Segundo título da Coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-americano, editada pela Insular, "O Capitalismo Dependente Latino-americano" (primeira publicação no Chile em 1972)é um livro que faltava na formação dos jovens cientistas sociais brasileiros, embora tenha sido sempre obra de consulta obrigatória nos demais países latino-americanos. A leitura atenta mostrará que ainda mantém inegável atualidade, especialmente quando observamos que a sociologia no Brasil revela seus limites acadêmicos intransponíveis diante das novas exigências sociais emanadas da crise global do capitalismo inaugurada no início deste século e dos efeitos que tal crise produz em nosso continente.
A brasileira Vânia Bambirra elabora com maestria a aguda reflexão sobre dependência e o subdesenvolvimento, os efeitos da ação dos monopólios na América Latina, as contradições e antagonismos inerentes ao capitalismo dependente para os quais somente existirá alternativa consistente numa estratégia fundada na transição ao socialismo.
O rigor teórico-analítico aqui desenvolvido mostra o grau da maturidade que as ciências sociais conquistaram no passado recente na América Latina quando ainda não se limitavam à mera reprodução das modas importadas dos países metropolitanos. Também revela a necessária e íntima conexão entre a atuação militante e o rigor analítico da pesquisa sociológica. Neste sentido, este clássico estudo sobre a realidade latino-americana aponta o espaço que a "sociologia de mangas arregaçadas" pode reconquistar diante da "sociologia enlatada" que atualmente é dominante na universidade brasileira.
Economia, Finanças