O Arrebatamento de Lacan

O Arrebatamento de Lacan Érik Porge


Compartilhe


O Arrebatamento de Lacan


Marguerite Duras ao pé da Letra




Aquele que ousar ler uma das obras de Marguerite Duras não sairá impune dessa experiência. Lacan foi tomado pelo O arrebatamento de Lol V. Stein. Depois de seu encontro com essa leitura, teve que produzir um texto, daí a escrita de sua Homenagem.
Porge mergulha na análise do texto lacaniano, discorrendo sobre as relações que se dão a três nesse livro de Duras: Lol, Michael Richardson e Anne-Marie Stretter; Lol, Jacques Hold e Tatiana Karl. Mas como mergulhador, Porge vai além e é capaz de notar o que está ainda mais submerso: a relação a três que se forma entre O arrebatamento de Lol V. Stein, Duras e Lacan. E o autor localiza esses ternários na topologia borromeana.
Qual o lugar do olhar nessas relações? Quem é arrebatado? De onde é possível olhar, ser olhado e perceber-se olhado? Quais as consequências disso para o sujeito? Quais as possibilidades do amor nas relações? Porge, ao formular e desenvolver essas questões, põe em ato a sua frase: “O lugar da escrita deve ser contado como um a mais.”

SOBRE O AUTOR
Érik Porge exerce a psicanálise em Paris. É membro da Associação de Psicanálise Encore e diretor da revista Essaim. Foi membro da Escola Freudiana de Paris até sua dissolução e trabalhou como psiquiatra responsável por um centro médico-psicológico (CMP) para crianças e adolescentes. Tem vários livros publicados e traduzidos para diversos idiomas, entre eles: Jacques Lacan, une psychanalyste, Les noms du père chez Jacques Lacan, Voix de l’echo, Lettres du symptôme, Des fondements de la clinique psychanalytique, Transmettre la clinique psychanalytique.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Arrebatamento de Lacan

Similares

(5) ver mais
Le ravissement de Lol V. Stein
O deslumbramento
Ravishing of Lol Stein
Outros Escritos

Resenhas para O Arrebatamento de Lacan (0)

ver mais
Hermético mas ajuda
on 28/12/22


Hermético. Mas após lidas e relidas minuciosas (apesar da topologia ainda ser longe de minha alcada) pude, a partir deste livre, compreender o breve ensaio de Lacan sobre a Lol de Duras.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
23/06/2019 23:51:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR