEY, lá nos anos 30, talvez nem ele imaginasse que muito do que criou nessa sociedade distópica fosse ser tão próximo de uma realidade cerca de 80 anos depois.
comentários(0)comente



Lipe 10/06/2020

Necessário para os nossos tempos de felicidade artificial, manipulação das massas, desapegos emocionais, negacionismo científico e histórico, ataques à cultura, consumos excessivos, lutas de classes...
comentários(0)comente



Stephanny.Manini 25/10/2020

Clássico
Um clássico de ficção científica, e ao ler esse livro me surpreendi que retrata um futuro que já não me parece tão distante e foi o que mais me surpreendeu e uma parte bem importante que vale destacar é sobre o contraste entre as civilizações, a “antiga” e a “nova”, vale muito a pena ler.
Bells 26/10/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, trás tantas reflexões.




Nani84 11/07/2023

No início achei que iria agarrar um pouco na leitura, mas no decorrer das descobertas e metáforas sobre a vida a história pega ritmo e nos faz refletir. Tem trechos mais descritivos, mas nada que atrapalhe, tendo em vista que é um livro mais antigo. Recomendo
comentários(0)comente



Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Admirável Mundo Novo" é uma obra de ficção científica escrita pelo autor britânico Aldous Huxley e publicada em 1932. A história se passa em um futuro distante em que a sociedade é organizada de forma rígida e controlada, em que todos os aspectos da vida das pessoas são determinados desde o nascimento. O mundo é dividido em castas e cada pessoa é condicionada desde a infância para desempenhar um papel específico na sociedade. A felicidade é alcançada por meio do uso de drogas e da supressão de emoções e pensamentos conflitantes.

A trama gira em torno do personagem Bernard Marx, um indivíduo que não se encaixa nas normas estabelecidas pela sociedade. Ele se apaixona por Lenina Crowne, uma mulher que segue fielmente as regras impostas. Juntos, eles viajam para um lugar chamado Reserva Selvagem, onde encontram pessoas que vivem de forma diferente do que estão acostumados. Lá, conhecem John, um homem nascido na Reserva, que é levado para o mundo civilizado e acaba se tornando uma espécie de celebridade.

Ao longo da história, Huxley explora temas como a tecnologia, a individualidade, a liberdade, a busca da felicidade e o controle da sociedade sobre os indivíduos. Ele apresenta uma visão sombria do futuro, em que a busca pela perfeição e pela felicidade acaba se tornando uma forma de opressão.

Ficha técnica:

Gênero: Ficção científica;
Temas: Tecnologia, individualidade, liberdade, felicidade, controle social;
Personagens principais: Bernard Marx, Lenina Crowne, John;
Ambientação: Futuro distante;
Estrutura: Narrativa linear em terceira pessoa;
Destaque: Visão sombria do futuro em que a busca pela perfeição e pela felicidade acaba se tornando uma forma de opressão.
Conclusão:
"Admirável Mundo Novo" é uma obra clássica da ficção científica que apresenta uma visão crítica e sombria do futuro. Huxley utiliza a narrativa para explorar temas relevantes, como a tecnologia, a individualidade, a liberdade e o controle social. A obra continua relevante até hoje e é uma leitura indispensável para quem se interessa por ficção científica e por reflexões sobre o futuro da humanidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Almeidz 29/10/2020

Bom, não me agradou muito, história não me prendeu e os personagens pouco menos. No entanto, as mensagens são bastante atuais, o poder de uma cultura, o poder de extremos. Infelizmente não consegui entrar no livro, mas foi uma leitura válida devido a obra ser considerada umas das principais distopias e precursora de tantos outros do gênero.
comentários(0)comente



Ari 26/09/2023

Sem dúvidas uma das distopias mais chocantes que já li. Ainda estou processando essa leitura? Tem algumas partes meio difíceis de compreender. O final me deixou com um ponto de interrogação enorme na cabeça, mas talvez a intenção seja essa. No geral, gostei bastante. É bem chocante e faz você pensar sobre muitas coisas.
comentários(0)comente



Danile.Machado 24/05/2022

Um Mundo Novo com um final digno de sua atmosfera
Um Mundo onde todos são felizes, ou melhor, obrigatoriamente felizes... Com certeza esse livro tem um impacto e tanto em uma sociedade que está sempre em busca da felicidade, mas a preço de quê? Em Admirável Mundo Novo o preço são os Valores como nós conhecemos hoje, Deus, família, comunidade.
Será que não se preocupar com nada e simplesmente ser feliz é possível?
A leitura, apesar de arrastada em alguns pontos, é reflexiva e muito boa, recomendo pra quem gosta de clássicos e distopias. Com certeza o final me lembra essa atmosfera tão ambígua quanto a própria palavra distopia...
comentários(0)comente



4268 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR