Na Mira do Fuzil

Na Mira do Fuzil Rachel Gouveia Passos


Compartilhe


Na Mira do Fuzil


A saúde mental das mulheres negras em questão




A presente obra, oriunda da pesquisa do pós-doutorado, realoca para o centro do debate da Saúde Mental, da Criminologia e dos Direitos Humanos a saúde mental das mulheres negras. A partir de uma atuação profissional mergulhada no tripé ensino, pesquisa e extensão buscou-se pela lógica da encruzilhada tecer uma análise teórica e prática que tenha como base o pensamento decolonial, antirracista e antimanicomial. Dessa maneira, objetivou-se apresentar a/o leitora/leitor a produção do sofrimento e do adoecimento psíquico materializada nos modos de vida e processos de subjetivação das mulheres negras brasileiras, a partir das experiências de mães de vítimas de violência armada.
Na cena contemporânea, está ocorrendo a intensificação da psiquiatrização, psicologização, medicalização, patologização e farmacologização das particularidades e singularidades, reduzindo-se a experiência do sofrimento e/ou adoecimento psíquico como um problema individual. Assim, torna-se urgente identificarmos as expressões desse fenômeno na experiência de corpos e subjetividades periféricos e favelados.

Nesse caminho, espera-se proporcionar inquietações e contribuições demonstrando que a aniquilação da população negra atravessa todas as dimensões da vida social, e aqui, destaca-se a saúde mental. Para isso torna-se necessário a ampliação do debate com diferentes saberes possibilitando desvelar as contradições basilares da sociedade brasileira. Portanto, é preciso fortalecer a luta antimanicomial para que seja radicalmente antirracista, decolonial e feminista e, assim, se afirme a liberdade, a emancipação e os direitos humanos.

Educação / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Na Mira do Fuzil

Similares


Resenhas para Na Mira do Fuzil (0)

ver mais
on 10/4/24


Ótimo livro e de muita clareza na leitura, que traz facilmente os conceitos de atenção psicossocial e enfatiza a posição que todo profissional da área da saúde (e toda a população) deve adotar perante a saúde mental de pessoas negras, principalmente mulheres! Em certa parte do livro me remeteu mto a serie da Prime, Amar é Para os Fortes, super recomendo assistir.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Edineia.Werner
cadastrou em:
05/01/2024 18:39:08
Edineia.Werner
editou em:
05/01/2024 18:39:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR