Narrativas inquietas apresenta seis contos e duas peças, inéditas em língua portuguesa, de Joseph Conrad.
Conrad é mais conhecido por seus romances. No coração das trevas, Lord Jim, Nostromo, Sob os olhos do ocidente, O agente secreto figuram entre as obras mais populares da literatura mundial. Porém, ele sempre se dedicou às narrativas curtas, que formam um extraordinário conjunto em sua produção. Os idiotas, aliás, que abre a coletânea, foi o primeiro trabalho completo que escreveu e publicou. Nesses textos, encontramos concentrado tudo aquilo que nas obras mais longas encantaria os leitores: a descrição de lugares longínquos habitados por povos dos quais poucos já ouviram falar, a linguagem refinada, a aventura, os anti-heróis. E com ele, quanto mais longe se vai na selva ou no mar, mais fundo se entra na psique humana.
Que o leitor não se deixe enganar nem pelo colonialismo nem pelo exotismo, pois ao viajar com Joseph Conrad por um império britânico onde o sol jamais se põe, acabará por reconhecer nos seus retratos uma humanidade complexa que faz do Outro um espelho de si mesma.
Narrativas presentes nessa antologia: Os Idiotas, Karain: Reminiscências, O Retorno, Amanhã, Um Anarquista (Um Conto de Desespero), Il Conde (Uma Narrativa Patética), A Estalagem das Duas Bruxas – Um Achado, Duas Peças.
Contos / Drama / Ficção / Literatura Estrangeira