Vencedor dos prêmios Nebula e Locus, Mestre dos Djinns narra a história da agente Fatma, que atravessa um Egito repleto de seres fantásticos para desvendar um assassinato. Nesta fantasia steampunk cujo cenário é um mundo árabe jamais colonizado, P. Djèlí Clark discute temas como colonialismo, sexismo e racismo em uma história cheia de suspense e ação.
Cairo, 1912. Fatma el-Sha’arawi é a mais jovem mulher a trabalhar para o Ministério de Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais. Mas ela certamente não é nenhuma novata, ainda mais depois de ter impedido a destruição do universo no último verão.
Após um assassinato envolvendo os membros da Sociedade Hermética de Al-Jahiz, irmandade secreta dedicada ao homem mais famoso da história, a agente é convocada para investigar o caso. Quarenta anos antes, al-Jahiz abriu o véu que isolava o mundo mágico ― trazendo os djinns, ou gênios, para a realidade humana ― e desapareceu sem deixar vestígios. Agora, o assassino alega ser o próprio al-Jahiz, que voltou para punir a sociedade moderna por suas injustiças sociais.
Na companhia de Hadia, sua nova assistente, e de Siti, sua namorada e devota dos antigos deuses egípcios, Fatma precisará desvendar a identidade do impostor ― se é que ele é mesmo um impostor ― para reestabelecer a paz.
“Clark explora o colonialismo e a história do Cairo com maestria, em uma combinação magnífica de mistério, fantasia e romance.” ― Booklist
“Uma releitura radical da História, cheia de ação e magia por todas as páginas.” ― Alix E. Harrow
Ficção científica