A presente obra é uma das mais vendidas no país, pois trata de assunto na área de psicologia jurídica, onde várias universidades tem adotado através de seu corpo docente.
O autor é muito conhecido no meio jurídico, foi professor de Psicologia e de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Madri. Entretanto, sua carreira de psicólogo já havia iniciado em 1919, no Instituto de Orientação Profissional de Barcelona, antecedendo seu próprio doutoramento.
Aprofundar as questões humanas mais complexas, eis a missão do Dr. Mira y López, um homem trabalhado pela adversidade, que se viu compelido a emigrar e conhecer o amargor dos campos de concentração e, mesmo assim, cumprir a busca de ajudar a construir um mundo livre, o melhor dos mundos possíveis.
Dele já disse um escritor platino que não foi um teórico de liberdade. Foi um prático, um realizador desse espírito de liberdade". Pois é com esse espírito que ele ensinou a verdade sobre as emoções primárias, a verdade trágica e sublime da vida, mas sempre vista através de um ângulo estético e transcendental.
Por todas essas razões, juntas ou separadas, o Professor Emílio Mira y López inscreveu-se irrecusavelmente na história, nacional e mundial, como um dos LUMINARES DA PSICOLOGIA, a cuja memória a Academia Brasileira de Psicologia e a Academia Internacional de Psicologia, por intermédio daquele que tem a honra e a responsabilidade de ocupar a Cadeira que traz o seu nome, almejam, ainda que palidamente face à riqueza de sua contribuição, reverenciar.