Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf


Compartilhe


Mrs Dalloway





É simples a trama de Mrs Dalloway. Tudo se passa num dia de junho de 1923. Clarissa, esposa de Richard Dalloway, membro do Parlamento britânico, sai para comprar flores para a festa que dará à noite. No caminho passa por algumas das ruas centrais de Londres e por dois de seus principais parques, encontrando o amigo Hugh Whitbread. Seu trajeto cruza com o de outro personagem central, Septimus Warren Smith, que, acometido de um sério trauma de guerra, encaminha-se, com a esposa que conheceu na Itália, Rezia, para uma consulta com um importante psiquiatra.

Já em casa, Mrs Dalloway recebe a visita de um antigo namorado, Peter Walsh. Deixando a casa de Clarissa, ele empreende sua própria caminhada por Londres, regressando, depois, ao seu hotel, de onde sai, ao final da tarde, para a festa da antiga namorada. O romance culmina na festa de Mrs Dalloway, onde se encontram pessoas de suas atuais relações, como o próprio Primeiro-Ministro, e pessoas de seu passado: além de Peter Walsh, também Sally Seton, uma paixão da adolescência.

Um mosaico de cenas exteriores recheia a trama aparente do romance: a passagem de um misterioso automóvel carregando uma importante personagem política; as proezas de um avião escrevente; uma rusga entre a filha adolescente de Mrs Dalloway, Elizabeth, e sua preceptora, a Srta. Kilman; a aventurosa perseguição feita por Peter Walsh a uma senhorita que ele destacara da multidão; uma mendiga, próximo à estação de metrô do Regent’s Park, entoando uma canção ancestral; o trágico fim de Septimus.

A estrutura da narrativa tampouco é complicada. No esforço para evitar a linearidade típica da prosa e da narrativa tradicional, Virginia Woolf dividiu o romance não em capítulos, mas em cenas, em que se sobrepõem, se cruzam e se confundem, numa simultaneidade vertiginosa, episódios do presente e do passado; acontecimentos atuais e rememorações; atos, visões e pensamentos; fantasia e realidade; vida e sonho; realidade e alucinação. É nesse painel cuidadosamente montado que Virginia empreende uma exploração que, na superfície, cobre o mapa da área central de Londres, mas, muito mais profundamente, percorre o mapa interior e sentimental de personagens como Clarissa Dalloway, Peter Walsh, Septimus Warren Smith…

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (48)

ver mais
Mrs. Dalloway
Mrs Dalloway
Mrs. Dalloway
Mrs. Dalloway

Similares

(24) ver mais
A Consciência de Zeno
Profissões para mulheres e outros artigos feministas
Orlando
Um Teto Todo Seu

Resenhas para Mrs Dalloway (1.548)

ver mais
on 21/3/10


Imagine que você é um beija-flor, batendo asas a 70, 80 batidas por segundo... indo de flor em flor para captar o nectar, aqui e ali, leve leve... tão leve que chega a irritar, mudando de posição tão rápido que mal se percebe o momento que se saiu de uma flor e se partiu para outra. Isso é a escrita da Virgínia Woolf neste livro. Ela voa de um pensamento a outro, de um personagem a outro, leve, irritante e frenéticamente... é exaustivo acompanhar a linha de raciocínio que segue e segue... leia mais

Vídeos Mrs Dalloway (15)

ver mais
Um livro puxa outro e as delícias do repertório | SHH!

Um livro puxa outro e as delícias do repertór

Vita & Virginia | Trailer Legendado PT (HD)

Vita & Virginia | Trailer Legendado PT (HD)

MRS. DALLOWAY - Virginia Woolf (1925)

MRS. DALLOWAY - Virginia Woolf (1925)

Mrs. Dalloway | Virginia Woolf ??

Mrs. Dalloway | Virginia Woolf ??


Estatísticas

Desejam2.215
Trocam42
Avaliações 4.1 / 10.255
5
ranking 44
44%
4
ranking 35
35%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

17%

83%

Francine
cadastrou em:
29/04/2012 01:08:04
Alê | @alexandrejjr
editou em:
27/06/2022 02:05:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR