Todos podemos sofrer uma explosão momentânea de raiva, tristeza, teimosia, instabilidade, teimosia, instabilidade de humor, ciúmes intensos, desespero, descontrole emocional, medo da rejeição. Mas quando comportamentos como esses se tornam frequentes, intensos e persistentes, acabam por dificultar a adaptação do indivíduo ao seu ambiente social e familiar.
Nesses casos, podemos estar diante de um quadro bastante complexo, instável e desorganizado, denominado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Os borderlines apresentam tal hiperatividade emocional e afetiva que suas vidas parecem uma infinita montanha-russa sobre a qual não têm qualquer controle racional. Borderline é um termo em inglês que significa fronteira ou margem e denomina o comportamento disfuncional de pessoas que vivem no limite de suas emoções.
Segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), dez em cada cem pacientes ambulatoriais que buscam tratamento psicológico e psiquiátrico para algum sintoma disfuncional possuem Transtorno de Personalidade Borderline.
Em linguagem acessível, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta as principais características e disfuncionalidades do transtorno borderline. Propõe, ainda, novas alternativas para que essas pessoas lidem melhor com suas relações afetivas e mostra, por meio de exemplos claros e verídicos, o que esse tipo de funcionamento mental pode causar à vida de uma pessoa, com repercussões na sua vida pessoal e profissional.
Medicina e Saúde