The Old Man and the Sea

The Old Man and the Sea Ernest Hemingway




Resenhas - The Old Man and the Sea


79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


patyd.pois 17/11/2024

Para pensar
A história em si é bem direta, mas gostei dos temas que traz, carrega muito significado e reflexões sobre a vida. Entendo porque é um livro aclamado, só acho que teria aproveitado mais se tivesse lido em outro momento.
comentários(0)comente



magikaw 20/10/2024

Com sua prosa concisa e poética, Hemingway explora temas de perseverança, dignidade e a busca por significado em meio ao sofrimento. A relação entre Santiago e o mar é profunda e simbólica, refletindo tanto a beleza quanto a brutalidade da vida. Esta novela é uma meditação sobre coragem e resiliência, tornando-a uma leitura essencial que ressoa com a experiência humana universal!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Veri 05/09/2024

Até onde podemos chegar
Confesso que no começo eu estava achando meio arrastado. Não gosto e não entendo de pesca, e o começo é muito específico.

Mas logo vira uma questão muito mais filosófica, sobre a resiliência humana, sobre apegos, sobre até onde podemos chegar, sobre propósito, sobre como seguir em frente. Adorei!
comentários(0)comente



Isadora 03/09/2024

Uma nova experiência
Quem diria que uma história de uma pesca me manteria entretida do começo ao fim! Descobri esse livro pela lista do Goodreads "Most influential books under 100 pages" e que leitura boooa! A escrita flui como uma dança e podemos perceber claramente a habilidade do escritor em descrever e construir acontecimentos. Afinal, como que você escreve sobre o tema pescaria sem soar redundante e apático? Simplesmente ele escreveu, de forma galante, parecendo tão simples mas ao mesmo tempo é algo de se admirar. Por um curto período me afeicoei e me importei muito com Santiago e torci para que desse tudo certo. O climax me manteve na beira da cadeira e me agitou muitíssimo, devorei páginas e páginas buscando saber o desfecho, alertando mais uma vez pra bela escrita desse clássico. Ótima recomendação!!
comentários(0)comente



Anna Paula 18/08/2024

Clássico da narrativa
Como uma singela aventura de um velho no mar pode te prender por mais de 100 páginas?

Eu respondo: A qualidade que o escritor traz.

A história é plenamente descritiva, algumas pontadas de reflexão, mas pega mesmo em acompanhar a solidão, a força de vontade, o respeito ao mar desse velho lobo e como tudo se desenrola. Ele vai conseguir? Vai sobreviver? Enlouquecer? O peixe vai vence-lo, arrasta-lo, ou sucumbir? Vai cair uma tempestade? Vão morrer de fome, sede, dor? E os tubarões? Se perder ou voltar pra casa? Como?
É assim que nem sentimos as páginas passando, tamanha a qualidade narrativa.
comentários(0)comente



Yaya 14/08/2024

Chato e Monótono
A história do Velho e o Mar parece bem promissora quando você enxerga de fora como um clássico da literatura, mas a vida solitária conforme ele navega mar adentro, sentindo falta da civilização (principalmente um menino em específico que ele relembra pelo menos 1 vez em cada 2 páginas) é bem entediante de ler.
A ação se dá pelos animais marinhos que o Velho encontra no caminho, mas são acontecimentos tão específicos e uma linguagem ainda mais específica que não prende nossa atenção e faz-nos torcer pra acabar logo.
comentários(0)comente



Monblanc.Stella 14/07/2024

O velho e o Mar
Bom, levando em conta que se trata de um clássico, a leitura é até bastante fluída; não é muito interessante como um livro de fantasia/ficção tradicional ou uma história com uma ação intensa, mas consegue prender a atenção do leitor em alguns pontos mesmo assim. Sabendo que o autor tem uma escrita bem elaborada e que deixa "elementos-pista" em suas narrativas, fui ler tendo isso em mente, mas ao final do livro por mais que tivesse prestado bastante atenção em minha leitura casual, não consegui tirar nenhuma análise grandiosa da construção ou da mensagem do livro, fiquei apenas com algumas ideias sobre reflexões possivelmente propostas por ele, como por exemplo, acerca da função do homem diante da natureza, da velhice e do reconhecimento perante uma comunidade, mas nada além, talvez eu leia alguma análise sobre depois, mas pessoalmente, não ficou claro nessa primeira vista. No geral é um bom livro, mas nada muito extraordinário.
comentários(0)comente



@somegood.books 04/07/2024

Hemingway parece falar direto com a gente ??
No dia do meu aniversário acordei cedo como de costume e desejei bons ventos no meu horizonte. Peguei esse livro na cabeceira e pedi um sinal do universo para me guiar pelo meu ano novo particular e li, sem nenhuma surpresa, o trecho que dizia: we have no hurricane coming now. ?

Hemingway é assim. Ele parece falar diretamente com você em suas obras. Especialmente nessa. O peso que esse ? tem. A força que ele traz. A perseverança que esse velho e imbatível homem inspira. Impressionante ler e agora reler na língua em que foi escrito. Mergulhar nesse mar em forma de livro, tão sucinto e bem escrito, é mergulhar também em um caminho para o autoconhecimento.
comentários(0)comente



Josie 01/05/2024

Livro que provoca diversos sentimentos apenas com a narrativa de uma pequena e singela aventura; angústia, esperança, tristeza, apreensão, resignação. Um belo livro, afinal.
comentários(0)comente



Nicole.Avancini 12/03/2024

Esperava mais reflexões. pela reputação do autor, imaginei que a história seria mais introspectiva, mas achei muito mais focada em simples descrições do cotidiano do velho pescando no mar.

a escrita é simples, bem effortless, não achei nada de especial, mas tbm não quer dizer que seja ruim ou maçante. as melhores partes são os diálogos com o menino, e perceber a bela relação entre eles.

é uma leitura fácil, pra ser feita em poucos dias. vale a pena como primeiro contato com o autor
comentários(0)comente



nicolehuberr 04/03/2024

Encontrei mais do que esperava nessa leitura
Apesar de ser uma obra um pouco lenta e monótona, eu gostei da forma como foi narrada. A maior parte da história se passa em alto mar e os diálogos são, em sua maioria, do velho Santiago consigo próprio. Gostei muito da forma como Hemingway organizou as falas e pensamentos do velho, dando ao leitor a impressão de que esse estava conversando com ele mesmo como se houvesse dois velhos no mesmo barco. O mar também se faz personagem e vai além de um mero cenário, assim como os animais marinhos encontrados pelo velho pescador. A relação de Santiago com os demais - o menino, o mar e o grande marlim - é tocante, mas o que mais me encantou foi a relação do personagem com ele mesmo e com os seus pensamentos. Apesar da história ser simples, é de uma complexidade imensa, e fez com que eu sentisse a angústia do personagem-título em relação à vida.
comentários(0)comente



Lari Giotti 17/02/2024

Dica para praticar inglês
Li esse livro para praticar inglês pelo app EWA, gostei da história e tem como colocar áudio também. Vocabulário marinho.
comentários(0)comente



Gabriel1994 15/01/2024

O Velho e o Mar é uma história simples de autosuperação, vontade e sacríficio de um pescador em alto mar. A prosa é bem simples e até meio rústica às vezes, sem muitos detalhes e focando mais nos pensamentos imediatos do protagonista enquanto os problemas vão surgindo. Recomendo!
comentários(0)comente



louisechacon 11/01/2024

(já tinha falado sobre esse livro mas não contou para a resenha haha) a leitura é bonita e poética, mas muito arrastada. apesar de ser um livro curto, demorei meses pra conseguir terminar. ler em inglês não me ajudou, já que tem bastante vocabulário de pesca
comentários(0)comente



79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6