O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche


Compartilhe


O Anticristo (A Obra-Prima de Cada Autor #50)


Maldição contra o cristianismo




Em 'O anticristo' Nietzsche expõe concretamente a sua descrença no cristianismo e nos ideais da humanidade. Na obra o autor traça uma História do Mundo em que põe em paralelo o papel representado pelos animais e pelos homens na luta pelo poderio dividindo assim a Humanidade em 'fortes' e 'fracos' sendo que a força dos primeiros era um direito e a fraqueza dos últimos um dado imutável.


Ao contrário do que se pensa num primeiro momento, Nietzsche não focou sua crítica em Jesus, mas no cristianismo. Ele faz diversas menções bíblicas e históricas evidenciando a deturpação provocada por Paulo de Tarso e, mais tarde, pelo catolicismo. Não obstante, critica também Lutero, sobre o qual afirma ter perdido a grande oportunidade de evitar a decadência alemã.



Sobre o budismo, ele afirma ser a religião do nada, na figura de Buda, o que se abdicou de tudo o que era humano. Contudo, ele predica que o budismo é ruim, mas salienta que o cristianismo é um mal ainda pior, pois tenta elevar os chandala (termo hinduísta para designar a pária, casta inferior).



É notável, entretanto a comparação que faz entre os livros sagrados cristãos, e o Código de Manu, de origem brâmane. Considerando, a segunda, demasiado superior e que: "esta sim pode ser considerada uma filosofia" (sic.).



Dentre as outras citações que faz em seu livro destacamos, positivamente para Fiódor Dostoiévski e Goethe e depreciativamente para Kant e os já aponta.



Ele afirma em seu prólogo:



"Este livro é para os espíritos livres, pois só estes o compreenderão"

Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Religião e Espiritualidade

Edições (30)

ver mais
O Anticristo
O anticristo
O anticristo
O Anticristo

Similares

(16) ver mais
O Existêncialismo é um Humanismo
Cândido ou o Otimismo
Manifesto do Partido Comunista
A Política

Resenhas para O Anticristo (374)

ver mais
Manual do ateísmo
on 4/8/10


Para começar, eu já era ateu antes de ler este livro. Porém, vivia ainda imerso em verdades pré-estabelecidas, e Nietzsche é um mestre em cutucar estas verdades. Em cada um de seus livros que li, Nietzsche reclama justamente sobre os assuntos mais banais e cotidianos, o que me fez levar estes questionamentos à minha própria vida. Este livro vem questionar justamente a maior verdade universal que permeia a minha vida de brasileiro: Jesus, o homem bom. Embora não acreditasse em Deus, con... leia mais

Vídeos O Anticristo (1)

ver mais
#curiosidadesliterarias ? O Anticristo ? Nietzsche (parte 1)

#curiosidadesliterarias ? O Anticristo ? Niet


Estatísticas

Desejam642
Trocam103
Avaliações 4.0 / 6.397
5
ranking 41
41%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

51%

49%

Fabrício
cadastrou em:
03/02/2009 13:44:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR