Numezu

Numezu Alexandre Moreira




Resenhas - Numezu


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Chimp 22/07/2024

Primo do Cthulhu
O livro narra duas histórias simultâneas, uma sobre um casal com o relacionamento por um fio, à bordo de um luxuoso barco no Mar Mediterrâneo e a outra, sobre um rapaz que descobre a traição da namorada e a partir do término, foge de uma possível retaliação, em uma aventura até a costa da França.
No Mar Mediterrâneo, é onde ocorre o desespero e horror, com cenas tensas, violentas e repulsivas devido à aparição de Numezu, uma entidade cujas semelhanças com o monstro tentaculado de Lovecraft, são grandes.
A escrita do autor é fluida, cheia de contextos geográficos e históricos e deixo aqui o meu destaque para a descrição das cenas de puro terror.
Porém, o final, infelizmente, não me causou o mesmo impacto que tive durante a leitura, me parecendo um encerramento pouco detalhado e um tanto clichê, do herói que surge no momento certo para salvar a mocinha.
comentários(0)comente



Manoel.Ramalho 16/02/2024

Bom... asqueroso, mas bom...
Boa leitura... cheguei à obra através da indicação do autor Amauricio Lopes, do qual já me surpreendi com duas esplêndidas obras, e não me arrependi. Esta obra é maravilhosamente asquerosa e putrefata, dignos de altos momentos de tensão. O que mais me surpreendeu é que os momentos de maior tensão são com relação às crueldades humanas. Quando a entidade enfim se apresenta, a tensão é melhor e podemos relaxar um pouco. Vale cada página lida...
comentários(0)comente



Jota.carioca 22/01/2024

Um livro q prende a atenção com a trama dos casais com um suspense com violência e terror envolvido no decorrer da leitura .
Muito interessante ter um terror brasileiro como foi neste livro .
comentários(0)comente



Daianny.Andrade 14/01/2024

Terror sim/não sobrenatural
Iniciei o livro jurando que seria um terror bem sobrenatural, tipo com entidades estilo Anabelle, o Exorcismos de Emilly Rose, coisas do gênero. Embora tenha uma sacada disso, de uma entidade, o terror aqui é um terror real, que talvez, infelizmente, muitas mulheres vivam. Foi difícil ler vendo os momentos de violência doméstica e sexual, são bem pesados. Gostaria que o final tivesse tido um plot, queria saber mais o que se sucedeu depois. No geral, o livro é bem escrito e vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Thaiza.Vianna 15/07/2023

Aquele sobrenatural demoníaco milenar
O casal protagonista brasileiro Laura e Raoul, que após muitos anos juntos percebem o quanto seu casamento estagnou. Ele hoje com muitas amantes e ela mantendo o relacionamento por aparência, decidem fazer uma viagem em um veleiro de luxo pelo Sul da França, para resgatar o romantismo e tentar reacender seu relacionamento. Até que Raoul descobre um objeto submerso e fica vidrado por ele. Após muitos mergulhos consegue trazer a tona, e não mais consegue ficar longe dele e assustadoramente passarão por maus bocados a bordo do barco.
Paralelamente, em terra, conhecemos também o Gaspard um francês que será nosso segundo ponto de vista da narrativa. Sua vida anda uma loucura após conhecer uma beldade, que ele achava que não lhe daria bola mas que vira sua vida de cabeça para baixo. Em uma fuga da loucura que encontra-se no relacionamento, as duas histórias irão se entrelaçar.
É um terror extremamente violento, onde o demônio influencia a libertar o pior do ser humano. Fiquei completamente envolvida com a história, uma fluidez incrível que não dá vontade de parar de ler.
Ao término do ebook que li, tinha um conto do mesmo autor, e acabou me enganando quanto a quantidade de páginas. Então quando acabou, eu acreditava que ainda tinha mais coisa por vir, então fiquei com a sensação de "ué, acabou?". Queria até mais...
Maravilhoso, super recomendo!

