Numezu

Numezu Alexandre Moreira




Resenhas - Numezu


29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2


Gárgula 05/01/2022

Numezu, de Jorge Alexandre Moreira
Numezu vive!
Alguns títulos aguçam a nossa curiosidade e certamente foi exatamente o que aconteceu comigo ao ler Numezu, de Jorge Alexandre Moreira. Após ler a sinopse, fiquei bastante curioso e assim, peguei a obra no Kindle Unlimited e mergulhei na leitura.

Tanto a capa, por sinal sinistra e bela, quanto as ilustrações, são de Ezequiel Romankiu. O livro foi premiado pela ABERST, no ano de 2020, na categoria Melhor Narrativa Longa de Terror.

Algumas coisas deveriam ser esquecidas
O enredo conta duas histórias em paralelo, ambientadas em terras europeias. Conhecemos assim Laura na primeira, enquanto na outra, conhecemos Gaspard.

Laura vive um casamento de mentiras com Raoul numa relação esta que está nos últimos suspiros de vida. Uma viagem de veleiro é a última tentativa de reviver e recuperar algo bom que não existe mais.

Gaspard vive um relacionamento abusivo com Fabienne, uma mulher belíssima, bem relacionada, mas possessiva. Ela o mantém em sua sombra em uma relação insossa baseada em posse. Ele parece por isso um animal de estimação que acaba por se soltar de sua coleira.

O que ambos não imaginam é que seus mundos, tão diversos, estão em rota de colisão. Mas existe algo a mais neste caminho. Algo esquecido e antigo, que certamente nunca deveria sair do fundo do mar.

Uma perseguição sufocante
Ambos os personagens sofrem com uma perseguição de alguma forma: seja pela ex-namorada manipuladora ou pelo marido violento, os dois vivem momentos de tensão que deixam o leitor vidrado. Vale ressaltar que o livro possui gatilhos para aqueles que tenham qualquer problema com violência, então deixo aqui este aviso.

Ademais, o autor trabalha de maneira clara e direta os absurdos da violência feminina. Grande parte da história foca em Laura e fica angustiante ler o que ela passa. O relato dela me lembrou do sufocante filme Cabo do Medo. Nós nos tornamos, dessa maneira, testemunhas impotentes de seu sofrimento e só resta torcer muito por ela.

Considerações finais
Em suma, Numezu é muito mais do que uma entidade antiga. Ele personifica de muitas formas o patriarcado e Laura representa todas as mulheres, enfrentando como pode um inimigo muito superior em poder, repleto de vilania, misoginia e tão antigo que ninguém sequer lembra dele. Impossível não fazer esta analogia.

O final, lembra muito o de filmes oitentistas. É abrupto, de uma forma muito positiva. Cabe ao leitor digerir tudo aquilo. Facilmente está entre as minhas melhores leituras do ano. Mereceu demais receber o prêmio da ABERST.

Você deve ler este livro sabendo que nunca mais vai esquecer Numezu!

Um bônus final
Ao terminar Numezu, você se depara com um conto intitulado Águas Mortas. Se Numezu já estava fazendo minha cabeça explodir, este conto foi o rastilho de pólvora final.

Nitidamente percebemos a influência lovecraftiana na história. Conforme o próprio Jorge nos conta, ao término do texto, ele se inspirou em um curta metragem que já mostramos aqui: The Fisherman, do Canal Dust. Vale assistir, pois era o que lembrava sem ter nem lido o pequeno posfácio.

Este conto concorre ao prêmio ABERST deste ano de 2021 e prevejo mais uma caveira chegando ao autor. Perfeito em sua tensão e construção de cenário. Certamente Jorge Alexandre Moreira está no rol de autores que lerei sempre!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/10/07/numezu-de-jorge-alexandre-moreira/
comentários(0)comente



David713 22/05/2021

Merecida nomeação ao Jabuti
Apesar de flertar com alguns clichês e com algumas falhas de revisão, Numezu me conquistou pela crueza da narrativa e da total falta de compaixão do autor em relação aos seus personagens. Todo mundo sifu! Hahahaha
comentários(0)comente



Andrea 11/04/2021

Cara, não tenho nem palavras pra falar de Numezu. Lembro de ter visto esse livro há algum tempo, na estante de desejados de um Skoober amigo, e achei a sinopse beeem terror, do jeito que gosto. Guardei na minha própria estante e, semana passada, finalmente consegui pegar pra ler.

Primeira coisa: a história tem gatilhos. Vai rolar cenas fortes e violentas, tem estupro, tortura, gore, mortes... E o linguajar usado pelo autor é meio vulgar, mas tudo combina com a narração.

Nos últimos tempos, eu tenho traçado uma linha em descrições de estupro, pois rape trope né, mas o autor aqui usa isso pra demonstrar a crueldade de Numezu. É um livro pra chocar mesmo, pra mexer com os seus medos mais viscerais.

É curto, não tem nem 200 páginas, mas a história consegue ser bem descritiva e é bem amarrada. Tem flashbacks de anos atrás assim como histórias de milênios atrás. Tem o Numezu, que é descrito, e isso é interessante porque normalmente a gente não sabe dessas criaturas míticas né? Elas aparecem e causam "alvoroço", mas o Jorge Alexandre conta um pouco desse ser (às vezes, eu até preferia que ele não tivesse feito isso *chorrindo*) e você tem noção do quão fudido estão os personagens.

E aí o final... Como foi meu primeiro livro do autor (eu tentei ler um conto a um tempo atrás, mas abandonei porque me envolvi demais, emocionalmente, na história), eu não sabia como ele ia levar a história, então a tensão era gigantesca. Aí a cena desenrola, termina e eu fiquei, "o que aconteceu??".


SPOILER DO FINAL LEIA POR CONTA E RISCO

SPOILEReufiqueicomaimpressãoqueelepossuiuapersonagemSPOILER

FIM DO SPOILER


Resumindo: Numezu é um conto de terror, horror, gore, tudo de ruim que você possa imaginar!! Fiquei bem impactada lendo e super tensa. E o final me deixou /q.

E ah, essa edição inclui o conto Águas Mortas que é meio deprê também, mas não é tão gore. A história tem um toque de realidade e aí escala pra uma coisa que você sabe que vai dar merda no final e não tem saída pra ninguém...

[Período de leitura: 07 a 09/04/2021]


HISTÓRICOS DE LEITURA

07/04/2021 - 76% (129 de 169)
"Minha nossa, que história perturbadora!! Horrível, 5 estrelas, hahaha. Mas sério, eu sabia que era terror, até mesmo com essa capa, mas não imaginava que seria tão violento e cruel e... Perturbador. Numezu, sem dúvida, é uma das piores criaturas que já li a respeito. Meeedo desse autor. Aliás, por nunca ter lido nada dele e não ter referência, eu passei a história toda pensando, "vai ter final feliz? Tem como ter um final feliz tendo cruzado com Numezu??". E aí, a cada cena, eu me desesperava mais, até que o fim chegou. E eu ainda não estou convencida com esse desfecho, mas aceitarei. | O resto das páginas parece que é um conto extra, nada a ver com a história principal."

09/04/2021 - 100% (169 de 169)
"O conto que tem no final é o Águas Mortas. Fiquei empolgada até o final, que achei meio fuén. Mas não sei, não vejo muito como o autor poderia ter terminado a história sem perder a essência... E ah, eu comentei no histórico anterior que não conhecia o autor, mas eu já tinha tentado ler um outro conto dele e abandonei porque fiquei envolvida demais emocionalmente na história, hahaha. Mas ó, Numezu tá de parabéns pelo terror/horror."
comentários(0)comente



Vanessa Amaral 17/02/2021

Forte, sanguinário e de tirar o fôlego
A personagem Laura foi em uma viagem tentar salvar o casamento, mas teve que lutar pra salvar a vida.
Cenas fortes e violentas, mas muito bem feitas.
O vilão do livro é extremamente bem feito.
Laura, a personagem principal é passiva demais.
comentários(0)comente



elainegomes 22/01/2021

Com 49% do livro, eu me peguei fechando o Kindle e abandonando a leitura.

Muito violento, e antes que pensem que é exagero, fica meu alerta é muito, muito, muito violento.

Mas a curiosidade da pessoa é maior, e resolvi seguir em frente.

O livro é bom, porque se não fosse eu não teria me permitido sofrer assim. A história bem escrita te envolve e você quer saber o que vai acontecer

Mas a violência...

