Thiago275 06/07/2021
Muito bom, mas não indicado para iniciantes
Publicado pela primeira vez em 1980, Contos Inacabados é o segundo livro póstumo de Tolkien ligado ao Legendarium (o conjunto de histórias fantásticas passadas na Terra-Média ou em Beleriand).
No entanto, ao contrário do Silmarillion, que contém uma história completa e coesa, aqui encontramos uma série de textos diferentes na forma, no acabamento e na data de escrita. São inacabados tanto no sentido literal (caso de "De Tuor e Sua Chegada a Gondolin") quanto num sentido mais amplo, como um texto que nunca teve uma definição conclusiva nem uma forma final (caso de "A História de Galadriel e Celeborn).
Em certos aspectos, esse livro é mais trabalhoso, tendo em vista que, além do texto de Tolkien, temos comentários de seu filho Christopher, notas explicativas (tanto de Tolkien como de seu filho), apêndices e um glossário. Não seria exagero classificar Contos Inacabados como um livro de estudos.
No entanto, o "estudo" compensa. Aqui encontramos verdadeiras pérolas, dentre as quais, na minha opinião, as histórias de maior interesse são aquelas que dizem respeito à Terceira Era, época em que se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Por exemplo, "A Demanda de Erebor" mostra como Gandalf escolheu Bilbo para ingressar na companhia de anões que iam à Montanha Solitária e como foi difícil para ele convencer Thorin do acerto disso. Já "A Caçada ao Anel" mostra a busca dos Espectros do Anel pelo longínquo Condado, onde morava Frodo.
Ao fim, temos três "ensaios" de Tolkein acerca de detalhes de suas histórias. O mais interessante é aquele sobre Os Istari (os magos), em que ficamos sabendo quem eram, de onde vieram e qual era sua missão.
Esse livro mostra porque Tolkien é um dos meus autores preferidos. Mesmo suas histórias "inacabadas", com várias versões, interrompidas ou somente esboçadas possuem uma grandiosidade que poucos escritores conseguem alcançar. Mesmo "inacabadas", suas histórias mostram o quão profundo e detalhado era o universo criado pela mente do Professor.