O cavaleiro de Maison Rouge (2 vols.) '-' Le Chevalier de Maison-Rouge foi escrito entre 1845 e 1846 por Alexandre Dumas, père. Está relacionado a uma série conhecida como romances de Maria Antonieta, embora tecnicamente não faça parte dessa série, pois os personagens de Giuseppe 'Joseph' Balsamo (também conhecido como Conde de Cagliostro) e o Doutor Gilbert não aparecem na história — muitos dos protagonistas da série já morreram ou morrerão no início do romance (...) em Paris durante o Reinado do Terror, após a morte de Luís XVI, o romance segue as aventuras de um jovem corajoso chamado Maurice Lindey, que involuntariamente se envolve em um complô monarquista para resgatar Maria Antonieta da prisão. Maurice é dedicado à causa republicana, mas sua paixão por uma bela jovem o leva a serviço do misterioso Cavaleiro de Maison-Rouge, o cérebro por trás da trama. . .
'(...) Paris, 1793, 9 terror jacobino. A guilhotina, que já ceifou a cabeça do rei, cobiça a da rainha. Para salvar Maria Antonieta, o cavaleiro de Maison-Rouge e um punhado de realistas dedicados ensaiam os estratagemas mais audaciosos, os golpes mais desesperados. Mas a revolução não se alimenta só dos seus inimigos. Na sua marcha, tritura também alguns dos seus melhores servidores. É a máquina do Sr. Guillotin vai selar o amor e a amizade que unem Geneviève, a realista, e Maurice e Lorin, os revolucionários. Como bom pintos, Alexandre Dumas não descreve o que vê, mas o que sente. E como é rica em cores a sua paleta!"
====
https://en.wikipedia.org/wiki/Le_Chevalier_de_Maison-Rouge
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Balsamo
https://showlivros.wordpress.com/coleccoes/literatura/bolso-europa-america/
Aventura / Ficção / História / Romance / Comunicação / Crônicas / Drama / Entretenimento / História Geral / Literatura Estrangeira / Política / Suspense e Mistério