Escolhi este livro por estar classificado como terror (gênero que adoro) e sim tem uma história de terror, mas na minha opinião ela foi o pano de fundo, esperava até que após tantas cenas violentas descritas com riquesas de detalhes fossem dar lugar ao misterioso Numezu
comentários(0)comente



Daocalia 13/01/2021

Tenso
Livro muito tenso, com cenas muito pesadas, tem gatilho, e apesar de ser terror, não é o que você pensa, é bem terror psicológico em vários sentidos, fica até difícil falar que o livro é bom pq é muito pesado !!
comentários(0)comente



Juh Saint 05/01/2021

Dá um medo ENORME e bem violento......
Olha só esse livro dá um medo grande e esse é o grande objetivo claro, mas n dáa pra abandonar outros pontos q fazem um excelente livro. Personagens, a forma de narrar, ambientaçã precisam ser feito de forma q vc queira continua a avançar na estória, pra saber o q vai acontecer com aqueles personagens. O terror te dá mais liberdade pra deixar esses personagens nojentos detestaveis e bem despreziveis. Tb liberta pra nem tds coisas terem explicação imediata e ficarem até mais esquisitas com o passar dele.

Nós acompanhamos a estória de dois casais, sendo q dos quatro personagens o q mais me chamou atenção foi o Gaspard, q é um francês safadinho, charmoso e nem sempre tão "correto" nos seus pensamentos, no q ele deseja realmente e ele no inicio ja começa a fazer um contra interessante com o q seria os principais mesmo, o casal principal. Ele representa a juventude q foi deixada para trás pelo Raoul e pela Laura. Acho q o pessoal num geral vai ficar mais intrigado com a estória desses dois pois é o prato principal e pq eles tem uma itnrodução melhor feita. Tendi q o terror realmente começaria com a estória desses dois e n com o Gaspard e a pretendente, mas eu tb estava errada.
Acho q é mt comum em livro de terror brasileiro ter abuso sexual e machismo exagerado, pq é parte da nossa cultura viu, eu mesma como trans digo q fico apavorada dps q passa das 18 horas, pq o Brasil é o país q mais mata trans, tem mais feminicidio e tds os dias repleta de noticiias de abusos. Por isso esse livro entra nessa categoria, de usar o terror sobrenatural e mistico, para debater o verdadiero terror, a maldade do ser humano. Por isso tem ne abuso sexual e assassinatos horripilantes, esse livro n tem só o terror psicológico no inicio, com o passar dele as coisas vão ficando mais medonhas, o medo vai ficando mais enorme........
Ao q dá o tom da narrativa é bem fácil, pois assim, é td descrito com linguagem simples e q se preocupa em te embarcar logo no próximo cenário. O qdescreve é da forma q te faz ir para o próximo imediatamente, deixando aquele estilo novelesco de próximo capítulo o tempo td e isso n é ruim pq assim vc lê bem rápido e eu mesma li voando assim q comecei, só demorei pra comeaçr de fato pq pela premissa n esperava nada daquilo e isso até q foi bom pra perder uns preconceitos com o gênero kpsoaopsopsaasopk
Bizarro é q o jeito q ele narra a estória, ela parece ser uma estória de amor e n de terror e isso foi outra coisa q amei e q quebrou o gênero pra mim, mais um ponto!!
Quem tem medo de qualquer coisa na água, aquele desconhecido do fundo do mar vai morrer de pavor, acho q esse tipo vai ficar mais apavorado do q nós q ja n temos esse medo.
N aceito nota menor q 4,5 aqui skopapkospok n dá pra reclamar do livro ser aterrorizante dms em uma estória de terror né
comentários(0)comente



Janaina Vieira - Escritora 12/10/2020

Pavor inimaginável!
Em seu segundo livro, Jorge Alexandre Moreira prova, mais uma vez, que tem talento e competência para escrever histórias absolutamente inovadoras, que fogem completamente ao que já conhecemos como "história de terror". Ainda estou impactada...

Escrever terror não é fácil. A história tem que nos conduzir pela trama de tal forma que, quando percebemos, já estamos tão encrencados quanto os personagens e que, em suma, não podemos mais escapar daquele universo. Na verdade, nós não queremos escapar, mas quando o medo aflora durante a leitura, quando a imaginação começa a dar sinais de que também estamos ali, vivenciando tudo, podemos fechar o livro e deixar para continuar em outro momento, preferencialmente durante o dia... O problema é que não conseguimos mais parar. Quando somos tragados pela história, não dá para fechar o livro e ir fazer outra coisa menos apavorante... Por isso, li em dois dias, ou melhor, em duas noites!

O gênero terror, em si, não tem nada de novo. Há autores clássicos, histórias clássicas e bastante conhecidas. Porém, renovar o gênero e conseguir passar longe de, digamos, fórmulas convencionais, é pura arte, sem dúvida! Esse é um dos grandes méritos dessa obra, que já está entre as minhas favoritas.

Laura e Raoul, casados há 15 anos, resolvem tentar reavivar a chama do casamento e vão para Marselha, na França, passar dias de lazer. Alugam um barco maravilhoso, porque são bem-sucedidos e têm dinheiro para isso, na tentativa de salvar um casamento quase falido. Até aí, tudo bem. Paralelamente, também conhecemos Gaspard, um francês que vive em Paris. Ele não é rico, tem um emprego comum e uma vida bastante tediosa, mas, ao conhecer Fabienne, tudo muda. Com a ajuda de um grande amigo, que lhe dá dicas preciosas sobre como conquistar as mulheres, Gaspard e Fabienne começam um relacionamento. Até aqui, tudo bem. O que todos esses personagens têm em comum? Nada. Como seus caminhos vão se cruzar? Não conto! rsrs

Raoul adora mergulhar, mas, pela maior falta de sorte, em um de seus mergulhos traz do fundo do mar uma estranha estatueta, aparentemente esquecida ali há muito tempo. Depois disso, nada mais é igual e o terror se instala no barco. Rapidamente Laura percebe que algo está muito errado, embora não entenda o motivo. Raoul, por sua vez, não é mais o mesmo e sabe disso, mas não consegue, ou não quer, libertar-se da aterrorizante força que começa a dominá-lo. Vc pensa que é só isso? Posso dizer que não. Os acontecimentos são tão surpreendentes que somos obrigados a ficar ali, de página em página, acompanhando tudo em total pânico.

Não quero deixar spoiler, mas preciso dizer que essa é a primeira vez que, ao ler uma história de terror, posso saber detalhes inesperados e terríveis da história do próprio mal que Raoul tão inadvertidamente trouxe do fundo do mar. Recomendadíssimo, com certeza!

De bônus, no final do e-book temos "Águas mortas", uma história curta, mas não menos apavorante. Também considero bônus os textos do autor, porque ele conta quando e como nasceram as ideias, a inspiração para escrever ambas as histórias. Muito bom!
comentários(0)comente



@resenhandodark 01/09/2020

Resenhandodark
💀É a última grande chance para Laura e Raoul. Mentiras, drogas e traição arrastam seu casamento ladeira abaixo e esse casal de brasileiros aposta suas últimas fichas em férias no sul da França. Os dois isolados em um belo veleiro, em um lugar de sonho, com boa comida e boa bebida. Se não funcionar, o que funcionaria?
.
💀Mas quinze anos são quinze anos e as pessoas são as pessoas. Raul e Laura percebem, pouco a pouco, que eles são os mesmos e seus problemas não mudaram.
Até o dia que Raoul volta de um mergulho trazendo uma estranha e antiga estátua - uma figura monstruosa, com detalhes apagados pelo tempo. A imagem de um ser esquecido, aprisionado por uma terrível maldição. Sob sua influência, para desespero de Laura, Raoul se transforma de um marido infiel em um louco depravado sedento por sangue.
.
💀Enquanto isso, em terra, Gaspard, um jovem francês, foge desesperadamente de seus próprios demônios. Agora, por destino ou acaso, os caminhos de todos eles estão prestes a se cruzarem, com consequências aterrorizantes.
.
" - Você vai gritar meu nome quando eu te f****! Quando eu quebrar seus ossos e arrancar seus olhos! Vai gritar alto, para todo navegante do Mar do Meio saber que Numezu voltou! "
.
Livro recebido em parceria com o @marketingentrelinhas e o autor @ja.moreira.escritor
.
💀Numezu é um terror psicológico que pode conter gatilhos, abordando temas como estupro, agressões físicas e psicológicas. Além de cenas cheia de carnificina, onde o autor não mediu palavras para descrever cada detalhe e uso de palavras de baixo calão.
.
💀Com uma escrita fluida o autor conseguiu criar um ambiente pesado, cheio de tensão e agonia do início ao fim da leitura, na presença de uma criatura inimaginável. Para leitores fãs de terror e com estômago para presenciar cenas sanguinárias e nojentas, esse livro é um prato cheio e que merece ser lido.

site: https://www.instagram.com/p/CCWQUWegotX/
comentários(0)comente



Debora Gimenes 23/06/2020

Adoravelmente tenebroso
Uma história digna de fãs do King. O autor trouxe uma história que deixa o leitor apreensivo, mas com vontade de continuar a leitura. Devorei o livro em 2 ou 3 dias.
Em breve resenha completa no meu blog.
comentários(0)comente



Veh 25/05/2020

Intenso
Contém gatilhos

Numezu é um livro que aborda temas fortes, como estupro, assassinatos e drogas, com uma linguagem sem frívolas e bondade. Eu fiquei extremamente absorta com tudo que a Laura sofreu e torci por ela até a últimas páginas, mas me incomodou um pouco o demaseio sexual da obra que em alguns momentos achei exarcebado, mas que não altera a sua qualidade e o impressionismo que ela causa.

