Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba
Njinga a Mbande (1581 - 1663), rainha do Ndongo e do Matamba, marcou a história de Angola do século XVII. Os projectos mercantis europeus, em particular de desenvolvimento do tráfico de escravos na costa da África austral, alteram a paisagem política, social e cultural do reino do Ndongo e de toda a região. Foi neste contexto que Njinga a Mbande cresceu e se impõe como um notável exemplo de governo feminino.
Mulheres na história de África
A série UNESCO Mulheres na história de África tem o objectivo de revelar uma selecção de figuras femininas da História de África. Através de uma selecção de 20 personagens, dá testemunho de que, em todos os tempos, as mulheres estiveram presentes na história de África, em domínios tão diversos como a política (Gisele Rabesahala), a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a proteção ambiental (Wangari Maathai).
Esta lista de 20 mulheres não é por certo exaustiva e representa apenas uma ínfima parte do contributo das mulheres africanas, sejam elas conhecidas ou anónimas, para a história do seu país, de África e de toda a Humanidade.
Para obter mais recursos, visite o site www.unesco.org/womeninafrica
O projecto UNESCO Mulheres na história de África recebeu o apoio financeiro da República da Bulgária.
Biografia, Autobiografia, Memórias / Didáticos / Técnico / História / História Geral / Não-ficção