Leonardo 16/05/2022
CONTOS que infelizmente estão INACABADOS
Contos inacabados é uma coletânea de histórias do universo criado pelo Tolkien, que abrange O Hobbit e O Senhor dos Anéis, entre outras histórias ocorridas em Arda (mundo onde se passa as histórias). Foi lançado em 1980 no Reino Unido pelo seu filho, Christopher Tolkien.
Diferente de O Silmarillion, onde o Christopher fez algumas alterações na escrita para ficar mais acessível, aqui ele apresenta as escritas de Tolkien na sua forma original, o que acaba sendo muito interessante, apesar da leitura ficar um pouco complicado.
O livro é dividido em quatro partes, sendo que a primeira narra a história de como Tuor chegou ao reino secreto de Gondolin. Ainda na primeira parte é narrado a história de Turín, mostrando todos os efeitos da maldição que Morgoth lança sobre seu pai, Hurín, e de como isso afetou a vida dele e de muitos que viveram com ele. Todas essas histórias da primeira parte ocorreram na Primeira Era.
A segunda parte, que se passa na Segunda Era, é contado um pouco da história de Númenor, o reino dos homens que ficava em uma ilha, antes de ser destruída por Eru. Aqui é descrito um pouco da geografia dessa ilha, e é contado a história de Aldarion, que tinha fortes ligações com os habitantes da Terra-Média e que posteriormente se tornaria rei de Númenor. Também fala um pouco da linhagem de Elros, irmão de Elrond que escolheu se tornar um mortal, e assim ganhou um reino dos Valar que ficava na ilha Helena, que tinha uma forma de estrela (Númenor). Ainda na segunda parte é contado um pouco sobre Galandriel e Celeborn.
A Terceira parte, que se passa na Terceira Era, é contado sobre o desastre no Campo de Lis, onde Isildur acabou sendo morto e o Um Anel acaba se perdendo por muitos anos, sendo encontrado milhares de anos depois por uma sub-raça dos hobbits. Nessa parte nos é mostrado alguns eventos que ocorreram durante a Guerra do Anel (O Senhor dos Anéis e também O Hobbit), como quando Gandalf tenta convencer Thorin a levar Bilbo na sua aventura. Já na quarta parte é falado um pouco sobre os Drúedain, que é uma sub-raça humana que moravam junto com os Haladin. Também é falado sobre os magos (istari) mostrando um pouco de suas origens. E por último podemos conhecer um pouco mais sobre os Palantirí (aquela bola de cristal que Peregrin pega no livro As Duas Torres) e como ele pode ser usado.
É um livro indispensável para todo amante de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, pois aqui podemos ver com mais profundidade esse universo incrível criado pelo Tolkien, além de ter algumas passagens que ocorreram durante O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Porém tem uma leitura um pouco mais pesada, e é muito importante já ter uma noção das histórias ocorridas nas primeiras eras pra ter um entendimento mais amplo.