Nesta seleção de contos, o autor lida com arquétipos da narrativa moderna como a disponibilidade existencial das personagens, sempre prontas para uma aventura, de preferência noturna. Depois vem o companheirismo fácil, sem vínculos profundos entre homens irresponsáveis e ambiguamente ternos. Também presentes, a solidão amorosa e as paixões que se mostram sem saídas, sendo apenas novas armadilhas.
Os contos foram criteriosamente selecionados por Fábio Lucas, amigo do autor e um dos mais respeitados críticos literários do país. São contos que já haviam sido publicados por Marcos Rey nos livros de contos "O enterro da cafetina" (1967), "O pêndulo da noite" (1977) e "Soy louco por ti, América!" (1978).
O livro traz 8 contos. São eles: "Mustang cor de sangue", "O locutor da madrugada", "O enterro da cafetina", "O pêndulo da noite", "Soy louco por ti, América!", "O cão da meia-noite", "Eu e meu fusca" e "O resto fica por conta do talento".
O conto "Mustang cor de sangue" deu origem em 1976 ao filme brasileiro "Patty - A mulher proibida", dirigido por Luiz Gonzaga dos Santos. O conto "O enterro da cafetina" deu origem em 1971 ao filme brasileiro "O enterro da cafetina", dirigido por Alberto Pieralisi e em 2002 ao episódio "O enterro da cafetina" na série de televisão "Brava gente brasileira", exibido pela TV Globo.