No volume conclusivo do romance, Shin'ichi Yamamoto tece suas reflexões no posfácio, apresentando episódios determinantes para o avanço da Soka Gakkai no Japão e no mundo, e lega aos discípulos o propósito de conduzir a humanidade em direção à paz.
"Os protagonistas da construção da sociedade, da nação e do mundo são os próprios seres humanos. O ódio ou a confiança, o desprezo ou o respeito, a guerra ou a paz são todos produtos da determinação em um único momento do ser humano. Portanto, não é possível conquistar a felicidade pessoal, nem a prosperidade da sociedade, nem a paz perene do mundo sem a realização da revolução humana. Sem esse ponto essencial, todo o esforço empreendido resultará em castelo de areia. Certamente, a filosofia da 'revolução humana' embasada no budismo será o novo guia da humanidade que já iniciou o terceiro milênio. (...)
Enquanto houver infortúnios e tristezas no mundo, devemos desenvolver ainda com mais bravura e brilhantismo a magnífica ilustração da vitória do ser humano chamada kosen-rufu.
Isso quer dizer que nossa jornada de mestre e discípulo do juramento seigan prosseguirá."
Filosofia / Literatura Estrangeira / Religião e Espiritualidade / Romance