O dia de um oprítchnik

O dia de um oprítchnik Vladímir Sorókin


Compartilhe


O dia de um oprítchnik





Bebendo tanto nas vanguardas literárias como na cultura pop contemporânea, o russo Vladímir Sorókin é um dos escritores mais originais da atualidade. Após ter seus livros incendiados em praça pública, em Moscou, por partidários do governo, ele publicou em 2006 o romance O dia de um oprítchnik, uma espécie de Um dia na vida de Ivan Deníssovitch às avessas, pois, ao contrário de Soljenítsin, Sorókin conta sua história do ponto de vista do carrasco.

Neste livro passamos um dia em companhia de Andrei Komiága, membro graduado da Oprítchnina — a violenta guarda de elite do tsar Ivã, o Terrível —, recriada por Sorókin no ano de 2027, em uma Rússia ao mesmo tempo soviética, medieval e futurista. Em meio a execuções sumárias, negociações de suborno e orgias regadas a drogas, narradas em primeira pessoa pelo miliciano, vamos conhecendo as particularidades dessa realidade distópica, estranhamente parecida com a realidade atual, que inclui a construção de uma gigantesca muralha isolando o país da Europa (porém mantendo o fornecimento de gás), a dependência crescente da tecnologia chinesa e a vigilância constante e intimidadora de um líder autocrata, cruel e moralista. Com verve excepcional e uma imaginação sem limites, Sorókin construiu uma narrativa ágil e enxuta, na qual cada detalhe vale por um verdadeiro mergulho na cultura russa.

Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira / Fantasia / Ficção científica

Edições (3)

ver mais
O dia de um oprítchnik
Day of the Oprichnik
Day of the Oprichnik

Similares

(6) ver mais
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch
The Suitcase
Dostoiévski-trip
A mala

Resenhas para O dia de um oprítchnik (6)

ver mais
on 6/8/23


Acompanhar um dia de um oprítchnik é incômodo e perturbador. Nessa distopia o autor explora como seria uma Russia não tão distante que mistura o futuro e o passado. O perturbador na leitura está na escrita e nas situações grotescas narrada pelo personagem, mas também ao perceber as aproximações com a contemporaneidade. Para quem gosta de distopias e leituras incomodas é um ótimo livro, mas não é o tipo de leitura que eu gosto.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 24
5
ranking 21
21%
4
ranking 58
58%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Diego
cadastrou em:
24/06/2022 12:40:33
Perigor
editou em:
19/07/2023 20:35:06