Yslana 16/02/2022
Contos Inacabos, assim como o Silmarillion, são obras publicadas postumamente, ambas organizadas então pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien, através dos vários escritos deixados pelo pai, dentre elas, cartas, explicações mais pormenorizadas, diversas histórias diferentes, e as notas escritas pelo próprio Christopher, são essenciais para entender todo o universo criado por Tolkien, além de outras versões e narrativas sobre a história da Terra Média desde a Primeira Era, a Segunda Era e a Terceira Era, o livro segue essa ordem (por eras) e nela contém os personagens e histórias que fazem parte de cada uma delas.
À exemplo, temos Gandalf, o Cinzento que aparece na Terceira Era junto com os Istaris, a ordem dos Magos da qual ele faz parte. E ficamos sabendo de onde ele veio, como e o porquê da vinda dele à Terra-Média e os seus propósitos nessa terra e de como ele organizou toda aquela aventura com Bilbo em O Hobbit.
Em Contos Inacabos, temos portanto histórias extendidas (mesmo que inacabadas) tanto do Silmarillion quanto do Senhor dos Anéis, isto é, partes importantes que estão inseridas nos dois livros citados, encontram-se aqui ampliadas e perfeitamente detalhadas. Por exemplo, uma das minhas favoritas que também está em o Silmarillion, é sobre Tuor e a sua chegada a Gondolin, e a triste e épica história da vida de Turin, a história de Galadriel e Celeborn e inúmeras outras igualmente interessantes e incríveis.
Os livros vão, dessa forma, se complementando, e serve também como um aprofundamento das histórias da Terra-média e pra quem quer ter mais informações sobre as histórias que estão no Silmarillion, e pra quem quer seguir uma ordem cronológica de todas essas histórias.
É necessário incluir também os apêndices que estão no livro do Senhor dos Anéis, pois são super importantes para compreender toda essa fantástica e maravilhosa história, que inclusive a história da nova série da Amazon será baseada nesses apêndices que estão em O Senhor dos Anéis.