A narrativa é bastante sexual, fica aqui o aviso de gatilho para pessoas sensíveis ao tema, como estupro e violência doméstica.
comentários(0)comente



Jo Stein 12/07/2023

Acredito que terror talvez seja o gênero mais difícil de se produzir. É um gênero implacável. Lidar com o sobrenatural é sempre uma tarefa dura, afinal, caminha-se numa linha tênue entre o assustador e o bobo/infantil, cabendo ao autor acertar tudo, o tempo todo. Um A fora da curva e tudo está perdido. Só assim, as palavras não ficam soltas, e são capazes de criar aquele clima tenso, transportando o leitor para o universo de sua criação, que é exatamente o que todo fã do gênero, como eu, busca.

Aí que vem todo o mérito do Jorge Alexandre. Ambientação, criação dos personagens, pesquisa, diálogos. Não falta violência e sangue, não há falhas, não restam arestas mal aparadas. Numezu é daquele tipo de terror próximo, no qual o leitor se identifica, em algum momento, com todos os personagens, o que causa aquele sentimento muito estranho de "será?"

Ele é repulsivo, pesado, incômodo e imparável! Basta ler suas primeiras páginas para engolir a produção, que é uma crescente e fica cada vez mais crua, agressiva e vil até o seu desfecho - este foi o único ponto falho ao meu ver. Podia ter tido um aprofundamento a mais. Senti falta de uma finalização depois de tanta tensão que ele nos proporciona.
comentários(0)comente



paginasdagio 25/06/2023

Terror dos doentio... amei! @paginasdagio
E vamos com mais um nacional de terror encontrado nas profundezas do Kindle Unlimited!

Quando vi as resenhas e todo mundo falando como o livro era doentio, pesado e puro gatilho, eu pensei: "É esse mesmo que vou ler!". E como pode um livro tão curto realmente ser tão pesado?

Acompanhamos a história de Laura, que está em uma viagem marítma pelo Mediterrâneo para tentar salvar o casamento que já está arruinado e vemos também a história de Gaspard, que após ter sido vítima de um relacionamento abusivo, resolve fugir de Paris.

Os capítulos narrados pela Laura são os mais tensos, de revirar estômago e lotados de gatilhos, esse não é um livro fácil de ler, só para quem já é acostumado com esse tipo de leitura.

Era desesperador ver as cenas da Laura com o marido e saber que não tinha o que fazer para tirá-la daquela situação, já que estavam sozinhos no mar com um iate. Até quando houve uma chance de ser ajudada, acabou mau.

O final do livro é eletrizante, achava que realmente não tinha nada que daria certo, mas aí as histórias da Laura e do Gaspard se interligam, e o autor colocou um "plot falso" bem no fim, que fez meu coração parar por um estante, mas que depois percebi que não era verdade. Mas, mesmo assim, foi muito boa a jogada que ele fez no final.

Para quem gosta de thriller bem pesado, e quer algo curtinho para ler, indico demais Numezu, mas já vá sabendo que o livro é gatilho puro.
comentários(0)comente



Alle 23/02/2023

Top
Livro perfeito , confesso que no começo tava meio assim, por ser de um escritor Brasileiro, fiquei viciada nesse livro, me prendeu do começo ao final. Achei muito legal no final o autor explicar como surgiu a ideia pro livro, acho que isso vai ajudar muitas pessoas que assim como eu querem escrever mais não sabe por onde começar, virei super fã desse escritor, pretendo adquirir outros livros dele
comentários(0)comente



Lilia128 21/11/2022

Numezu
Jorge Alexandre continua criativo, um enredo bem escrito porém para o meu gosto faltou profundidade e melhor construção de personagens, entendo que é pra ser uma história curta então eu relevo um pouco.
O título me aguçou a curiosidade e novamente me vejo lembrando de Lovecraft enquanto leio suas histórias, claramente inspiração para tal.
Um casal em alto mar, num veleiro de luxo e envolvendo uma entidade antiga, tudo pra ser uma linda história, só que não kkkkk. Pesado, visceral e repulsivo são palavras que descrevem bem essa história e que não é para todos. Se for ler atenção, possui gatilhos.
comentários(0)comente



strawberrygirl 18/11/2022

NUMEZU
Estava a muito tempo procurando um livro de terror curto pra que conseguisse ler em apenas um dia. Este estava na minha lista da Amazon, mas nunca ficava disponível para a compra, até que achei no Kindle Unlimited.
Numezu é um dos livros mais perturbadores que eu já li, chega a ser grotesco. Pra quem gosta de terror violento, essa é uma boa recomendação.
Já esclareço um ponto que, se você tiver gatilho, não leia: estupro explícito.
Me lembrou bastante as obras do King, misturando o sobrenatural com as piores barbaridades do ser humano. Recomendo!!
Andre.Vieira 18/11/2022minha estante
Vou dá um saque, gostei da resenha.


strawberrygirl 19/11/2022minha estante
lê sim, é muito bom!




Books of Carol 16/07/2022

O melhor livro de terror psicológico que li até hoje ?
O primeiro livro que me deixou tão agoniada que enrolei três dias pra ler as últimas páginas ?
A escrita do Jorge é fluída e perfeita, leria super rápido se não fosse uma história que muitas vezes me deixou desconfortável! Em vários pontos tive que parar, respirar, tomar uma água e concluir a parte que eu estava lendo.
Pra quem é fã de terror psicológico é o livro que mais indicaria na vida, se tornou o meu favorito ?
Ahh, o livro foi premiado pela @aberstassociacao no ano de 2020, na categoria melhor narrativa longa de terror!

? É a última chance para Laura e Raoul! Mentiras, drogas e traição arrastaram seu casamento ladeira abaixo e esse casal de brasileiros aposta suas últimas fichas em férias no sul da França. Os dois isolados em um belo veleiro, em um lugar de sonho, com boa comida e boa bebida. Se não funcionar, o que funcionaria?
Mas quinze anos são quinze anos e as pessoas são as pessoas. Raoul e Laura percebem, pouco a pouco, que eles são os mesmos e seus problemas não mudaram.
Até o dia em que Raoul volta de um mergulho trazendo uma estranha e antiga estátua - uma figura monstruosa, com detalhes apagados pelo tempo. A imagem de um ser esquecido, aprisionado por uma terrível maldição. Sob sua influência, para o desespero de Laura, Raoul se transforma de um marido infiel em um louco depravado sedento de sangue.
Enquanto isso, em terra, Gaspard, um jovem francês, foge desesperadamente de seus próprios demônios.
Agora, por destino ou acaso, os caminhos de todos eles estão prestes a se cruzarem, com consequências aterrorizantes.
comentários(0)comente



Bed of books - @bedofbooks 22/04/2022

Resenha Bed of Books
Numezu, de Jorge Alexandre Moreira, é um livro de terror que deixa o leitor apreensivo, mas sedento por saber o que vem a seguir em cada capítulo.
A narrativa é dinâmica, fluida, mas por vezes desconfortável, e até repugnante.
Um terror sobrenatural, mas perfeitamente crível por mostrar a vileza, crueldade e absurdez humanas.
Uma história que te prende do início ao fim, que vai se desenrolando por caminhos esperados mas termina de maneira diferente de tudo que você possa ter imaginado.
E o que dizer do final? Entrega tudo o que uma boa história de terror deve entregar, mas ainda assim fiquei às voltas com as questões de ordem prática que ficaram no ar... deixou um gosto de quero mais!
Adorei o livro e recomendo, porém, se tiver estômago sensível, talvez não seja a melhor das leituras. Mas leia, mesmo assim!
comentários(0)comente



anitalwz 22/02/2022

terror em alto mar, escrita impecavel sem censura e dificl de ser digerida, dando uma sensasao de tragedia iminente, o relacionamento disfuncional dos personagens principais, te faz continuar lendo para saber ate aonde aquilo vai levar. historia chocante e violenta.
comentários(0)comente



Gárgula 05/01/2022

Numezu, de Jorge Alexandre Moreira
Numezu vive!
Alguns títulos aguçam a nossa curiosidade e certamente foi exatamente o que aconteceu comigo ao ler Numezu, de Jorge Alexandre Moreira. Após ler a sinopse, fiquei bastante curioso e assim, peguei a obra no Kindle Unlimited e mergulhei na leitura.

Tanto a capa, por sinal sinistra e bela, quanto as ilustrações, são de Ezequiel Romankiu. O livro foi premiado pela ABERST, no ano de 2020, na categoria Melhor Narrativa Longa de Terror.

Algumas coisas deveriam ser esquecidas
O enredo conta duas histórias em paralelo, ambientadas em terras europeias. Conhecemos assim Laura na primeira, enquanto na outra, conhecemos Gaspard.

Laura vive um casamento de mentiras com Raoul numa relação esta que está nos últimos suspiros de vida. Uma viagem de veleiro é a última tentativa de reviver e recuperar algo bom que não existe mais.

Gaspard vive um relacionamento abusivo com Fabienne, uma mulher belíssima, bem relacionada, mas possessiva. Ela o mantém em sua sombra em uma relação insossa baseada em posse. Ele parece por isso um animal de estimação que acaba por se soltar de sua coleira.

O que ambos não imaginam é que seus mundos, tão diversos, estão em rota de colisão. Mas existe algo a mais neste caminho. Algo esquecido e antigo, que certamente nunca deveria sair do fundo do mar.

Uma perseguição sufocante
Ambos os personagens sofrem com uma perseguição de alguma forma: seja pela ex-namorada manipuladora ou pelo marido violento, os dois vivem momentos de tensão que deixam o leitor vidrado. Vale ressaltar que o livro possui gatilhos para aqueles que tenham qualquer problema com violência, então deixo aqui este aviso.

Ademais, o autor trabalha de maneira clara e direta os absurdos da violência feminina. Grande parte da história foca em Laura e fica angustiante ler o que ela passa. O relato dela me lembrou do sufocante filme Cabo do Medo. Nós nos tornamos, dessa maneira, testemunhas impotentes de seu sofrimento e só resta torcer muito por ela.

Considerações finais
Em suma, Numezu é muito mais do que uma entidade antiga. Ele personifica de muitas formas o patriarcado e Laura representa todas as mulheres, enfrentando como pode um inimigo muito superior em poder, repleto de vilania, misoginia e tão antigo que ninguém sequer lembra dele. Impossível não fazer esta analogia.

O final, lembra muito o de filmes oitentistas. É abrupto, de uma forma muito positiva. Cabe ao leitor digerir tudo aquilo. Facilmente está entre as minhas melhores leituras do ano. Mereceu demais receber o prêmio da ABERST.

Você deve ler este livro sabendo que nunca mais vai esquecer Numezu!

Um bônus final
Ao terminar Numezu, você se depara com um conto intitulado Águas Mortas. Se Numezu já estava fazendo minha cabeça explodir, este conto foi o rastilho de pólvora final.

Nitidamente percebemos a influência lovecraftiana na história. Conforme o próprio Jorge nos conta, ao término do texto, ele se inspirou em um curta metragem que já mostramos aqui: The Fisherman, do Canal Dust. Vale assistir, pois era o que lembrava sem ter nem lido o pequeno posfácio.

Este conto concorre ao prêmio ABERST deste ano de 2021 e prevejo mais uma caveira chegando ao autor. Perfeito em sua tensão e construção de cenário. Certamente Jorge Alexandre Moreira está no rol de autores que lerei sempre!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/10/07/numezu-de-jorge-alexandre-moreira/
comentários(0)comente



Beatriz 13/09/2021

o mal é um monstro ou o próprio homem?
é intercalado em duas narrativas em terceira pessoa q no final se cruzam, com uma escrita maravilhosa e palavras de baixo calão q combinou bastante com a atmosfera da história.
a ambientação causa claustrofobia visto q coisas ruins acontecem em um barco, não tem nada além do mar. a vítima é uma mulher, diria q passiva demais, mas compreensivo diante de sua situação.
a construção/inserção do ?monstro? é interessante e assustador. tem cenas descritivas de atos repugnantes como estupro, menção de outras coisas pesadas, ou seja, o autor não teve limites em retratar a crueldade.
a violência pode parecer para algumas pessoas algo jogado, sem propósito, ? discordo sendo q o objetivo é ser perturbador, grotesco e consegue muito bem. gostei bastante e qria mais páginas detalhando melhor sobre Numezu, seria incrível.



??spoilers??
antes dele ser possuído de fato pelo Numezu, ele já era perturbado, e com a chegada desse demônio, só intensificou/aflorou os desejos sombrios dele. então eu interpretei q o homem já é ruim, basta um incentivo para ser tornar o próprio monstro.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR