patrickpegurin 03/10/2011
Contos Inacabados - Um Livro Para Fãs
Este é um livro que, definitivamente, não é indicado para todos. Em primeiro lugar, se você não leu O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, não deve passar nem perto do Contos. Se você leu, mesmo assim, ainda são necessários alguns pré-requisitos básicos para poder apreciar esta obra: ser muito fã de Tolkien e todo o uiniverso criado por ele; e ser muito curioso.
O livro, basicamente, tem dois tipos de conteúdo: ficcional e enciclopédico. Isso mesmo. Boa parte dele é como se fosse um apanhado de informações sobre a Terra-média (ou Númenor) e seus povos, costumes, línguas e afins. Como se você, de fato, estivessde lendo uma enciclopédia. É aqui que entra a questão de ser curioso.
Outra constante são as duas (ou até mais) versões para uma mesma história. O que é preciso entender é que o Professor planejava escrever muita, mas muita coisa mesmo sobre seu 'universo'. Acontece que ele era um ser-humano e, como tal, foi vítima do inevitável destino da espécie: a morte. Sendo assim, apesar de desejar, não pôde terminar sua obra e deixou muita coisa incompleta, em rascunhos, textos sem revisão, com mais de uma versão, sem que tivesse tido tempo de escolher por uma como a definitiva. Então seu filho, Christopher - a quem devemos agradecer pela honra de podermos ter este livro em mãos - juntou as melhores histórias deixadas por seu pai (não só as melhores, mas também as que estavam num estágio mais avançado de finalização) e nos presenteou com estes Contos Inacabados.
Em vários momentos, então, após ler uma história, somos apresentados a outra versão dela mesma, muitas vezes com informações importantes diferentes. E é aqui que entra o pré-requisito vital para se apreciar a obra: ser (muito) fã de Tolkien. Afinal, não é todo mundo que deseja saber em que ano o Professor começou a escrever um conto, depois de quanto tempo ele o modificou, o que foi modificado e por aí vai.
Mas apesar de tudo isso, o livro também apresenta boas histórias, que acrescentarão bastante para quem deseja conhecer mais sobre a Terra-média e sobre Númenor. O melhor conto, aliás, na minha opinião é o que trata sobre Aldarion, o marinheiro númenoriano que depois se tornou Rei e Erendis, sua esposa. Dá uma boa idéia de como eram os costumes da ilha de Númenor, e de fatos acontecidos na Segunda Era - informações que não foram satisfatoriamente apresentadas n'O Silmarillion.
Outro conto muito interessante, é o que trata da formação do povo de Rohan e de como eles vieram habitar as terras ao norte de Gondor.
No mais, temos complementos de histórias já conhecidas, como as de Túrin e Tuor, dos anões que levaram Bilbo à Montanha Solitária, de Saruman e como este se tornou um traidor, entre outras.
Portanto, se você leu os três livros já citados no começo deste texto, é uma pessoa curiosa e um grande fã do Mestre Tolkien, não pode perder estes Contos Inacabados.