Recomendo para todos que curtem terror, vísceras, sangue e arrepios ao fechar um livro!
comentários(0)comente



Fabio Pedreira 20/05/2020

Melhor que muito filme de terror por ai
Laura e Raoul estão casados a 15 anos. No início tudo eram flores, mas com o tempo Laura começa a perceber mensagens e ligações no celular do marido. Saídas durante a noite onde o marido só voltava no dia seguinte e etc.⁣

Como se não bastasse, não é só esse tipo de coisa que mudou, mas também o comportamento de Raoul no geral. Ele se tornou mais agressivo e distante.⁣

Como última opção para salvar o casamento, os dois decidem fazer uma viagem de barco pelo sul da França. Mas infelizmente, Laura não podia nem imaginar que o seu desejo por uma possivel reconciliação, na verdade se tornaria o início de uma luta por sobrevivência.⁣

Numezu é um livro de terror psicológico que recebi em parceria com o autor Jorge Alexandre Moreira. Ele não é um livro nem um pouco leve, com cenas de agressão física, abuso sexual e psicológica. Então se você é sensível a essas coisas não leia.⁣

Mas caso contrário, leia sim, pois Numezu é um livro que te deixa tenso do início até o fim. Ele te prende e faz você devorar página por página. ⁣

Como eu disse, o fator psicológico do livro te deixa tenso. Isso é bom, porque você fica imerso na historia, e de certa forma chega a ser meio claustrofóbico, já que o único local disponível é um barco no meio do oceano.⁣

O único fator que não gostei muito foi o personagem Gaspard, que sinceramente, na minha opinião ele não faz diferença para a história, se não estivesse ali a história continuaria seguindo seu rumo.⁣

Mas tirando isso Numezu é um bom livro, um terror nacional de primeira, com uma história melhor que muito filme de terror por aí. Recomendo bastante.
comentários(0)comente



@featthamis 21/03/2020

Um terror nu e cru.
E foi mergulhando de cabeça na literatura nacional que resolvi entrar nessa empreitada de ler Numezu e acreditem em mim quando digo que não me arrependi nem um pouquinho em abrir os olhos para um terror nacional de qualidade.

Esse livro foi recebido em parceria com o autor Jorge Alexandre Moreira e conta duas histórias paralelas, com a narrativa alternada entre Gaspard, um jovem que depois de muitos questionamentos resolve dar um basta em seu relacionamento digamos que abusivo emocionalmente, e com o sentimento de evitar o máximo contato possível de sua ex sai em disparada rumo ao sul da França usando os últimos centavos que lhe restam.

Do outro lado, vemos um casal que parte em uma luxuosa viagem a bordo de um veleiro particular em busca de resgatar o amor há muito tempo perdido. Com mentiras, drogas e traição como base do relacionamento, Laura e Raoul vêem nessa viajem uma chance de salvar seu casamento. Praticante de mergulho, Raoul parte mar a fundo e retorna com um achado que o encanta a primeira vista, uma estátua de um deus/demônio que viveu eras antes e vê em Raoul a oportunidade perfeita de usá-lo para reencarnar em seu corpo e continuar a fazer as atrocidades que fazia quando era feito de carne e osso.

Eu nunca tinha lido uma história com uma narrativa tão aterrorizante e crua, mas que ao mesmo tempo soa como poesia, visto que a narrativa é fluida e direta. Mesmo com o terror e as cenas que o envolvem, nos importamos com os personagens e com o destino que eles possam ter a cada ato realizado. Essa imersão na trama se deu logo na primeira página, e foi como se eu estivesse hipnotizada e não conseguisse parar de ler o livro enquanto não chegasse no ponto final.

A história se desenvolveu muito bem, todos os cenários muito bem detalhados, e o tema de fundo sendo o verão francês me encantou muito. No final, temos uma surpresa já esperada quanto as duas tramas que se desenvolviam paralelamente, contudo o desenrolar de Laura é que me afligia muito, haviam vários desenrolares para o final dela, mas o autor resolveu dá-la o melhor possível e conseguiu aquecer meu coração lá na última página.

Recomendo a leitura, mas se você é sensível a temas como abuso, uso de drogas e afins, pode ser uma leitura difícil.

site: blogmistoquente.com
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR