Novelas exemplares

Novelas exemplares Miguel de Cervantes


Compartilhe


Novelas exemplares





Neste clássico da literatura mundial, Miguel de Cervantes mescla temas, vozes e gêneros — assim como fez em Dom Quixote — e presenteia o leitor com doze novelas, que maravilham pela sátira, reflexão e engenhosidade narrativa.

Entre a publicação do primeiro e do segundo volume de Dom Quixote, Miguel de Cervantes lançou, em 1613, as doze novelas aqui agrupadas, valendo-se dos recursos já conhecidos de sua produção literária, como a mistura de gêneros (novela sentimental, pastoril, mourisca, picaresca) e o humor único característico de sua escrita, produzindo histórias que divertem tanto o leitor comum quanto aquele mais sagaz.

Abordando diferentes temáticas, o autor dá voz a figuras à margem da sociedade envolvidas em aventuras picarescas, como os lendários trapaceiros Rinconete e Cortadillo, que se filiam a uma trupe de ladrões, ou as personagens femininas que, apesar de reféns da condição social na qual estão inseridas, tentam lutar por sua honra e fazer valer suas vontades. Por fim, a esses episódios junta-se o curioso diálogo entre dois cães que conversam com muita graça enquanto explicitam uma visão crítica da sociedade naquele período.

O resultado é um clássico que alia sátira, peripécias desvairadas, reflexão e inovação literária. As Novelas exemplares são uma excelente porta de entrada para o universo cervantino, que ocupa espaço central na literatura e segue inigualável.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (12)

ver mais
Novelas exemplares
Novelas Exemplares
Novelas Ejemplares
The Exemplary Novels

Similares

(66) ver mais
Dom Quixote de La Mancha
Os Miseráveis
Ressurreição
David Copperfield

Resenhas para Novelas exemplares (49)

ver mais
Lançamento Aguardado

A Respeito Da Edição: Em 1970, a Editora Abril publicou Novelas Exemplares, de Cervantes. Era o quarto volume da coleção "Os Imortais da Literatura Universal" e essa escolha surpreendeu os leitores, pois se esperava o óbvio: Dom Quixote de La Mancha. O livro, uma reedição da Editora Boa Leitura lançada em 1963, vendeu milhares de cópias por assinatura e nas bancas de jornais a despeito de sérios problemas. Sem a introdução do professor Julio Morejón e descartadas as ilustrações Chris... leia mais

Vídeos Novelas exemplares (1)

ver mais
CLÁSSICOS LINDOS DA MARTIN CLARET (EM DETALHES) | Ana Carolina Wagner

CLÁSSICOS LINDOS DA MARTIN CLARET (EM DETALHE


Estatísticas

Desejam172
Trocam14
Avaliações 4.0 / 280
5
ranking 35
35%
4
ranking 39
39%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

39%

61%

priscyla.bellini2023
cadastrou em:
11/05/2024 11:10:03
Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/05/2024 16:38:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR