Marie Curie.
Uma vida dedicada à ciência.
Quem era Marie Curie? Por trás do mais famoso retrato da cientista, no qual ela aparece vestida de preto e com a expressão séria, concentrada nos tubos de ensaio e nas provetas de seu laboratório, escondia-se uma mulher de uma inteligência, um talento e uma firmeza desmedidos, que levou uma vida apaixonada e plena.
Desde a infância, em uma melancólica Varsóvia ocupada pelos russos, Maria Sklodowska dava mostras de sua extraordinária aptidão para a ciência. Entretanto, para desenvolver essa vocação ela teve que enfrentar uma série de obstáculos: a morte da mãe e de uma de suas irmãs, as dificuldades econômicas da família e as barreiras intransponíveis com que as mulheres que queriam estudar nas universidades polonesas deparavam. Na Paris do fim do século XIX, uma cidade em ebulição científica e intelectual, Marie conseguiu não apenas estudar na Sorbonne como também deixar boquiabertos seus professores e colegas, isso tudo em um mundo que ainda não via com bons olhos a dedicação das mulheres à ciência. A união com Pierre Currie, que levaria a um casamento baseado no amor e no respeito mútuo, foi o impulso definitivo de uma carreira deslumbrante que teria como principais frutos a pesquisa sobre radioatividade e a descoberta de dois elementos químicos: o rádio e o polônio.
O escritor Eduardo Alonso é autor desta cativante biografia romanceada de Marie Curie, cujas ilustrações são do premiado artista Alfonso Ruano.
Biografia, Autobiografia, Memórias / Infantil / Infantojuvenil