Se você consegue ler e compreender o que está lendo, escrever com coerência, falar com clareza, somar, subtrair, multiplicar e dividir, e se você ama seus filhos, então você pode ser um excelente professor. A maioria dos pais que consideram a possibilidade de adotar a educação domiciliar pensam que não são capazes de fazê-lo, e temem que, se o fizerem, cumprirão as profecias de fracasso de seus vizinhos e parentes. Eles não percebem que, tendo apenas uma boa formação básica, podem despertar os talentos e desenvolver as habilidades dos filhos.
Entretanto, muitos não tomam os devidos cuidados antes de mergulhar de cabeça, adotando a primeira grade curricular ou método que lhes é sugerido, seguindo conselhos esparsos pela internet ou tentando reproduzir o que seus professores faziam na escola. Isso pode ser arriscado, porque o verdadeiro homeschooling é artesanal, personalizado para cada filho, é a busca por um equilíbrio entre uma estrutura sistemática e uma boa dose de liberdade para que as crianças possam explorar por si mesmas.
Com décadas de experiência ajudando pais, professores e alunos, o casal Dorothy e Raymond Moore, considerados os “avós do homeschooling”, apresentam aqui segredos para evitar a exaustão e o estresse, e para pôr em prática, com muito sucesso e de maneira simples e descomplicada, a educação domiciliar com seus filhos.
Educação